10 melhores jogos com os super-heróis da Marvel
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Marvel reuniu Vingadores, X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Defensores, Guardiões da Galáxia e uma infinidade de outros nas HQs, cinemas, TV e em vários outros tipos de conteúdo. É óbvio que os super-heróis da editora não iam ficar de fora do mundo dos jogos.
- Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
Porém, aqueles que desejam aprofundar em suas aventuras e universo podem ficar confusos — já que há centenas de games baseados nas suas obras, filmes e desenhos animados. Afinal de contas, quais merecem a sua atenção?
Para ajudar a todos, nós do Canaltech reunimos os 10 melhores jogos com os super-heróis da Marvel, que vão permitir que você se una ao seu imenso catálogo de personagens e histórias. Confira abaixo:
10. Spider-Man: Shattered Dimensions
Em Spider-Man: Shattered Dimensions (2010), o tecido da realidade se rompe e leva quatro versões alternativas do Homem-Aranha a trabalharem em conjunto para salvar o dia. Extremamente aclamado, ele foi o primeiro game do herói a abrir as portas para histórias do multiverso.
Um dos pontos que mais chamam a atenção é que cada versão do super-herói da Marvel atua de forma diferente. O Ultimate Spider-Man está com o traje do Venom, por exemplo, o que o leva a agir de forma mais agressiva. Já o Spider-Man Noir prefere atuar no stealth. Com várias fases, chefões e desafios, ele elevou os padrões e trouxe uma experiência única.
9. Marvel Midnight Suns
O jogo Marvel Midnight Suns (2022) se aproveitou de toda a experiência da Firaxis com jogos de estratégia e com XCOM 2 para trazer um grandioso RPG tático para os fãs. Com vários personagens, vemos o mundo da Marvel se curvar para uma ameaça mística e cheia de mistérios.
Ao lado de Homem-Aranha, Doutor Estranho, Capitã Marvel, Wolverine, Motoqueiro Fantasma e diversos outros, você trilha a sua própria jornada com um personagem exclusivo para encarar os grandes desafios. Além dos combates, você pode fortalecer laços com os super-heróis, treinar com eles e encarar vilões como a Hydra, Venom e outros que vão aparecer no caminho.
8. Spider-Man and Venom: Maximum Carnage
Lançado para o Super Nintendo e Mega Drive, Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (1994) é um beat ‘em up que coloca herói e vilão lado-a-lado para defender Nova York da ameaça do Carnificina.
Esta é a primeira aventura em que Homem-Aranha une forças ao Venom, o que deixou muita gente feliz nos consoles 16-bit. Enfrentar o vilão é uma coisa, mas controlá-lo se mostrou melhor ainda. Além disso, todo o charme do super-herói da Marvel ajudou a impulsionar este como um dos melhores jogos licenciados de seu universo.
7. LEGO Marvel Super Heroes 2
Muitos subestimam os bloquinhos e levam como um jogo para crianças, mas LEGO Marvel Super Heroes 2 (2017) mostrou que mesmo em seu formato bem-humorado dá para se contar uma grandiosa história com os super-heróis da Casa das Ideias.
Na aventura, Kang: O Conquistador ataca diversas realidades e cabe ao elenco com centenas de personagens jogáveis impedir ele de concluir seus planos. Você contará com o elenco como conhece e ama, assim como versões alternativas que trazem um tempero a mais para toda a ação.
6. X-Men Origins: Wolverine
Um dos únicos casos de que o jogo licenciado é melhor do que o filme que o inspirou, X-Men Origins: Wolverine (2009) é o hack ‘n slash definitivo do mutante. Com muito sangue e ação desenfreada, ele não demorou a conquistar toda a comunidade.
Outro detalhe relevante é que ele não se limitou ao longa-metragem que adaptava, o que significa que os jogadores viam outros vilões além do Deadpool e do Dentes-de-Sabre — como o Sentinela, que surgia em toda a sua imponência para impedir a ameaça que Logan representa.
