Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MSI deve apresentar rival do Steam Deck e ROG Ally na CES 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2024 às 15h15

Link copiado!

MSI / Reprodução
MSI / Reprodução

A MSI lançou um teaser em seu perfil oficial do Instagram de uma “nova raça” de Dragão MSI que será apresentada durante a CES 2024. Analisando o vídeo, tudo indica se tratar de um console portátil nos moldes do Steam Deck, ROG Ally e Legion GO, para rivalizar com os produtos da Valve, ASUS e Lenovo.

As imagens do clipe curto mostram apenas um produto MSI com identidade visual muito similar à dos notebooks gamer da empresa, mas com detalhes que sugerem o formato compacto de consoles de mão. Além disso, o vídeo inicia com uma imagem escura que destaca o que parecem ser dois direcionais analógicos com RGB, similares aos do Legion GO.

Continua após a publicidade

Efeito Nintendo Switch

Apesar de a Nintendo sempre ter investido com sucesso no segmento de “handhelds”, até o Nintendo Switch eles preenchiam um segmento isolado dos consoles de mesa. Mesmo os portáteis mais poderosos até 2017, como o Nintendo 3DS, PSP e PS Vita, nem chegavam perto da experiência dos jogos triplo A oferecida pelo Xbox, PlayStation, ou mesmo o Wii / Wii U.

Contudo, a miniaturização das soluções gráficas em APUs cada vez mais poderosas mudou isso consideravelmente nos últimos 6 anos. O Switch serviu, inclusive, como vitrine do que já era possível em sistemas tão compactos, mesmo antes dessa evolução.

A GPU do Nintendo Switch utiliza uma versão otimizada da arquitetura Maxwell GM200 - das GTX 900), hardware relativamente obsoleto para seu ano de lançamento em 2017. Ainda assim, o console bateu de frente com Xbox One, PS4, Xbox Series e PS5, tanto em número de vendas quanto em qualidade dos jogos, com o Tears of the Kingdom concorrendo ao GOTY 2023.

As tecnologias de APUs evoluíram muito mais ao longo dos 6 - quase 7 - anos de vida do console da Nintendo, e o sucesso da plataforma, naturalmente, influenciaria o restante do mercado. Enquanto a Microsoft partiu para o investimento em oferecer jogos via nuvem, acessíveis de dispositivos móveis, a Sony jogou mais seguro e lançou o PlayStation Portal, que utiliza o próprio console do usuário como servidor dedicado.

O mercado PC Gamer, por outro lado, sem muitas amarras e sempre servindo de cenário para experiências mais disruptivas, foi além. Valve, ASUS, Lenovo - e ao que tudo indica MSI -, pegaram a aula da portabilidade e sucesso da Nintendo, e combinaram com o que há de mais novo hardwares compactos.

Continua após a publicidade

Este trabalho tem potencial para consolidar o nicho dos consoles portáteis de alto desempenho, e quem sabe com isso, ameaçar a briga entre Sony e Microsoft pelos gamers raiz, mostrando ser possível ter uma experiência completa sem estar preso ao sofá da sala.

🛒 Compre console Nintendo Switch pelo melhor preço!

🛒 Compre console ASUS ROG Ally pelo melhor preço!