Publicidade

10 jogos que surpreenderam em 2025

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

O ano de 2025 trouxe grandes jogos e lançamentos, mas também ações que surpreenderam bastante os fãs ao redor do planeta. E isso consolidou este como um período de muitas mudanças, seja com a direção para a qual a indústria segue e suas principais franquias.

Para celebrar estas surpresas que mudaram o status quo dos videogames, reunimos alguns títulos que representam bem tudo o que vai ser diferente daqui em diante — ou seja, apresentaram elementos que impactaram o público e vão virar tendência a partir dos próximos anos.

Confira abaixo os 10 jogos que surpreenderam durante 2025 e que podem causar mudanças bruscas para a forma como vemos este mercado no futuro:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Blue Prince

Lançado sem uma grande ação de marketing ou qualquer coisa que chamasse a atenção, Blue Prince despontou como um dos únicos que alcançaram a nota acima dos 90 em plataformas como o Metacritic no 1º semestre. 

Ele foi responsável por mostrar ao público como os jogos independentes estavam em um ponto de virada e que tinham potencial para serem tão grandiosos quanto os grandes projetos AAA. Com história tocante e muitos quebra-cabeças, ele encantou uma legião de fãs ao redor do mundo. 

9. Death Stranding 2: On the Beach

Muito se espera de Hideo Kojima e seus jogos, mas Death Stranding 2: On the Beach foi uma grande virada de chave na forma como ele conduz suas experiências. Ele ouviu as reclamações da comunidade e transformou a aventura em um verdadeiro entretenimento aos jogadores.

Ele pegou tudo o que deu certo no anterior, mas mudou aspectos que foram chamados de “entediantes” no antecessor: combates e ferramentas de travessia se tornaram mais dinâmicos e trouxeram uma diversão maior — o que pegou muitos de surpresa, principalmente quem esperava “mais do mesmo”. 

Continua após a publicidade

8. Dispatch

A “fórmula Telltale” cansou muita gente nos anos 2010, mas quem diria que Dispatch apresentaria algo do gênero que seria responsável por trazer tanto carisma em pleno ano de 2025? O projeto da AdHoc Studio entregou personagens densos e cheios de atitude, o que cativou muita gente.

No fim, mesmo que ele não tenha recebido prêmios nem nada do gênero, ficou a sensação de que a grande surpresa está no coração aquecido que ele consegue deixar ao fim de sua narrativa. Se os jogos narrativos e super-heróis se tornaram “cansativos”, este game mostrou que o caminho pode ser revertido.

Continua após a publicidade

7. Ace Attorney: Phoenix Wright Trilogy

Ué, Ace Attorney: Phoenix Wright Trilogy não foi lançado em 2025, não é? Porém, ele surpreendeu muita gente no Brasil ao ter disponibilizado uma atualização com a localização para todos os seus diálogos em português. Isso mexeu com o coração de muitos e manteve a chama da franquia acesa entre os fãs neste ano.

Pensa bem, os jogos originais foram lançados entre 2001 e 2007. A versão remasterizada chegou ao público em 2019. A Capcom podia muito bem ter deixado isso para lá, como TODAS as demais. No entanto, a ação trouxe esperanças e mostrou que é possível sim revisitar alguns títulos e acrescentar acessibilidade.  

Continua após a publicidade

6. Absolum

Hoje existe roguelite para tudo. Metroidvanias, jogos de ação, ARPGs e tudo mais. Apesar disso, Absolum foi além e trouxe um beat ‘em up com elementos do gênero — o que pegou muita gente desprevenida e gerou encantamento por suas mecânicas que funcionam muito bem dentro deste gênero.

Ele é produzido pela Dotemu (de Streets of Rage 4, TMNT Shredder’s Revenge e Marvel Cosmic Invasion), o que garante que a categoria é muito bem representada com um fator extra: o “replay infinito”. Seja pelos punhos ou com muita magia, o objetivo é derrotar o Rei Sol com todas suas forças. 

