Nintendo e NVIDIA fazem parceria para rodar jogos do Wii e GameCube no Shield

Por Redação | 05 de Dezembro de 2017 às 10h33
TUDO SOBRE

Nvidia

Uma parceria, no mínimo, inusitada foi anunciada nesta terça-feira (05). A Nintendo revelou que está se aliando à NVIDIA para permitir que títulos das bibliotecas do Wii e GameCube rodem no Shield. New Super Mario Bros. Wii, Punch-Out, The Legend of Zelda: Twilight Princess e Super Mario Galaxy fazem parte da leva inicial, com os três primeiros já disponíveis para os usuários – exclusivamente na China.

A parceria representa a primeira vez que esses títulos estarão disponíveis fora de consoles com a marca da Nintendo. De acordo com a empresa, todos aparecerão em uma versão remasterizada, com gráficos em resolução 1080p, mas nenhuma adição em relação a seus lançamentos originais.

Da lista, Super Mario Galaxy é o único ainda não disponível, com lançamento previsto para acontecer em breve. Todos custam o equivalente a R$ 35, na moeda local, e podem ser efetivamente baixados para o NVIDIA Shield, o que significa que não se trata de uma liberação apenas periódica. De acordo com as informações oficiais, a versão Wii de Metroid Prime também deve ser lançada no futuro próximo.

De acordo com a NVIDIA, a adaptação dos jogos para o Shield permite que os títulos sejam jogados perfeitamente com o joystick do próprio aparelho. Quem preferir a dinâmica antiga, entretanto, pode usar o controle remoto do dispositivo para emular os movimentos necessários, aproximando ao máximo a experiência da original encontrada no Wii.

A Nintendo deu mais alguns detalhes sobre como o acordo funciona. Ele representa um licenciamento exclusivo para a China, o que significa que, pelo menos em um primeiro momento, os games não serão liberados em outras regiões, permanecendo restritos ao território. A empresa também não disse quando, nem se, essa situação irá mudar.

Também faz parte da parceria uma empresa chamada iQiyi, que pertence à gigante Baidu e opera uma das maiores ferramentas de busca do país, além de uma gigantesca plataforma de jogos online. O envolvimento da companhia na transposição de jogos do Wii e do GameCube para o NVIDIA Shield, entretanto, não foi revelado.

Os boatos sobre uma parceria desse tipo já vinham aparecendo como rumores desde o começo do ano, como mais uma maneira de expandir a biblioteca de clássicos e gerar mais lucro a partir das franquias clássicas da Nintendo. A ideia de lançar títulos exclusivos em plataformas de terceiros, entretanto, soou meio esquisita na época, mas agora provou-se real.

Ainda é, porém, uma notícia estranha, principalmente quando se leva em conta que ainda não é possível jogar games clássicos, como os que chegam agora ao NVIDIA Shield, no Switch, o atual console da Nintendo. A companhia já disse que o Virtual Console, marketplace que dá acesso aos títulos antigos, chegará ao videogame, mas não disse quando isso vai acontecer.

Não dá para enxergar uma relação entre as duas coisas, mas, como sempre, é bom ver clássicos sendo mantidos vivos, principalmente nesse caso, com alguns títulos que saíram para o Wii e não receberam relançamento desde então. Resta aguardar e torcer para que a Nintendo goste da proposta e a carregue consigo para outros territórios.

Fonte: Comic Book

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.