Publicidade

Microsoft pergunta: você quer os recursos do DualSense no seu Xbox Series X e S?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 06 de Janeiro de 2021 às 15h25

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

A Microsoft está perguntando aos compradores do Xbox Series X e S se eles gostariam que os controles dos consoles tivessem os mesmos recursos que o DualSense possui. O novo joystick do PlayStation 5 conta com gatilhos adaptáveis, novo sistema de vibração mais preciso e uma grande mudança visual, enquanto os controles dos novos Xbox trouxeram alguns poucos ajustes apenas.

O documento foi revelado pelo site TechRadar e é uma pesquisa de satisfação enviada tanto para quem comprou o Xbox Series X quanto o Xbox Series S. O entrevistado precisa responder em uma escala de um a quatro se concorda ou discorda com as afirmações da pesquisa.

A afirmativa mais curiosa questiona sobre as qualidades do DualSense. Os entrevistados precisam dizer se concordam ou discordam da seguinte afirmação: “Estou ciente dos recursos dos controles do PlayStation e gostaria que fosse o controle que viesse com este console”.

Continua após a publicidade

Isso mostra que a Microsoft reconhece a força do joystick do seu principal concorrente. Ainda, pode ser um indicativo de a empresa está planejando levar tais recursos, como feedback háptico e gatilhos adaptáveis, para sua plataforma, que possui versões distintas de controles.

Outro ponto curioso da pesquisa é a afirmação sobre quão avançados os novos Xbox parecem. Os entrevistados são convidados a responder se concordam ou discordam da seguinte afirmação: “este console parece da nova geração’”.

Isso não significa que a Microsoft está planejando alguma modificação para seu console, mas apenas tentando entender qual foi a recepção inicial desta nova geração.

Continua após a publicidade

Controles

O DualSense 5 é um dos maiores destaques do PlayStation 5 na opinião dos analistas. O acessório é bem diferente do seu antecessor, tanto em design quanto em recursos. Os dois pontos principais são os gatilhos adaptáveis e o feedback háptico.

Os novos gatilhos possuem uma tecnologia que oferece resistência a depender da demanda do jogo. Por exemplo, em um jogo de tiro, como Call of Duty: Black Ops Cold War, é preciso fazer mais força nos botões R2 e L2, simulando um gatilho de arma real.

Continua após a publicidade

Já o feedback háptico é o nome que a Sony dá para o sistema de vibração do controle, muito mais refinado e preciso que o do DualShock 4. Com ele, é possível sentir as gotas de chuva em Astro's Playroom, por exemplo.

Por outro lado, os novos controles dos Xbox Series X e S trazem poucas mudanças. O acessório agora tem um botão de compartilhamento de imagens e vídeo, com entrada USB-C e e D-pad em formato de bandeja, típico do modelo Elite do Xbox One.

Além disso, houve ajustes nos gatilhos, que estão mais macios e silenciosos, adição de textura para melhorar a estabilidade na mão e outras mudanças menores.

Fonte: TechRadar