Continua após a publicidade

5. Gears of War Reloaded & Forza Horizon 5

Quando se falava em fim da exclusividade, era esperado que a Microsoft migrasse parte de suas franquias para PlayStation e Nintendo — contanto que mantivesse as suas 3 principais embaixo dos braços: Gears of War, Halo e Forza

No entanto, esta história caiu de forma rápida e sem pudores. A produtora não perdeu tempo e lançou Forza Horizon 5 e Gears of War Reloaded no PS5, com o anúncio do remake de Halo que também chegará na plataforma da Sony. Com isso, gerou grandes controvérsias (porém, a estratégia funcionou: FH5, por exemplo, se tornou um dos games mais vendidos de todo o ano na rival). 

Continua após a publicidade

4. MindsEye

Nem só de surpresas boas os jogadores viveram em 2025, certo? Produzido por um dos criadores de GTA e com todo um grande investimento por trás, MindsEye prometia bastante e era uma das experiências que o público estava de olho. Ainda assim, tudo isso ficou no papel. No fim, o game foi um fracasso total.

Com mecânicas rasas, problemas técnicos e uma história fraquíssima, o estúdio sentiu o peso de afirmar algo para os fãs e entregar algo completamente diferente. A lição de moral é: quem entrega tudo, muitas vezes nem sequer se gaba antes da hora (ou depois). 

Continua após a publicidade

3. Hollow Knight Silksong

Após anos sem data ou qualquer detalhe importante, muitos levaram Hollow Knight Silksong como uma “lenda urbana”. Algo que poderia sair um dia, mas que talvez nem estivéssemos vivos para vê-lo em execução. No entanto, a Team Cherry surpreendeu ao trazê-lo de forma veloz e furiosa.

Quando as informações chegaram, faltavam poucas semanas para seu lançamento. Ele estaria disponível no Xbox Game Pass. Foi uma bagunça imensa e criou-se ainda mais expectativas. Resultado: Steam, PlayStation Store, Loja Xbox e Nintendo eShop quebraram com o excesso de acessos. E sabe o que é o pior: ele realmente é excelente e merecia esta atenção.

Continua após a publicidade

2. Donkey Kong Bananza

Ainda no tema “lendas”, Donkey Kong Bananza vem de uma grande incerteza dentro da franquia. O último jogo do personagem foi lançado em 2014, com uma distância gigantesca para os fãs do gorila mais querido da história da Nintendo. Muitos pediam, mas a companhia fingiu muito bem que não ouvia os clamores.

De repente, durante o anúncio do Nintendo Switch 2, chegou a grande surpresa para o público: um título épico e que permitiria algo antes inédito em um jogo de plataforma, a possibilidade de quebrar tudo que está em seu caminho (em todas as direções). Isso gerou uma grande comoção e impactou bastante os fãs, o que resultou em um sucesso para o símio. 

Continua após a publicidade

1. Clair Obscur: Expedition 33

O jogo Clair Obscur: Expedition 33 é a verdadeira definição de uma experiência que tomou todos de surpresa. Com uma atenção até “mediana” antes de seu lançamento, quando ele chegou virou uma verdadeira sensação entre os fãs de JRPG e os jogadores que buscavam uma história imersiva.

Com gráficos e mecânicas impactantes e que mantiveram as pessoas entretidas, ele se tornou o centro das atenções em pouco tempo. Por mais que ele conte com um time estelar (seja de desenvolvedores quanto as vozes que atuam como os personagens), o fato de ser um jogo independente o alavancou como o “azarão” nas principais disputas e deu a ele o título de GOTY.

Continua após a publicidade

Os jogos que mais surpreenderam em 2025

Entre boas, ruins e excelentes surpresas, 2025 foi um ano incrível para quem é apaixonado pela indústria de jogos. Os 12 meses impactaram bastante e prometem revolucionar a forma como enxergamos o futuro de tudo isso. E os games responsáveis por isso são:

  • Clair Obscur: Expedition 33
  • Donkey Kong Bananza
  • Hollow Knight Silksong
  • MindsEye
  • Gears of War Reloaded & Forza Horizon 5
  • Absolum
  • Ace Attorney: Phoenix Wright Trilogy
  • Dispatch
  • Death Stranding 2: On the Beach
  • Blue Prince

Leia também no Canaltech: