Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores jogos de tiro para PlayStation 5

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Março de 2023 às 19h30

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Os jogos de tiro ou shooters se mantêm como um dos gêneros de maior sucesso no PlayStation 5. O estilo consiste em colocar o jogador sob o olhar do protagonista para enfrentar inimigos em guerras épicas, batalhas espaciais ou cenários surreais.

Os games de tiro ainda estão escassos no PS5, sendo que a maioria deles também desembarcou em outras plataformas rivais. Mesmo assim, usuários do console da Sony tiram proveito das vantagens do sistema, como os gráficos ultrarrealistas e o controle DualSense com seus gatilhos precisos.

Esta lista com os 10 melhores jogos de tiro para PlayStation 5 tenta destacar títulos variados que possam agradar a todo tipo de jogador.

Continua após a publicidade

Melhores jogos de tiro do PS5

10. Borderlands 3

Borderlands 3 é um jogo da geração passada, mas que recebeu uma nova roupagem no PS5 e crossplay com o PS4. Uma das novidades foi o suporte ao VRR, função que permite sincronizar a taxa de atualização da tela com a saída gráfica do console. Estas adições deixaram um game que já era excelente ainda melhor.

O título da Gearbox aprimora tudo que os antecessores já haviam feito, dando um toque extra de modernização. Você vai andar por cenários amplos, embora um tanto lineares, eliminar inimigos e coletar itens sem parar. É um estilo um tanto quanto repetitivo, mas que pode divertir o jogador, especialmente aqueles que são mais "zé lootinho".

Como o PS5 ainda carece de grandes títulos do gênero, Borderlands 3 figura aqui como um game de transição entre gerações. O tiroteio peca pela falta de inovação, mas compensa pelos gráficos desenhados, a jogabilidade boa e a história divertida.

9. Metal: Hellsinger

Continua após a publicidade

Metal: Hellsinger é um daqueles títulos únicos que surgem de tempos em tempos na indústria. O jogo mistura o gênero de título com ritmo cadenciado, embalado por uma trilha sonora para metaleiro nenhum botar defeito.

Você é um demônio que deve exterminar monstros e outras criaturas infernais na batida do som. Quando mais alinhado ao som você for, maior a pontuação ao assassinar os inimigos com armas, arcos e magia. Os gráficos são bem simples, mas a ambientação ajuda graças aos cenários variados.

A jogabilidade vai sendo aprimorada conforme se progride nos níveis, oferecendo mais opções para destroçar até os chefes de cada fase. Por outro lado, tudo acaba ficando meio repetitivo, então Metal: Hellsinger acaba enjoando rápido.

8. Metro Exodus

Continua após a publicidade

Metro Exodus é o game mais recente da franquia, trazendo vários elementos que os fãs da franquia estão acostumados. Prepare-se para entrar em cenários pós-apocalípticos, derrotar monstros terríveis e tentar sobreviver em um mundo tão hostil.

Os gráficos são de cair o queixo, com suporte à tecnologia Ray Tracing e 60 FPS para garantir maior imersão. O shooter foi portado para o PS5 com grande maestria, reduzindo o tempo de loadings e aproveitando o que há de melhor no console para apresentar o enredo maduro.

Exodus é considerado um dos melhores jogos de tiro da franquia Metro, o que não chega a ser um elogio tão grande, porque se trata de um estilo bem nichado. Mesmo assim, é uma experiência de horror de sobrevivência bem completa que vale a jogatina.

Continua após a publicidade

7. Overwatch 2

Overwatch 2 é criticado pelos fãs por ser idêntico ao antecessor, inclusive com singelas melhorias de gráficos e de mecânicas. Os personagens e cenários novos não foram suficientes para justificar o 2 ali do título. Mesmo assim, é difícil não gostar de um multiplayer tão divertido quanto o shooter em equipe da Blizzard.

O título roda bem no PS5 e ainda tira vantagem dos sensores hápticos e gatilhos do DualSense, proporcionando uma experiência diferente de jogar no PC. Não é nada que dê vantagem para o player, nem nada parecido, mas é interessante curtir a jogabilidade e o gráfico bonito do console.

Continua após a publicidade

OW 2 é um jogo de tiro que ainda precisa convencer as pessoas, porém isso não impede o desfrute dos jogadores. Como é gratuito, o game é uma boa pedida para brincar com amigos ou sozinho nos vários objetivos.

6. Doom Eternal

Doom Eternal é uma sequência direta do jogo de 2016, trazendo de volta o protagonista Doomslayer e sua missão de evitar o fim da Terra. Prepare-se para enfrentar alienígenas Maykrs sedentos por exterminar humanos.

