12 melhores jogos do Xbox para jogar no PS5
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Não é segredo para ninguém que a Microsoft está mudando totalmente seu modelo de negócios, antes centrado no hardware. Com a busca por ainda mais usuários mensais e assinaturas no Xbox Game Pass, a empresa começou a abrir as porteiras e a levar seus jogos exclusivos para plataformas como o PlayStation 5.
- 17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
Apesar de impopular, a estratégia multiplataforma da Microsoft parece estar rendendo frutos para o Xbox, considerando que seis dos 10 jogos mais vendidos do PS5 em 2025 são da companhia de Redmond.
A empresa ainda promete trazer muitos outros títulos para o console rival do Xbox Series, incluindo The Outer Worlds 2, Gears of War: Reloaded e Senua's Saga Hellblade II. Rumores também apontam que jogos como Starfield e Halo também podem chegar ao PlayStation 5 em breve.
Mas, afinal, quais são os melhores jogos do Xbox para jogar no PlayStation 5? Pode não parecer, mas a Microsoft já tem uma biblioteca sólida de jogos no PS5, com mais de 10 lançamentos para a plataforma.
12. Call of Duty: Black Ops 6
Sendo o primeiro Call of Duty lançado após a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em 2023, Call of Duty: Black Ops 6 chegou ao PlayStation 5 em seu lançamento. O FPS trouxe ação frenética potencializada pela mecânica Omnimovement, mapas clássicos conhecidos pelos fãs e o primeiro jogo da franquia a chegar ao Xbox Game Pass.
Call of Duty: Black Ops 6 foi um dos jogos da franquia mais aclamados pela crítica nos últimos anos. De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o título foi jogado por 50 milhões de pessoas, sendo a melhor estreia de Call of Duty desde o início da saga.
11. Minecraft Dungeons
Lançado antes mesmo da nova estratégia multiplataforma do Xbox entrar em vigor, Minecraft Dungeons já estava disponível no PlayStation há algum tempo. O spin-off da aclamada série Minecraft é um dungeon crawler no estilo hack and slash com perspectiva isométrica, inspirado em franquias como Diablo e Torchlight.
O loop de gameplay de Minecraft Dungeons consiste em explorar mapas gerados proceduralmente (esqueça os mundos abertos e as construções do Minecraft original), enfrentando monstros e chefões, resolvendo quebra-cabeças e lidando com armadilhas. O título também se destaca por ser um divertido jogo cooperativo, seja local ou online.
10. Age of Empires II: Definitive Edition
Age of Empires é uma das franquias mais importantes para a popularização dos videogames nos PCs. Os computadores sempre abrigaram jogos de estratégia e simulação, desde SimCity, em 1989. O teclado e o mouse são grandes aliados na hora de gerenciar vilas ou atacar inimigos em massa, oferecendo uma precisão estratégica diferente da dos controles.
Com o tempo, os desenvolvedores aprimoraram a experiência dos RTS (jogo de estratégia em tempo real) para os consoles de mesa, e Age of Empires II: Definitive Edition é um dos títulos mais recentes a fazer isso. A obra é uma remasterização do jogo original, lançado em 1999, e leva a experiência de uma das maiores franquias de estratégia para os consoles. No PlayStation 5, o jogo chegou em maio deste ano, dois anos após seu lançamento no Xbox One e Xbox Series X|S.
9. Sea of Thieves
Sea of Thieves é um dos poucos jogos a manter a temática de piratas em alta mesmo após sete anos de seu lançamento original. O título foi criado pela Rare, amplamente conhecida por seus trabalhos em Donkey Kong Country e Banjo-Kazooie, e é considerado um sucesso nos corredores da Microsoft.
Lançado originalmente em 2018, Sea of Thieves foca no multiplayer online, no qual os jogadores podem explorar um extenso mundo aberto com conteúdo criado por outros usuários, enfrentar inimigos, completar missões, caçar tesouros e navegar pelos mares com um navio pirata. Sea of Thieves fez parte da primeira leva de jogos do Xbox a chegar ao PlayStation 5 em 2024. O título se destacou na plataforma da Sony, mantendo-se entre os mais baixados do PS5 em 2024, tanto na América do Norte quanto na Europa.
8. Pentiment
Das mãos de um dos estúdios mais produtivos do Xbox, Pentiment é um RPG narrativo produzido pela Obsidian Entertainment (Avowed, Grounded, Pillars of Eternity) e lançado em 2022. Assim como Sea of Thieves, Pentiment também foi um dos primeiros jogos da Microsoft a chegar ao PlayStation 5 e ao Nintendo Switch.
O RPG se destaca pelos gráficos desenhados à mão e por ser fortemente baseado em história medieval. No jogo, controlamos um artista que acaba se envolvendo em um mistério de assassinato. Pentiment foi aclamado pela crítica e se mantém até hoje como um dos jogos first-party mais bem-avaliados do Xbox Series.
7. Grounded
Dando sequência aos jogos da Obsidian Entertainment, Grounded pega o conceito de ‘Querida, Encolhi as Crianças’ e coloca os jogadores no papel de crianças encolhidas enquanto exploram um jardim imenso. Trata-se de um jogo de sobrevivência no qual é preciso ficar de olho em indicadores como sede, fome e saúde. Ao progredir pelo quintal, os jogadores desbloqueiam novas áreas e enfrentam insetos como aranhas e formigas.
