Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Metal líquido danifica o PS5 na vertical? Entenda a polêmica

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Janeiro de 2023 às 16h36

Link copiado!

Reprodução/Sony/YouTube
Reprodução/Sony/YouTube

Desde o lançamento do PlayStation 5, é um fato conhecido que o console utiliza metal líquido para resfriar o processador. No entanto, uma polêmica recente nas redes sociais relata que o vazamento desse material pode prejudicar o videogame, principalmente quando o PS5 está posicionado na vertical.

O alvoroço surgiu a partir de um vídeo do youtuber The Cod3r sobre problemas de vazamento do metal líquido no PS5. Além do vídeo, alguns relatos em redes sociais como Twitter e Facebook abordavam o mesmo problema em consoles mantidos na vertical.

Por que o metal líquido poderia causar problemas no PS5?

Continua após a publicidade

Primeiramente, é necessário entender o funcionamento desse componente. Devido ao poder de processamento do PlayStation 5, a temperatura do processador pode aumentar rapidamente e alcançar temperaturas que as tradicionais pastas térmicas não conseguem controlar com eficácia. Por isso, o metal líquido surge como alternativa para refrigerar e garantir estabilidade.

No entanto, o líquido precisa ser protegido para evitar vazamentos, pois o contato com outras partes pode causar curto-circuito. É exatamente esse o problema relatado: com o videogame posicionado na vertical, o metal líquido pode vazar com o efeito da gravidade, romper a barreira de proteção e escorrer até a placa-mãe.

Esse problema é real e relatado pelo próprio The Cod3r, youtuber e técnico especializado em consoles. Entretanto, uma reportagem do portal Wololo.net usou, de forma errônea, uma fala que associava o incidente a consoles lacrados na caixa. O site publicou uma retratação e o próprio youtuber disponibilizou um vídeo para negar a frase, que pode ser visto a seguir.

Continua após a publicidade

De forma resumida, o problema existe e o posicionamento na vertical pode contribuir com o vazamento. O youtuber informa que o metal líquido é um dos primeiros fatores checados quando recebe um PlayStation 5 que não liga, mas isso não significa que é a causa de todos os problemas — falhas em reguladores e capacitadores são outros fatores comuns.

Por outro lado, ainda não é possível identificar as causas e a frequência desse problema. A Sony ainda não se manifestou sobre a situação.

Como o PS5 protege o metal líquido?

Diante desse contexto, um usuário do Twitter tentou acalmar os ânimos ao explicar como funciona a proteção do metal líquido. O perfil @Zuby_Tech compartilhou uma patente da Sony, tornada pública em agosto de 2022, e detalhou as quatro camadas que ficam em torno do material.

Continua após a publicidade

O console usa uma fita isolante entre a APU e o dispersor de calor, um escudo para conter o metal líquido, esponja para evitar o vazamento e uma espécie de cobertura feita pelo dispersor.

Afinal, é perigoso usar o PS5 na vertical?

Ainda é difícil saber a origem desse problema. Pode estar vinculado a um lote ou situações de manuseio e transporte, por exemplo. É comum, também, encontrar relatos de pessoas que utilizam o console na vertical e nunca tiveram problemas com aquecimento ou falta de energia.

Continua após a publicidade

Portanto, ainda que o risco de vazamento seja real e comprovado, não existem mais indicadores ou fatores que contribuam para conhecer a causa e a incidência do erro. Por precaução, você pode manter o seu PlayStation 5 na horizontal até mais atualizações sobre o caso, mas usá-lo na vertical não necessariamente significa que o problema irá acontecer com o console.