Publicidade

Kojima sugeriu o uso de cross-save nos games há 10 anos

Por  • Editado por  Bruna Penilhas  | 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação
Hideo Kojima

O designer de jogos Hideo Kojima pode ter sido um dos primeiros desenvolvedores a sugerir a tecnologia de cross-save 10 anos atrás. O recurso permite que seus dados e progressão fiquem salvos entre diversas plataformas — por isso, também é chamado cross-progression.

Como de praxe, o criador de Death Stranding falou sobre o assunto em posts no Twitter. Confira abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Uma década atrás, havia 2 opções. Você joga no console? Ou o carrega com você em um dispositivo portátil? Não havia smartphones de ponta como os que temos hoje, mas sim 'celulares tradicionais'.Então, o que eu propus foi uma função de 'transferência', que permitiria aos usuários continuarem jogando o mesmo título em todas as plataformas. Não foi bem compreendido, mas agora é comum.”

Provavelmente, Kojima se refere à função “Transfarring”, incluída em Metal Gear Solid: HD Collection, de 2011. O recurso permitia que o progresso nos jogos ficasse salvo entre o PSP (PlayStation Portable) e o PlayStation 3.

De fato, o cross-save não era nada comum nos games há 10 anos. Porém, isso não significa que Kojima tenha inventado a tecnologia: os primeiros jogos com o recurso são de 1998, como informa o GamesRadar+, embora muito diferentes do que acontece nos jogos atuais.

O que pode ter acontecido, também, é o sentido original da mensagem ter ficado confuso devido a um erro de tradução — afinal, o idioma primário de Kojima é japonês. Ele cita celulares, dando a entender que o cross-save seria entre um console e um smartphone, por exemplo.

Seria Hideo Kojima um homem à frente de seu tempo? Ou ele apenas se perdeu nas palavras?

Fonte: GamesRadar+