Apesar do foco no multiplayer, Grounded também pode ser aproveitado sozinho. O título suporta crossplay entre Xbox, PlayStation e Nintendo. Vale lembrar que Grounded 2 já está entre nós, porém, em Acesso Antecipado para PC e Xbox Series X|S, já que o PlayStation 5 não suporta jogos que ainda não estão completos.
6. DOOM: The Dark Ages
O primeiro jogo do Xbox lançado em 2025 a chegar ao PlayStation 5 é DOOM: The Dark Ages, um prequel de DOOM (2016) que leva os jogadores a um mundo de fantasia sombria medieval, focado em um combate mais pesado e com menos velocidade quando comparado a DOOM Eternal.
Apesar de ser considerado um jogo inferior ao seu antecessor, principalmente em relação à trilha sonora — que estaria abaixo do que vimos em DOOM Eternal —, DOOM: The Dark Ages passa longe de ser um título parado e monótono.
As principais mudanças desta entrada foram o foco maior na narrativa, novas armas como a esmagadora Serra-Escudo, uma variedade maior de gameplay através de etapas com um dragão e um mecha, além de uma excepcional personalização. Assim como Call of Duty: Black Ops 6, DOOM: The Dark Ages foi lançado simultaneamente para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
5. Indiana Jones and the Great Circle
A Bethesda foi outra peça-chave na transição multiplataforma do Xbox, trazendo Indiana Jones and the Great Circle para o PlayStation 5 em abril deste ano. Apesar de ter sido criticado por sua visão em primeira pessoa, o jogo do Indiana Jones foi muito elogiado por suas seções de furtividade, que dão aos jogadores liberdade para prosseguir nos níveis da forma que preferirem.
Indiana Jones and the Great Circle foi desenvolvido pela MachineGames (produtora da nova saga Wolfenstein) e sua história se passa entre os filmes Os Caçadores da Arca Perdida e A Última Cruzada. O jogo conta com as vozes do conhecido ator de videogames Troy Baker (The Last of Us, BioShock Infinite) e de Tony Todd (Premonição, Candyman).
4. Psychonauts 2
Apesar de ter sido lançado também para o PlayStation 4 e 5 em 2021, a desenvolvedora de Psychonauts 2, a Double Fine Productions, já fazia parte do Xbox Game Studios desde 2019. O título é a sequência de Psychonauts, lançado em 2005 para Xbox, PlayStation 2 e PC.
Psychonauts 2 é um jogo de ação e plataforma 3D no qual os jogadores controlam Raz, um jovem com poderes psíquicos que precisa desvendar o mistério por trás do líder dos Psychonauts, uma organização internacional de espionagem psíquica. O título foi indicado a Jogo do Ano no The Game Awards de 2021.
3. Hi-Fi RUSH
Um dos jogos mais emblemáticos do Xbox nos últimos anos, Hi-Fi RUSH é um título de ação hack and slash que mistura ritmo e gráficos em cel shading. O jogo foi produzido pela Tango Gameworks, estúdio que foi fechado pela Microsoft — mesmo após o sucesso comercial e de crítica do game. Segundo rumores, o estúdio teria sido adquirido posteriormente pela Krafton.
No jogo, controlamos Chai, um jovem que adquire poderes após seu reprodutor de música se fundir acidentalmente a seu peito, o que o permite ganhar força ao acertar inimigos no ritmo da batida. Hi-Fi RUSH é frequentemente mencionado como uma mistura de Devil May Cry com jogo de ritmo, e se destaca por suas belas animações.
2. Minecraft
Sendo o jogo mais vendido de todos os tempos, Minecraft dispensa apresentações. O sandbox de mundo aberto da Mojang ainda é um sucesso estrondoso em todas as plataformas nas quais está disponível, figurando entre os títulos mais baixados do Nintendo Switch, Xbox e PlayStation mesmo quase 15 anos após seu lançamento.
Apesar de algumas reclamações da comunidade, Minecraft segue recebendo atualizações com frequência. O jogo também conta com suporte a crossplay entre todas as plataformas, incluindo o PlayStation 5 e o Xbox Series X|S.
1. Forza Horizon 5
Ocupando atualmente o posto de jogo mais vendido do ano no PlayStation 5, Forza Horizon 5 foi um dos títulos de lançamento do Xbox Series e é uma verdadeira febre até hoje. Muitos ainda o consideram o melhor jogo first-party do Xbox na atual geração, ganhando o PS5 como casa em abril de 2025.
O jogo de corrida arcade da Playground Games se passa em um vasto mundo aberto inspirado no México e traz diversos tipos de cenários, de desertos e florestas a praias e vulcões. Assim como muitos outros jogos desta lista com suporte a multiplayer, Forza Horizon 5 conta com crossplay entre todas as plataformas.
Jogos do Time Verde no PS5
Relembre os 12 melhores jogos first-party do Xbox que chegaram ao PlayStation 5, de Call of Duty: Black Ops 6 a Forza Horizon 5.
- Forza Horizon 5
- Minecraft
- Hi-Fi RUSH
- Psychonauts 2
- Indiana Jones and the Great Circle
- DOOM: The Dark Ages
- Grounded
- Pentiment
- Sea of Thieves
- Age of Empires II: Definitive Edition
- Minecraft Dungeons
- Call of Duty: Black Ops 6
Leia também no Canaltech:
- 7 melhores jogos exclusivos para Xbox Series
- Helldivers 2 é confirmado para Xbox; confira data, preços e recursos
- Sony abre mão do orgulho e lançará jogos no Xbox
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?