Continua após a publicidade

O game recebeu um upgrade de gráficos e estabilidade para otimizar a reprodução no PS5. Isso permitiu aos jogadores curtirem os cenários bem construídos e a atmosfera sombria, clássica do gênero de terror do Doom.

Após uma série de títulos questionáveis da franquia, a Bethesda parece ter finamente acertado a mão com Doom Eternal. Não vai ser o melhor jogo de tiro da sua vida, mas pode divertir bastante durante as muitas horas da campanha principal.

5. Call of Duty Warzone 2.0

Continua após a publicidade

Call of Duty Warzone 2.0 é a renovação do bom e velho Warzone, sucesso nos PCs e consoles, que chegou reformulado ao PS5. Esta versão dá uma boa renovada na jogabilidade do battle royale, trazendo novos modos de jogo.

Um recurso exclusivo do Warzone 2.0 é o chamado Circle Collapse, que exibe vários círculos no mapa, os quais se fecham independentemente um do outro. Essa mecânica ajuda a incentivar a batalha antes de convergir para uma única zona segura.

Embora o game não seja uma imensa revolução, trata-se de um título bem divertido, derivado de uma franquia adorada por todo amante de shooters. Vale lembrar que o título se vale de inovações de Call of Duty: Modern Warfare II, também presente nesta lista.

4. The Entropy Centre

Continua após a publicidade

The Entropy Centre é uma mistura de gêneros quase impossível de se classificar. O jogo é uma aventura em primeira pessoa, mas possui mecânicas de tiro em boa parte do tempo. Por outro lado, os elementos de puzzle são parte integrante da jogabilidade, obrigando o player a resolver tudo para avançar na história.

Pense em algo como Portal e Half-Life ao mesmo tempo e você terá algo na linha do jogo. Mesmo com tais referências, o título acaba se destacando pela sua originalidade, um conjunto de ideias que acabaram dando certo quando são mescladas.

Se você gosta de tiroteios frenéticos ou de realismo, talvez não vá curtir tanto o ritmo mais paradão com os conselhos da IA ASTRA. Quem curte uma pegada mais de exploração, provavelmente vai adorar manipular o tempo e usar da engenhosidade para entender o que está acontecendo na estação especial.

Continua após a publicidade

3. Sniper Elite 5

Sniper Elite 5 é um típico exemplo de jogo de tiro para os fãs mais "raiz" do PS5. A franquia sempre coloca o jogador na pele de um atirador de elite, que deve se posicionar estrategicamente para eliminar os inimigos com estilo.

A série premiada retornou com a luta de Karl Fairburne para expor o Projeto Kraken, na França de 1944. A experiência tenta reproduzir com algum realismo o clima da guerra, graças aos cenários imersivos e amplos que tiram proveito do console da nova geração.

Continua após a publicidade

Quem não é tão craque assim com uma arma sniper na mão, pode optar por outras armas do grande arsenal disponível. Embora repita a fórmula de sucesso que consagrou a franquia, Sniper Elite 5 ainda segue com uma legião de fãs no mundo todo.

2. Call of Duty: Modern Warfare II

Call of Duty: Modern Warfare II é a reedição da franquia de maior sucesso da Activision e do maior spin-off do mundo dos jogos de tiro. Se Modern Warfare fez sucesso nos anos 2000, a nova versão segue os mesmos passos, mas com a reinvenção necessária para um shooter de PS5.

O game traz missões altamente variadas e imersivas, que não focam apenas na troca de tiros, mas também exigem estratégia e raciocínio do jogador. Nem sempre a escolha mais correta é sair dando bala em todo mundo, principalmente se estiver jogando nas dificuldades mais elevadas.

Como um bom CoD, o game apresenta um conflito global sem precedentes, traz de volta os membros da Força-Tarefa 141 e ainda tem reviravoltas incríveis. É, definitivamente, um dos áses da franquia e merece o espaço de destaque entre os melhores jogos de tiro do PlayStation 5.

1. Deathloop

Morra, volte e tente superar os inimigos em 24 horas. Essa é a premissa do protagonista de Deathloop: um caótico, divertido e interessante jogo de tiro com toques temporais.

Você precisa eliminar os alvos, fugir dos assassinos no seu encalço e ainda descobrir os segredos da ilha Blackreef. Quebrar o loop temporal é a missão principal aqui, mas o precisará usar uma combinação de stealth, parkour, habilidades de ataque, armas, dispositivos e poderes.

O game é bem criativo, possui mecânicas interessantes e um visual único que mescla desenho animado com realismo. Essa somatória de acertos da Arkane — responsável por Dishonored e Prey — fazem de Deathloop o melhor game de tiro do PS5 até o momento.