10 melhores jogos baseados em filmes
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Muito se fala na adaptação de jogos para filmes, mas o contrário sempre existiu — e é tão tóxico quanto a sua contraparte. Os fãs já perderam as contas de quantos games ruins já jogaram baseados nas suas produções de Hollywood favoritas.
- 10 piores jogos baseados em filmes
- E.T.? Star Wars? Conheça o primeiro jogo que adaptou uma história dos cinemas
Fight Club, E.T. The Extra-Terrestrial, Bad Boys: Miami Takedown e diversos outros estão presentes entre nós para comprovar que é possível sim fazer um jogo fraco (ou até que tem potencial para falir a produtora, como o caso de E.T.), mesmo com a faca e o queijo na mão.
Porém, tem inúmeros jogos que saem da curva e adapta fielmente — ou, em alguns casos, de forma até melhor — os eventos vistos nos grandes filmes. E é isso que vamos celebrar aqui no Canaltech.
Veja a lista com os 10 melhores games baseados nos sucessos das telonas.
10. The Warriors
Se em 1979 o filme The Warriors brilhava nos cinemas, o jogo demorou para ser produzido. A Rockstar foi responsável pelo projeto e trouxe uma versão da clássica história das gangues de Nova York para o PS2, Xbox e PSP em 2005.
E você já cansou de saber que tudo que o estúdio bota a mão, vira ouro, não é? Isso podia ser visto com a adaptação do filme, que trouxe uma experiência imersiva com o seu beat ‘em up. Mesmo após 2 décadas, esta é considerada uma das melhores adaptações que já foram desenvolvidas.
9. The Mask
Se Jim Carrey fazia sucesso nos cinemas com O Máskara nos anos 1990, em 1995 o público recebia uma versão de sua aventura para o Super Nintendo. Na forma de “desenho animado”, víamos a jornada de Stanley Ipkiss com a icônica “Máskara” no confronto contra bandidos e diversas ameaças.
Em The Mask, se destacavam muito a trilha-sonora aclamada do filme, assim como o humor que marcou a infância de muitos naquela época. Seja no uso de sua mega buzina, tornados, metralhadoras e até na luva de boxe, muitos se divertiram com a adaptação de um filme divertido para os videogames.
8. Enter the Matrix
O jogo Enter the Matrix, lançado em 2003, fazia parte de um projeto multimídia que buscava expandir a forma como o público via a franquia cinematográfica. No projeto, os jogadores controlavam Niobe e Ghost em uma missão interconectada com a trama principal dos filmes.
Um dos pontos mais interessantes eram as cutscenes, que eram gravadas com os atores de verdade como sequências do aclamado longa-metragem. Porém, ele não se garantia só nisso: ação, gráficos e artes marciais fechavam um pacote mais do que completo para os fãs.
7. The Lord of the Rings: Return of the King
Com uma base de fãs colossal, The Lord of the Rings: Return of the King foi lançado em 2003 com um apoio grandioso de Peter Jackson e do elenco do filme para trazer o jogo definitivo da saga — como o próprio longa-metragem era para encerrar a trilogia que fez história nos cinemas.
O hack ‘n slash trazia os principais personagens contra o exército de Sauron, com modo cooperativo e diversos heróis para controlar. Lançado no PS2, GameCube, PC e no Xbox, ele permitia enfrentar os vilões, controlar elementos do cenário e trazer a experiência mais imersiva do universo de J.R.R. Tolkien.
6. X-Men Origins: Wolverine
O jogo de X-Men Origins: Wolverine de 2009 é um caso muito específico onde o jogo é muito melhor do que o filme — que amargura um péssimo lugar entre as histórias dos mutantes nos cinemas. Apesar de contar a mesma história, controlar Logan é mais divertido do que apenas assistí-lo nos cinemas.
A Activision acertou em cheio na adaptação, com um hack ‘n slash tão primoroso quanto o visto em jogos como Devil May Cry e God of War. Além disso, os jogadores não tinham censura e podiam ver os membros decepados, o banho de sangue e toda violência provocada pelo carcaju.
