Novo PlayStation portátil pode ser mais potente que o PS5
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Novos rumores sobre um possível retorno da Sony ao mercado de portáteis vêm se intensificando nos últimos meses. Desta vez, o curador de notícias e rumores Zuby_Tech publicou uma imagem com uma suposta tabela de especificações do próximo PlayStation Portal no último domingo (8). De acordo com o boato, o portátil da Sony pode ser um verdadeiro monstro com um processador fabricado com litografia de 3 nm baseado na arquitetura Zen 6 da AMD.
O suposto hardware contará com seis núcleos divididos de forma estratégica, com foco num consumo de energia equilibrado. Quatro núcleos de alto desempenho serão dedicados à execução de jogos, enquanto os outros dois Zen 6 LP (Low Power) ficarão a serviço do sistema operacional.
Quanto à GPU, o PlayStation portátil contará com uma AMD Radeon Custom RDNA 5 com 16 Unidades Computacionais e deve operar entre 1,6 GHz e 2 GHz. As especificações também indicam que o componente contará com aceleração de ray tracing por hardware.
A memória RAM do portátil pode superar até mesmo a do PlayStation 5, graças à menção de uma memória unificada de 24 GB LPDDR5X e velocidade de 7.500 MT/s. Este tipo de poderio não é visto com muita frequência no setor de hardware de jogos portáteis, o que tornaria o projeto um marco para o segmento. Além de tudo, Zuby_Tech indica que o aparelho terá suporte a tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que permitirá upscaling baseado em IA.
Em resposta aos comentários, o usuário afirmou ainda que o PlayStation portátil será totalmente digital, ou seja, nada de cartuchos ou mídias como UMDs. Em outro comentário, Zuby_Tech discorda de um usuário que apontou que a decisão atrapalharia a performance do hardware no Japão por não contar com mídia física.
Rumores sobre o PlayStation portátil são reais?
Assim como todo rumor, a tabela de especificações do Zuby_Tech não se trata de material oficial e, portanto, não deve ser levado como real. Apesar de ter se envolvido com outros boatos que vieram a se tornar reais, o usuário é bem criticado em comunidades de vazadores e insiders, como é o caso do subreddit r/GamingLeaksandRumours, por click-bait e outros problemas relacionados a qualidade de suas informações.
Embora as informações sobre o PlayStation portátil possam ser questionáveis, o insider KeplerL2, conhecido por informações e rumores sobre a próxima geração de consoles, indicou que o portátil contaria com 24 GB de memória RAM, assim como consta no boato de Zuby_Tech.
Leia também no Canaltech:
- PS6 portátil vem aí: manual da Sony vazado entrega existência do console
- A tela que todos queriam: vazamento aponta novo PS Portal OLED para 2026
- Modder cria PS4 portátil com tela OLED e suporte a 1080p; veja detalhes
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? Uma visão sobre os portáteis