Publicidade

"Ninguém me contou": Kojima descobre que Konami barrou seu jogo de Matrix

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Warner Bros.
Divulgação/Warner Bros.
Hideo Kojima

O ex-executivo da Konami, Christopher Bergstresser, afirmou nesta semana que as Irmãs Wachowski queriam que Hideo Kojima trabalhasse em uma adaptação de Matrix para os videogames. Porém, a Konami recusou a proposta.

Ao Time Extension, o antigo vice-presidente sênior de planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios revela que o episódio ocorreu em agosto de 1999. As cineastas eram fãs dos jogos do diretor e fizeram a proposta ao ex-CEO da companhia, Kazumi Kitaue, que a negou prontamente.

“As duas vieram com seu artista conceitual e disseram para Kojima ‘Nós queremos que você faça um jogo de Matrix. Você poderia?’. Porém, o tradutor falou diretamente para o Sr. Kitaue, que apenas olhou para elas e disse ‘não’”, revelou Bergstresser.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o ex-executivo, a visita das duas ao Japão tinha 2 objetivos: a estreia do 1º filme nos cinemas nipônicos e se encontrarem com Hideo Kojima — já que eram fãs de seu trabalho. 

Hideo Kojima não sabia sobre o convite

Nas redes sociais, o diretor de Metal Gear Solid e Death Stranding se mostrou surpreso e revelou uma versão diferente dos fatos. De acordo com ele, a reunião com o presidente da Konami ocorreu antes dele encontrá-las e este convite não foi mencionado em momento algum durante a sua carreira.

Ele afirma que manteve contato com as Irmãs Wachowski nas últimas décadas, pessoalmente e por e-mails, mas nem elas comentaram sobre o pedido. 

“Fiquei surpreso de ver nas redes sociais que elas me ‘ofereceram um projeto para um jogo de Matrix’ em 1999. Em todos estes 26 anos, ninguém mencionou que esta conversa aconteceu. Na época, nós éramos fãs mútuos e trocamos emails”, revelou Kojima.

Apesar da afirmação de Christopher Bergstresser, Kojima revela que sequer estava presente na mesma reunião com o ex-CEO da Konami, Kazumi Kitaue. 

“Quando eu cheguei no escritório, o encontro delas com o Sr. Kitaue já tinha encerrado. Eu me reuni logo em seguida e conversamos por quase 1 hora sem intérprete (o tradutor sequer estava lá). Eu acho que John Gaeta, o supervisor de efeitos especiais, também estava presente”, revela o diretor.
Continua após a publicidade

Na época, Hideo Kojima trabalhava em Metal Gear Solid 2 — que seria o primeiro título da franquia a chegar ao PlayStation 2. Essa era a grande aposta da Konami para a “próxima geração” e todos estavam focados no projeto.

O diretor aponta que realmente toda a equipe estava repleta de demandas, mas que eles dariam um jeito de fazer tudo dar certo.

“Eu já estava extremamente ocupado com Metal Gear Solid 2 e provavelmente não poderia aceitar a oferta de imediato. Mas se alguém tivesse me contado, mas se alguém tivesse me contado, talvez tivéssemos dado um jeito de fazer a ideia funcionar”, revela Kojima.
Continua após a publicidade

Matrix no mundo dos games

Com o lançamento do filme Matrix em 1999, a proposta das irmãs Wachowski era criar uma verdadeira obra multimídia: com o longa-metragem, jogos, animações e outros conteúdos interligados à trama principal.

Nos videogames, dois títulos se destacaram desde o pontapé inicial da franquia. Enter the Matrix (2003) era uma história complementar, com os personagens Niobe e Ghost como protagonistas; enquanto Matrix Online (2005) foi um MMORPG que a Sony descontinuou em 2009.

De forma mais recente, foi lançado The Matrix Awakens, uma tech demo produzida na Unreal Engine 5 que mostrava o poder do PS5, Xbox Series X e PCs. Desde então, nem as Irmãs Wachowski, Warner Bros. Discovery ou qualquer outro responsável pela saga anunciou novas experiências para os games.

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:

Continua após a publicidade

Fonte: Time Extension