5. X-Men Legends II: Rise of Apocalypse
E quando falamos de mutantes, temos de bater o martelo que o RPG X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (2005) não é apenas um dos melhores jogos do grupo de personagens, mas também de todos os super-heróis da Marvel.
Os estudantes de Charles Xavier e a Irmandade dos Mutantes unem forças para encarar os Cavaleiros do Apocalypse e o próprio vilão, com a possibilidade de até 4 pessoas jogarem de forma cooperativa para salvar o planeta. Um clássico que misturou diversão com amigos e uma história épica na mesma experiência.
4. Marvel Ultimate Alliance
Ainda que use uma estrutura muito similar a Rise of Apocalypse, Marvel Ultimate Alliance (2006) reúne todo o elenco de super-heróis da editora para enfrentar a ameaça do Doutor Destino. Desta forma, os jogadores exploram a aventura como um dos maiores crossovers de toda uma geração.
Além de contar com inúmeros vilões, a experiência também traz cenários e referências a vários dos eventos vistos nas HQs — o que foi visto com bons olhos, já que aprofundou bastante o universo que os leitores e fãs estavam imersos. O RPG ganhou duas sequências, mas o original continua imbatível.
3. Marvel’s Guardians of the Galaxy
O nosso top 3 abre com Marvel’s Guardians of the Galaxy (2021), que capta muito da interação e diversão vista nos filmes para traduzir isso de forma natural nos games. Aqui os super-heróis confrontam a Igreja Universal da Verdade, que tem agido de forma muito suspeita por diversos planetas.
Os jogadores visitam diversos planetas, encontram rostos conhecidos e realizam uma série de combos interativos que fazem muitos deles se sentir como se estivessem no controle de algum dos longas-metragens produzidos por James Gunn. Vale notar a sua trilha sonora, que é impecável.
2. Marvel’s Spider-Man
Mesmo com algumas poças mal representadas, a Insomniac Games fez um verdadeiro milagre com Marvel’s Spider-Man (2018). A aventura não só é um excelente título de mundo aberto do personagem, como traz uma história madura e cheia de nuances do Amigão da Vizinhança.
Seja nas missões principais quanto nas side-quests, explorar Nova York, enfrentar vilões, trocar os trajes e realizar atividades como Peter Parker são os pontos máximos de experiência que os fãs sequer esperavam ter. Ainda que tenha sequências, o primeiro foi responsável por marcar toda uma geração.
1. Marvel vs. Capcom 2
Botar qualquer jogo para disputar contra Marvel vs. Capcom 2 (2000) é até injusto, já que poucos títulos foram tão relevantes e tão bem-produzidos por todo o mercado de games. Enquanto alguns veem apenas mais “um joguinho de luta”, ele na verdade traz o ápice do gênero e da imersão nas HQs.
Seja pelos movimentos que ganham vida nos fliperamas e consoles, pelas centenas de referências nas fases ou por seu elenco estelar, este é até hoje reverenciado como uma das formas mais bacanas de conhecer diversos super-heróis. Pode não ter uma “história imersiva” ou ser muito longo, mas é o game definitivo dos seus super-heróis.
Super-heróis da Marvel no mundo dos games
Selecionamos 10, mas há vários que merecem a sua atenção em diversas plataformas distintas. De Marvel Super Heroes: War of the Gems e The Incredible Hulk: Ultimate Destruction ao recente multiplayer Marvel Rivals, todos são uma bela porta de entrada para ampliar o que já veem nas HQs.
Entre os melhores jogos dos super-heróis da Casa das Ideias, temos:
- Marvel vs. Capcom 2
- Marvel’s Spider-Man
- Marvel’s Guardians of the Galaxy
- Marvel Ultimate Alliance
- X-Men Legends II: Rise of Apocalypse
- X-Men Origins: Wolverine
- LEGO Marvel Super Heroes 2
- Spider-Man and Venom: Maximum Carnage
- Marvel Midnight Suns
- Spider-Man: Shattered Dimensions
Leia também no Canaltech: