Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lembra do jogo Pong? Conheça a história e curiosidades deste clássico do Atari

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Novembro de 2021 às 18h08

Link copiado!

Unsplash/Feelfarbig Magazine
Unsplash/Feelfarbig Magazine

Pong está fazendo aniversário! Mas, olha só não é “Pongue” de “Pingue-Pongue” (tênis de mesa). Na verdade, estamos falando de um dos grandes sucessos do videogame Atari. Lançado em 29 de novembro de 1972, ele foi um dos primeiros jogos lucrativos da história, projetado para funcionar nas famosas máquinas de arcade. Sabe aquelas máquinas dos saudosos fliperamas? Eles eram muito legais!

Você já deve ter ouvido falar do Pong! Ele é aquele famoso jogo da “Bolinha” onde dois jogadores simulam uma partida de tênis de mesa. Daí você só precisa bater a bolinha para o outro lado da tela para marcar pontos, então, o jogador que chegasse primeiro em 10 pontos era o vencedor.

Foi assim que usando um estilo simples e fácil de aprender a jogar, Pong marcou a história dos videogames mostrando como um título pode fazer muito sucesso e se tornar uma referência no mercado. Mas, como tudo isso começou? Olha só!

História e curiosidades do jogo Pong

Criado por Allan Alcorn (engenheiro e cientista da computação), o que parecia ser uma ideia “simples” se mostrou ser algo genial. Pong foi desenvolvido em meio a testes realizados pelo engenheiro quando ele ainda não tinha tanta experiência em jogos eletrônicos.

Foi aí que Nolan Bushnell (fundador da Atari) resolveu fazer alguns ajustes pontuais para deixar o jogo mais acessível. Então, melhorando o ângulo da câmera e deixando a física da bolinha mais previsível, o jogo foi ficando mais intuitivo e ganhando forma.

Além disso, Bushnell também adicionou efeitos sonoros simples e aumentou um pouco a velocidade das raquetes para deixar o jogo “mais desafiador” na medida certa. Foi assim que, em 29 de novembro de 1972, a primeira máquina do Pong foi instalada em San Francisco, em um “barzinho” ao lado da sede da Atari, no estado norte-americano da Califórnia.

Bem legal, né? Na época, nem dava para imaginar no grande sucesso que o jogo seria. Hoje, Pong completa 49 anos. Gostou dessa curiosidade? Compartilhe essa matéria com seus amigos!