5. Aladdin
Houve uma época em que a Disney investiu pesado nos videogames e trouxe jogos como The Lion King, Pinocchio e Aladdin para os consoles 8-bit, 16-bit e portáteis. No caso do ladrão de Agrabah, o título de 1993 trazia uma aventura como plataforma 2D side-scroller para ninguém botar defeito.
Os jogadores podiam enfrentar guardas reais, escapar de um banho vulcânico no controle do tapete voador e encarar a ameaça de Jafar com uma fidelidade ímpar aos eventos da clássica animação. Ele se tornou tão marcante que foi remasterizado para todas as plataformas modernas, o que fez ressurgir sua base fiel de fãs.
4. LEGO Star Wars: A Saga Skywalker
Quando se fala em adaptação de filmes para jogos, a LEGO é mestre nesta arte. E em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker eles atingiram o estágio mais elevado deste tipo de projeto. O título adapta 9 longas-metragens, traz centenas de heróis e vilões das produções cinematográficas, séries e animações e faz um trabalho que beirou a perfeição.
Com um gameplay épico, muito humor e uma ampla ambientação na galáxia muito, muito distante, o game não é apenas uma das melhores recriações de Star Wars, como também um dos melhores jogos de toda a linha que nasceu nos anos 1990. Um marco e tanto, diga-se de passagem.
3. GoldenEye 007
Exclusivo de Nintendo 64, GoldenEye 007 foi um divisor de águas para a indústria gaming em 1997. É perfeitamente aceitável dizer que se temos jogos como Call of Duty, Battlefield e outros FPS de sucesso hoje, foi graças ao que James Bond e a Rare fizeram naquela época.
No título o espião seguia a história do filme 007 contra GoldenEye, com seus dispositivos e vários cenários da produção. Porém, mais do que isso, ele trazia um modo multiplayer extremamente divertido e que abriu o caminho para os demais estúdios trabalharem em projetos similares — Medal of Honor veio pouco tempo depois, em 1999, e reforçou a fórmula do sucesso.
2. The Godfather: The Game
A adaptação de O Poderoso Chefão veio na forma de The Godfather: The Game em 2006, com um toque da Electronic Arts para abordar uma das histórias da máfia nos cinemas mais aclamadas de todos os tempos. Imagina uma trama marcante com um gameplay similar a GTA? Era isso que tivemos.
No papel do inédito Aldo Trapani, você era apenas um aspirante que desejava subir no mundo do crime. E seu trabalho era claro: executar os serviços que o clã Corleone ordenava, nas ruas. Sua interconexão com alguns eventos importantes do filme são um grande destaque, que não atropela a obra original e ainda a enriquece.
1. Mad Max
Quando a Warner Bros. Games afirmou que faria um jogo que adaptava Mad Max, muitos achavam que ela recriaria em 1:1 os eventos de Mad Max: Estrada da Fúria. Porém, no jogo de 2015, eles foram além e trouxeram uma verdadeira sequência do que é visto no longa-metragem.
Mesmo que George Miller, cineasta que criou a franquia, não tenha gostado muito da experiência, ela formou milhares de fãs e encerrou a jornada do “guerreiro dos asfaltos” de forma majestosa — tanto que, para manter este universo vivo nos cinemas, eles apelaram para uma prequel (já que continuação já existe).
Excelentes jogos de filmes muito bons
Adaptar filmes para jogos parece ser uma tarefa um pouco menos ingrata do que o caminho contrário, com um punhado de experiências que marcaram a vida dos gamers: Scarface - The World is Ours, Spider-Man 2, Blade Runner, Toy Story 3, King Kong (baseado no filme de Peter Jackson) e diversos outros construíram mais do que cópias, mas sim verdadeiras obras imersivas.
Entre os 10 melhores jogos baseados em longa-metragens, temos:
- Mad Max
- The Godfather: The Game
- GoldenEye 007
- LEGO Star Wars: A Saga Skywalker
- Aladdin
- X-Men Origins: Wolverine
- The Lord of the Rings: Return of the King
- Enter the Matrix
- The Mask
- The Warriors
Leia também no Canaltech: