Para cortar custos, PS6 pode repetir estratégia do leitor de disco destacável
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Sony planeja lançar o PlayStation 6 com um leitor de disco destacável. É o que aponta o vazamento mais recente, divulgado nesta segunda-feira (8). Assim, podem ter duas versões disponíveis quando ele chegar às lojas: a padrão, com o acessório incluso; e a digital, que permitirá fazer o upgrade posterior.
- 8 erros que a Sony não pode cometer no PlayStation 6
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
Segundo o Insider Gaming, a informação foi obtida com fontes que trabalham diretamente com a produção do console — que decidiram não se identificar. A ideia da Sony é reduzir os custos de manufatura e envio durante o cenário da economia e geopolítica atuais (com as tarifas, por exemplo).
O leitor de disco destacável surgiu na versão “Slim” do PlayStation 5, com o mesmo objetivo de ter menos gastos com produção e entrega dos produtos. De acordo com uma das fontes, a ideia foi um sucesso e atingiu todos os objetivos internos, algo que agora querem replicar no PS6.
Os rumores apontam que o PlayStation 6 terá um design mais simples do que o videogame da geração atual. Ele pode vir ao mercado menor e mais leve, de forma que facilite os envios e a sua eficiência — no entanto, é importante notar que nenhuma destas informações foram confirmadas pela companhia japonesa.
PlayStation 6 pode ser apenas digital
É importante notar que a Sony pode seguir o caminho inverso, lançado apenas um modelo de PlayStation 6 (só digital) e obrigar os consumidores que querem ter o leitor de disco a comprá-lo separadamente. A companhia, assim como outras, não é famosa por práticas pró-consumidor.
Lembre-se que um novo modelo de PS5 Slim chegará às lojas, com apenas 825 GB de SSD ao invés dos modelos padrão de 1 TB. Ou seja, a economia de recursos (e gastos posteriores do público) está em um alto patamar dentro de suas prioridades.
Tanto a Sony quanto a Microsoft já declararam que os discos físicos continuam importantes no mercado, já que o PlayStation 6 e o Xbox Magnus terão opções para atender esta demanda. Porém, conforme reduzem as vendas deste formato, é possível que ganhe menos atenção nos futuros hardwares.
Leia também no Canaltech:
- Xbox Magnus pode custar o dobro do PlayStation 6
- PlayStation 6 e Xbox Magnus buscam aprimorar o ray tracing
- PlayStation 6 pode ter 24 GB de RAM para lidar melhor com IA e ray tracing
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Fonte: Insider Gaming