Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Patente aponta que controle do PlayStation 5 poderá ter uma tela touch embutida

Por| 12 de Novembro de 2018 às 18h15

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

De acordo com uma atualização de patente arquivada em 2017 e que foi tornada pública apenas nos últimos dias, a Sony pode estar planejando construir um controle de PlayStation equipado com uma tela touch.

Os novos termos foram enviados ao Escritório de Registro de Patentes dos Estados Unidos em outubro do ano passado, e atualizam a patente já existente do controle dualshock do PlayStation 4 com um texto que indica que o aparelho também pode possuir uma tela touch embutida.

Atualmente, o controle dualshock 4, do PlayStation 4, possui um botão central que funciona como um touchpad, e permite cliques e a navegação de cursores através dele, além de permitir o acesso a informações sobre o jogo, como estatísticas e recordes.

Não se sabe ainda se o controle do PlayStation 5 - que segundo informações do próprio CEO da Sony deverá ser lançado entre 2020 e 2021 - realmente terá um controle um tela touch embutida, pois uma patente serve apenas para indicar quais os possíveis rumos que uma empresa pode tomar com uma tecnologia, e não o que ela realmente planeja com fazer com ela. Na maioria das vezes, as empresas utilizam patentes apenas como uma forma de proteger suas ideias, e a maioria delas nunca chega a sair do papel.

Continua após a publicidade

Mas é um exercício interessante pensar em como uma tela dessas poderia ser usada no controle do videogame. Considerando que as medidas do dualshock não serão muito modificadas (elas pouco mudaram desde o primeiro, lançado para o PlayStation original), isso faria com que o suposto controle do PlayStation 5 estivesse mais próximo dos de consoles como o Dreamcast ou o Wii U (uma tela touch que serviria como uma “segunda tela” para o jogo, mostrando informações como inventário, mapas e estatísticas — talvez até mesmo oferecendo uma forma mais simples de acessar mensagens, listas de amigos e outras opções do console sem precisar sair do jogo) do que de lançar um console híbrido, como é o caso do Switch.

Em todo caso, a informação que temos até agora serve apenas mesmo para especulação, e não é possível tirar nenhuma conclusão concreta dela. Mas, com a proximidade do lançamento do PlayStation 5, é possível que em 2019 já teremos detalhes mais concretos sobre quais serão as reais mudanças no novo modelo do dualshock.

Fonte: Tech Crunch