O Dead Space 2 de Schrödinger: afinal, o jogo foi cancelado ou não?
Por Durval Ramos |
O futuro sobre o remake de um dos jogos de terror modernos mais aclamados da última década tornou-se alvo de muita especulação. Uma nova versão de Dead Space 2 vem sendo comentada desde que o game original foi refeito, em 2023. No entanto, ele voltou à pauta após novos rumores sobre um possível cancelamento surgir, o que foi desmentido e reconfirmado horas depois. Mas afinal, o que está acontecendo?
Para entender toda a situação desse Dead Space 2 de Schrödinger, em que o game existe e não existe ao mesmo tempo, é preciso dar um passo para trás e entender como os primeiros rumores surgiram. E, como não poderia deixar de ser, o centro de toda a discussão seria a Electronic Arts.
Em seu podcast Game Mass Mornings, o jornalista Jeff Grubb disse ter conversado com algumas pessoas que trabalharam no remake do primeiro Dead Space, lançado para a atual geração no ano passado, e elas afirmaram que o desenvolvimento de uma sequência chegou a entrar em uma fase de pré-produção, mas que acabou sendo suspenso ou mesmo cancelado.
Como dito, Dead Space 2 é um dos jogos de terror mais elogiados da última década e, por isso mesmo, havia muita expectativa sobre um remake desse clássico moderno. Contudo, pelo que foi apresentado por Grubb e suas fontes, a Electronic Arts teria decidido engavetar o projeto por causa das baixas vendas do jogo de 2023.
Embora a nova versão de Dead Space tenha sido muito bem recebida pela crítica, com uma média variando entre 87 e 89 no site Metacritic, o resultado financeiro teria ficado abaixo do esperado. Por isso, a empresa optou por realocar suas equipes para outros projetos, como o próximo título da franquia Battlefield e no jogo do Homem de Ferro anunciado em 2022.
Comunicado da EA confunde ainda mais
Só que não demorou muito para que a EA decidisse quebrar seus próprios protocolos e emitisse uma nota desmentindo o boato. No texto, a empresa afirmava que não costuma comentar rumores sobre seus jogos e projetos, mas que não havia verdade nessa história.
O comunicado é bem sucinto e, por isso mesmo, ambíguo. Por um lado, é possível entender que o suposto cancelamento da sequência não é verdade e que, assim, Dead Space 2 não teria sido cancelado e ainda estaria nos planos da empresa. Só que também é possível interpretar a nota de um modo um pouco mais radical, com a EA negando a intenção de uma sequência.
Oficialmente, o jogo nunca foi anunciado. Havia uma certa especulação justamente pelo apreço que os fãs têm com o segundo capítulo da série e por este ser o caminho óbvio depois da ótima recepção do Dead Space de 2023. Por isso mesmo é que a nota é tão dúbia.
Em relação à possível decepção da EA com os números de vendas do game no ano passado, a empresa não trouxe números que confirmassem ou negassem os rumores. Contudo, fontes falaram ao site IGN que o título teve um bom desempenho comercial.
A única coisa que a produtora confirmou é que realmente parte da equipe que trabalhou em Dead Space vai mesmo ajudar em Battlefield. Na última terça-feira (09), foi anunciado que uma equipa comandada por Roman Campos-Oriola e Phillipe Ducharme iriam apoiar a produção do shooter tanto na parte single-player quanto no multiplayer.
Dead Space 2 morreu de novo
Quando tudo parecia pacificado na confusão, uma nova informação vem para bagunçar tudo mais uma vez. O jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, decidiu consultar suas fontes e confirmou que o remake de Dead Space 2 foi mesmo cancelado.
Famoso por suas coberturas antecipadas e por obter muitas informações em primeira mão, Schreier ratificou as informações iniciais trazidas por Jeff Grubb — ou seja, o remake foi mesmo abandonado e sua equipe realocada para trabalhar em Battlefield e Homem de Ferro.
Segundo ele, uma pequena equipe da EA Motive, responsável por essa retomada de Dead Space, começou a trabalhar em ideias para um remake do segundo jogo logo após o lançamento do primeiro game, em janeiro de 2023. O problema é que a empresa nunca deu o sinal verde oficial para o projeto.
Morreu quem nunca esteve vivo
É aí que as informações começam a se encontrar. Juntando todas as versões, parece claro que há uma disputa de versões com base em tecnicalidades para dizer a mesma coisa: Dead Space 2 não vai acontecer.
Com base no que as fontes ouvidas por Jason Schreier apontam, houve um movimento interno dos desenvolvedores de Dead Space de esboçarem ideias para o remake da sequência, mas sem que o projeto tenha sido oficializado ou entrado nos planos da EA. Assim, diante desse aparente descontentamento com as vendas, a ideia de uma continuação nunca esteve nos planos da empresa — apenas na vontade da equipe.
Por isso, faz sentido a Electronic Arts dizer que as informações não são verdadeiras. Afinal, ela não pode ter cancelado um jogo que ela não estava produzindo de fato.
Isso não muda o fato de que a desejada nova versão de Dead Space 2 não vai acontecer, apesar da vontade dos fãs e da própria equipe envolvida no jogo anterior.