Mario vs Sonic: Nintendo tinha regra rígida sobre posição dos rivais
Por Diego Corumba |

O ex-desenvolvedor da SEGA, Ryoichi Hasegawa, revelou em entrevista na última semana que a Nintendo era muito incisiva sobre o posicionamento do Mario comparado ao Sonic — mesmo em crossovers. Para a companhia, o seu mascote sempre deveria estar na frente.
- O que foi a Guerra de Consoles nos anos 1990?
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
Ao canal de YouTube Arcade Attack Retro Gaming Network, o produtor de localização de Mario & Sonic at the Olympic Games (2007) pontuou que a Big N exigiu a sobreposição de seu personagem ao ouriço azul em todo o material promocional (artes de capa, manuais, no disco etc.).
“Havia um pequeno erro: o pé do Sonic estava na frente do pé do Mario e a Nintendo exigiu que alterássemos a prioridade”, afirmou Hasegawa.
Ele revelou também que fizeram a mudança sem qualquer contestação, já que não cumprir com a exigência poderia encerrar o acordo entre Nintendo e SEGA para o crossover.
Nintendo é superprotetora com Mario
Sonic é conhecido por ser um dos seres mais velozes de toda a história dos videogames, logo, sua liderança em uma corrida com Mario seria mais do que compreensível. No entanto, não é questão de lógica dos games, mas sim de marketing.
Nesta época, os jogos do ouriço azul estavam longe de serem populares. Era um período sombrio, com muitas críticas da mídia especializada e dos fãs da franquia — com bombas como Sonic the Hedgehog (2006) e o port do 1º game para o Game Boy Advance.
Pelo lado contrário, Mario nunca “saiu de moda”. A Nintendo tinha lançado Super Mario Galaxy, que foi um grande sucesso no Wii e fazia sentido manter o personagem em destaque. Embora pareça protecionismo, a decisão também refletia o momento de mercado.
Leia também no Canaltech: