Publicidade

Novo PSSR do PS5 Pro terá recursos do AMD FSR 4 e chega em 2026

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
PlayStation 5 Pro

A Sony e a AMD vão aprimorar o PSSR do PS5 Pro incluindo as melhorias da tecnologia de upscaling FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4). O arquiteto do console, Mark Cerny, afirmou para o Digital Foundry que a introdução do recurso é um dos principais pilares da colaboração “Ametista” entre as duas companhias. 

De acordo com Cerny, a rede neural e metodologia de treinamento do FSR 4 oferecem uma abordagem mais avançada nos jogos, o que supera até mesmo a tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Eles visam sua utilização em jogos que serão lançados de 2026 em diante, trabalhando na adaptação do recurso para a arquitetura do videogame. 

Internamente, essa novidade é vista como uma atualização do PSSR, ou até mesmo um "PSSR 2". A intenção é utilizar o conhecimento da AMD para oferecer aprimorar ainda mais o desempenho visual do PS5 Pro, com mais estabilidade e um salto de performance nos seus futuros títulos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ainda não foi divulgado quais serão compatíveis com a tecnologia, porém novas informações devem ser divulgadas nos próximos anúncios da fabricante.

Cerny afirma estar confiante na capacidade de machine learning do PS5 Pro, reforçando que seu ápice de desempenho é de 300 8-bit TOPS — que se alinham às GPUs mais recentes da AMD no mercado.

Além do machine learning, o console também se destaca pelo seu suporte ao ray tracing. Durante a revelação das GPUs com RDNA 4, a AMD apresentou uma demonstração com FSR 4 que trazia o path tracing e renderização neural — algo que possivelmente será adotado para o console mais poderoso da Sony.

FSR 4 com PS5 Pro

A AMD revelou o FSR 4 durante a CES 2025, ao lado das placas de vídeo Radeon RX 9070 e RX 9070 XT — ambas construídas na arquitetura RDNA 4. A proposta é disputar espaço com a tecnologia DLSS da NVIDIA, trazendo machine learning baseado em hardware para otimizar desempenho e claridade visual.

Como será a integração do PSSR com o FSR 4 ainda segue incerto, mas isso pode dar um impulso ainda maior para o PS5 Pro — tanto nos gráficos de seus jogos quanto no volume de vendas, que segue abaixo do esperado pela Sony. Levando em consideração que o veremos em 2026, isso deve ser implementado em títulos como GTA 6 e Intergalactic: The Heretic Prophet