Publicidade

Para Phil Spencer, Steam Machine é só mais uma tela para o Game Pass

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, parabenizou a Valve pelo anúncio do Steam Machine na quarta-feira (12). O executivo do Xbox afirmou ver um avanço com a chegada de mais plataformas ao mercado e destacou os valores praticados por sua divisão "desde o início".

É inegável que a Microsoft mudou radicalmente sua estratégia de negócios em jogos na geração do Xbox Series, impulsionada pelo Game Pass. Indo além da exclusividade e do hardware, o Xbox vem atuando sob a ótica "Isso é um Xbox" , buscando levar seu ecossistema e serviços para todos os lugares: PC, celulares, VR e até mesmo outros consoles, como Nintendo Switch e PlayStation 5.

"Os jogos avançam quando jogadores e desenvolvedores têm mais maneiras de jogar e criar, especialmente em plataformas abertas", afirmou Spencer ao comentar o anúncio do Steam Machine no X (antigo Twitter). "Expandir o acesso entre PC, consoles e dispositivos portáteis reflete um futuro construído com base na escolha — valores fundamentais que guiaram a visão do Xbox desde o início."

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O executivo deu a entender que o dispositivo da Valve é mais uma opção para que os jogadores acessem os serviços e títulos do Xbox. "Como uma das maiores publicadoras no Steam, recebemos bem novas opções para que os jogadores acessem games em qualquer lugar. Parabéns pelo anúncio de hoje."

Steam Machine irá substituir o próximo Xbox?

Muito se especula sobre a possibilidade da próxima geração do Xbox se aproximar mais de um PC do que de um console tradicional — o que enquadramos na categoria de PC híbrido —, tendência apontada pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Com o Steam Machine, a Valve pode criar uma pressão nesse segmento ainda pouco explorado, oferecendo todas as funcionalidades de sua plataforma já consolidada.

Estamos falando de uma máquina que executa o Steam e, por consequência, roda todos os jogos do Xbox e vários títulos do PlayStation. Esse cenário pode culminar em uma verdadeira rivalidade, principalmente se levarmos em conta que os PCs estão se tornando mais populares entre os jogadores. Isso se deve a fatores que pesam nos consoles, como multiplayer online pago, preços de jogos mais elevados e o próprio hardware, que encarece a cada dia.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: PC gamer ou console? Afinal, existe um melhor?