Os 10 melhores jogos de corrida para PlayStation 4
Por Felipe Demartini • Editado por Jones Oliveira |

A cada nova geração de consoles, os games de corrida tentam se aproximar cada vez mais do realismo, seja na simulação dos carros como funcionam no mundo real ou na apresentação de mundos enormes para serem explorados. No PlayStation 4, isso também significou novas abordagens, assim como o retorno de clássicos absolutos.
Assetto Corsa chegou ao PlayStation 4 com o mesmo modelo físico e de renderização do original, o que o torna uma das opções mais focadas no realismo entre os simuladores disponíveis para o console. Os DLCs, com pistas e carros adicionais, também foram chegando ao video game juntamente com atualizações gratuitas, focadas em marcas ou provas específicas.
2. Horizon Chase Turbo
A desenvolvedora gaúcha Aquiris se juntou a ninguém menos que Barry Leitch, o compositor da trilha sonora original de Top Gear, para entregar uma homenagem não apenas ao clássico, mas a toda a cultura automotiva virtual dos anos 1990. Com o sucesso da proposta inicial, vieram também outras, focadas na jogabilidade de games como OutRun.
Horizon Chase Turbo ganhou adeptos e um ciclo de vida longo, que culminou em seu maior conteúdo já lançado. Depois de perseguirem o horizonte ou viajarem com a capota aberta, os jogadores puderam assumir os volantes de Ayrton Senna em um modo totalmente inspirado em Super Monaco GP, com direito a circuitos similares aos da Fórmula 1 clássica e uma jogabilidade em primeira pessoa que nos encheu de nostalgia e saudade.
1. Gran Turismo 7
Descrito como o título mais intimista da franquia, a versão mais recente de uma das principais franquias das corridas digitais é também uma carta de amor do criador, Kazunori Yamauchi, à cultura automotiva. Reunindo toda a experiência dos anteriores, o exclusivo da Sony nos entrega o maior de todos e, também, um passeio pela história dos carros e seus criadores.
Gran Turismo 7 vai dos veículos de passeio até os monopostos de corrida, passando por décadas de desenvolvimento de motores, aerodinâmica e designs. Marcas japonesas, claro, são o maior foco, mas as ocidentais também estão presentes, juntamente com a estreia do nosso querido Autódromo de Interlagos em um game da série, que também tenta ser menos burocrático e mais aberto que os anteriores, incluindo modos musicais e um sistema de progressão que até exige as clássicas carteiras, mas não prende os jogadores a uma prova do Detran antes de partirem para as pistas.