Publicidade

Nova plataforma de jogos na nuvem promete rodar games em qualquer smartphone

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Junho de 2021 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/now.gg
Reprodução/now.gg

Um novo serviço de jogos na nuvem promete ser a solução para quem não aguenta mais ver seu smartphone travar na hora de rodar um game. A now.gg é uma plataforma mobile lançada nesta sexta-feira (04) que promete facilitar a vida tanto de jogadores quanto de desenvolvedores, resolvendo o gargalo de hardware e tornando esses lançamentos muito mais acessíveis.

Neste primeiro momento, o lançamento é mais destinado aos estúdios para demonstrar a tecnologia e as vantagens da plataforma. Entre as empresas que já adotaram o now.gg estão a Perfect World, Lilith Games e a PerBlue. Já para o usuário final, a expectativa é que o lançamento ocorra ainda neste ano, mas ainda sem uma data definida para isso.

Continua após a publicidade

A lógica por trás da novidade é a mesma de outros serviços de jogos na nuvem, como o próprio xCloud da Microsoft, ou seja: permitir que você acesse uma biblioteca online de games e rode-os sem qualquer tipo de instalação em seu dispositivo, independentemente do sistema utilizado. Além da economia de tempo e espaço que isso oferece, também acaba com as limitações técnicas, o que significa que é possível rodar um jogo pesado em um celular intermediário ou mesmo de entrada, por exemplo.

A grande diferença da now.gg, contudo, é que ela é totalmente dedicada a jogos mobile e conta com uma tecnologia que, de acordo com a empresa, otimiza o desempenho de custo da nuvem e faz com que esses jogos funcionem sem grandes complicações nos mais diferentes tipos de smartphones e conexões. Para isso, o serviço se adapta às características do endpoint, largura de banda e restrições de latência — tudo para que a comunicação entre o jogador e a nuvem seja a mais rápida possível.

“A nuvem móvel democratiza o acesso a jogos mobile, removendo todos os atritos e requisitos de um dispositivo para se rodar um novo jogo”, explica o CEO da empresa, Rosen Sharma. “Isso desencadeia uma nova era de possibilidades sem precedentes para os desenvolvedores de jogos atingirem o próximo bilhão de jogadores mobile. A próxima geração de jogos para celular está aqui.”

Continua após a publicidade

Isso é possível graças ao chamado nowCloud OS, uma tecnologia própria da now.gg que permite que os desenvolvedores possam aproveitar ao máximo as características da nuvem em seus games. Com isso, de acordo com Sharma, eles têm um alcance muito maior a um número de jogadores que, em condições normais, não conseguiriam rodar esses jogos. Na prática, isso significa simplificar a hospedagem dos games e os métodos de pagamento para quem joga.

Já para os jogadores, a now.gg promete dar mais acessibilidade. E não apenas porque qualquer celular poderá rodar um jogo, mas também porque o nowCloud OS também facilita o compartilhamento desse game, permitindo que ele seja compartilhado tanto em redes sociais quanto em aplicativos como Discord e Snapchat.