Microsoft oficializa compra da Bethesda e sugere que jogos serão exclusivos Xbox

Microsoft oficializa compra da Bethesda e sugere que jogos serão exclusivos Xbox

Por Wagner Wakka | Editado por Jones Oliveira | 09 de Março de 2021 às 12h50
Divulgação/ Microsoft

A Bethesda agora é oficialmente da Microsoft. A Comissão Europeia, que regula o mercado no continente, e a Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos, aprovaram a compra da ZeniMax por US$ 7,5 bilhões pela gigante de tecnologia, acordo anunciado já ano passado.

A ZeniMax é a empresa que detém algumas marcas grandes do mundo dos games, sendo a principal, a Bethesda. No ano passado, a Microsoft fez a movimentação de compra da companhia, mas ainda era necessária a aprovação de órgão regulatórios.

O documento que permite o acordo foi divulgado pela Comissão Europeia no último dia 5 de março, sem que haja necessidade de alguma modificação nas negociações. A aprovação da SEC já havia sido compartilhada uma semana antes. Com isso as empresas podem começar seu trabalho de fusão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O que muda? 

Em comunicado, a Microsoft deu as boas-vindas para a Bethesda. “Hoje, concluímos oficialmente a aquisição da ZeniMax Media – controladora da Bethesda Softworks. É uma honra dar as boas-vindas a esses oito estúdios de desenvolvimento incrivelmente talentosos – Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios – e suas comunidades globais para a família Xbox”, disse Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.

Com a confirmação, a empresa pode, agora, falar mais sobre os planos com a nova companhia adquirida. Um dos pontos em aberto até então era se os jogos destes estúdios passariam a ser exclusivos de Xbox nos consoles. Segundo Spencer, alguns deles serão em breve.

“Os jogadores precisam saber que os consoles Xbox, os PCs e o Game Pass serão o melhor lugar para experimentar os novos jogos Bethesda, incluindo alguns títulos que, no futuro, serão exclusivos para jogadores de Xbox e PC”, pontuou.

A Microsoft tem comprado uma série de estúdios nos últimos anos, com o objetivo de garantir mais exclusivos para sua plataforma. A ZeniMax é quem publica títulos como Skyrim, Fallout, Wolfenstein, DOOM entre outro.

Além disso, Spencer aproveitou a oportunidade de homenagear Robert A. Altman, fundador da ZeniMax Media, falecido em fevereiro de 2011. “Vou perder a oportunidade de trabalhar diretamente com ele, no futuro de nossas equipes combinadas, mas sei que seu espírito viverá no trabalho compartilhado que realizamos e nos motivará a fazer dessa parceria tudo o que ele imaginou”,

Fonte: Comissão Europeia, Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.