Publicidade

Marketing "curto e grosso": Sony vai esconder Wolverine até a última hora?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Insomniac Games
Divulgação/Insomniac Games

O único trailer de Marvel’s Wolverine deixou um gostinho para os fãs, mas a Insomniac Games pretende demorar um pouco mais para mostrar novos detalhes da aventura do carcaju. 

A companhia afirma que novas informações serão reveladas no 2º trimestre de 2026 — entre março e junho —, mas o público acha que o seu desenvolvimento segue com problemas ou até mesmo atrasado.

Porém, fiquem calmos: está tudo dentro do plano. Há um bom tempo a Sony abandonou o modelo de mostrar seus trailers por 3 anos e adotou a estratégia do “hype concentrado”. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Você sabe como ela funciona e como ela pode favorecer o lançamento de Marvel’s Wolverine? Nós do Canaltech vamos te contar e mostrar como isso tem ajudado os seus principais games a alcançar o sucesso.

Estudo de caso: o modelo "Spider-Man 2"

Vamos relembrar de Marvel’s Spider-Man 2: revelado em 2021, ele passou um longo período sem quaisquer detalhes ou demonstrações do seu gameplay e história. Muita gente só sabia que ele teria o Venom

Antes do seu lançamento em outubro de 2023, no mês de maio ocorreu um PlayStation Showcase que trouxe ele aos holofotes com 12 minutos de informações.

O material revelou a dinâmica entre Peter e Miles, a ameaça de Venom, a presença de Kraven e vários dados do que o público veria dentro da experiência. 5 meses depois, todos já estavam com ele em mãos.

Ao invés de 3 anos com detalhes diluídos, trailers curtos e coisas do tipo, foi menos de um semestre no qual a aventura foi mostrada de fato e sua chegada. Um tempo curtíssimo, diga-se de passagem.

Porém, foi o suficiente para manter o hype do jogo da Sony no teto. Além de economizar milhões em marketing prolongado, evitou que o público analisasse demais e encontrasse downgrades (lembra das poças de água em Marvel’s Spider-Man?). A aventura do carcaju seguirá a mesma cartilha.

Continua após a publicidade

Cronograma desafiador

Os eventos State of Play são mais gerais e muitos sequer são focados nos jogos produzidos pelos estúdios da Sony. No entanto, um PlayStation Showcase entre maio ou junho de 2026 seria a oportunidade ideal para mostrar o que esperar de Marvel’s Wolverine.

Seria o suficiente para gerar empolgação no público e mantê-la até o possível lançamento em setembro de 2026. Com comerciais, vídeos menores e ações pontuais, o mutante poderia chamar a atenção o bastante para conquistar os fãs da Marvel, do PS5 e de quem precisa de um grande AAA na plataforma.

Continua após a publicidade

Além disso, tem um grande fator chamado GTA 6. Marcado para novembro de 2026 (por enquanto), ele será um colosso de vendas e vai atropelar qualquer título que estiver em seu caminho — ao menos até meados de janeiro ou fevereiro de 2027.

Assim, entra a estratégia de sobrevivência da Sony: lançar Marvel’s Wolverine e vender o máximo que puderem no período de 60 dias. Assim, não são atingidos pelo novo título da Rockstar e alcançam o seu objetivo com o game. 

"Fadiga de trailer" e spoilers

Há uma tendência nos estúdios, tanto de jogos quanto de filmes, de mostrar “demais” suas obras nos trailers. O grande problema é que isso entrega muitos spoilers e estraga por completo a experiência daquilo que propuseram.

Continua após a publicidade

A Insomniac Games, desenvolvedora responsável por Marvel’s Wolverine, aprendeu da pior forma que quanto mais segurar a informação, melhor. Após os vazamentos criminosos de 2023, eles compreenderam que precisam trazer surpresas para proteger a narrativa de suas experiências.

Entregar detalhes também ajuda a criar expectativas, que se não são bem-administradas podem afundar aquilo que eles desejam apresentar. Tanto de gameplay quanto da sua trama, é importante manter o melhor para a parte mais importante: o momento em que a pessoa vai jogar.

Quando o trailer for divulgado em maio ou junho, ele precisa ser devastador. Trazer violência, gameplay real, data de lançamento e muito mais — tudo de uma vez só. O impacto de uma “bomba atômica” será muito maior do que a vista de 10 trailers pequenos e que entregam demais.

Continua após a publicidade

A ausência é uma dádiva

O sumiço de Marvel’s Wolverine no State of Play de fevereiro não é um atraso, mas sim uma estratégia de cronograma que já mostrou sucesso antes e trará ainda mais alegrias — para a Sony, à Insomniac e para você.

Respire fundo e pode descansar tranquilamente. Quando o estúdio começar a falar, não vai parar mais até que você já esteja com ele em seu videogame. Com empolgação e certamente curioso pelo que vai encontrar na experiência.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade