Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jogos retrô disponíveis em consoles atuais

Por| Editado por Bruna Penilhas | 26 de Dezembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Jogos retrô disponíveis em consoles atuais
Jogos retrô disponíveis em consoles atuais

O anúncio de novidades sobre retrocompatibilidade é uma conversa que passa pela preservação dos games antigos. Dar suporte a antigos formatos ou títulos de plataformas anteriores não costuma ser algo muito querido pelas fabricantes de consoles, tanto por aspectos tecnológicos quanto pela própria viabilidade, principalmente quando estamos falando em cartuchos e discos antigos. Ainda assim, é história e ela foi feita para ser preservada.

Muitas vezes, a preservação é feita por meio de remakes que não agradam tanto ou remasterizações caras ou a toque de caixa, que acabam, em alguns casos, até substituindo as versões originais nas lojas das plataformas. Cabe aos fãs, no final das contas, manter a memória viva, enquanto as próprias distribuidoras parecem não desejar fazer isso. Mas nem sempre, felizmente.

Nesta lista, reunimos 10 opções de títulos que são acessíveis nos consoles atuais e de forma mais próxima possível de seus lançamentos originais.

Continua após a publicidade

10. Final Fantasy VII

Começamos com um ícone absoluto da era PlayStation. Uma das obras-primeiras da Square Enix, que na época atendia apenas como Squaresoft, é constantemente considerado um dos melhores e mais influentes jogos de todos os tempos. Com história e jogabilidade que mudaram não apenas a cara do gênero, mas também de toda a indústria, este é daqueles quase obrigatórios na lista de qualquer jogador.

Enquanto o remake tem suas próprias qualidades, únicas e impressionantes, a versão original também segue disponível. Os gráficos são estilizados e remasterizados, mas ainda trazem o estilo antigo, juntamente com a trilha sonora e a jogabilidade por turnos, preservando a experiência de Final Fantasy VII em um raro caso em que a nova versão convive lado a lado com a antiga.

Continua após a publicidade

O game foi lançado originalmente em 1997 para o PS1. Hoje, ele segue disponível em versões para PlayStation 4, Xbox One, Switch, iOS e Android.

9. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Puxamos o assunto de jogos que mudaram tudo, com esse sendo mais um grande exemplo. Até hoje considerado um dos melhores de sua franquia e também de todos os tempos, a odisseia de Link no Nintendo 64 trouxe a saga para o mundo tridimensional de forma icônica, com uma trilha sonora que marcou época e uma viagem pelo tempo que surpreende até hoje.

Continua após a publicidade

A Nintendo sempre reconheceu essa importância e manteve o game disponível em consoles subsequentes ao original, ainda que os jogadores interessados o tivessem que comprar novamente. Isso vale, inclusive, para a atual geração, com The Legend of Zelda: Ocarina of Time sendo uma das estrelas da lista inicial de jogos do Nintendo 64 a chegarem ao pacote adicional do serviço online do Switch.

É lá que ele pode ser jogado até hoje, de forma exclusiva. Outros games de Nintendo 64 disponíveis no serviço são Star Fox 64, Super Mario 64, Mario Tennis, Yoshi’s Story e Paper Mario, também em suas versões originais.

8. Donkey Kong Country

Continua após a publicidade

Ainda no Nintendo Switch Online, este é um dos destaques da seleção de títulos do Super NES. Um dos clássicos absolutos da plataforma e responsável por trazer um antigo e querido personagens de volta aos holofotes, o título que surpreendeu pela beleza gráfica e pelo estilo que simulava o 3D em uma época em que isso ainda era raro chama a atenção até hoje, tanto pela jogabilidade quanto pelo visual.

Donkey Kong Country traz o personagem título e Diddy Kong em uma busca por bananas que foram roubadas. Entre navios piratas, praias paradisíacas e cavernas, a Nintendo atingia a excelência em um estilo de plataforma no qual ela sempre foi um grande nome, enquanto entregava temas sonoros que se tornaram clássicos e formava o caminho para as gerações que viriam a seguir.

Como dito, Donkey Kong Country é uma das ofertas de SNES do serviço Nintendo Switch Online, podendo ser baixado e jogado no console pelos assinantes. A lista de dezenas de jogos disponíveis também inclui as duas sequências com o personagem, assim como Super Mario World, Star Fox, F-Zero e Breath of Fire, entre outros.

7. Street Fighter II

Continua após a publicidade

O clássico dos games de luta mudou o jogo tanto dos fliperamas quanto dos arcades quando foi lançado em 1991. Uma sequência de uma franquia que quase ninguém conhecia acabou se tornando um dos exemplos máximos do que é vídeo game, alçando a Capcom ao posto de desenvolvedora do alto panteão do mercado e, claro, gerando atualizações, modificações e relançamentos que acontecem até hoje.

Um dos mais recentes e acessíveis é o Capcom Arcade Stadium, coletânea que traz títulos clássicos lançados pela empresa nos fliperamas ao longo dos últimos 30 anos. Street Fighter II aparece em três versões, com a original e também expansões com novos personagens e mecânicas de jogabilidade preservadas como em seus lançamentos originais.

O pacote está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, podendo ser comprado de forma integral ou em partes por valores mais baixos. Capcom Arcade Stadium também inclui Captain Commando, Ghouls ‘n Ghosts, Bionic Commando, Strider e Final Fight, entre outros.

Continua após a publicidade

6. Resident Evil CODE: Veronica

Em um momento em que a série passa por inúmeros remakes seguidos de novos episódios, o passado acaba ficando cada vez mais de lado. Prova disso é que, desde a geração do PS4 e Xbox One, não é mais possível jogar oficialmente os títulos clássicos da franquia, lançados originalmente para o primeiro PlayStation e disponíveis, apenas, na PS Store.

O renegado Resident Evil CODE: Veronica é exceção, mas uma que pode ser aproveitada apenas pelos donos de Xbox. O título, em sua versão remasterizada, está disponível via retrocompatibilidade com o Xbox 360 até mesmo no Series X|S, com a trama de Claire Redfield ainda em busca de Chris, seu irmão, enquanto desvenda os segredos da Umbrella, podendo ser experimentada até os dias de hoje.

Continua após a publicidade

O game chegou a ser dado gratuitamente aos assinantes da LIVE Gold em 2021, em uma versão que preserva os aspectos do original, mas adiciona efeitos de iluminação. No PlayStation 4, ele também pode ser jogado em uma versão mais próxima de seu lançamento, em 2000, a partir da retrocompatibilidade do console com o PS2.

5. Mega Man

Completando o bloco de relançamentos da Capcom, o robô azul foi um dos que recebeu pacotes em grande estilo nos anos recentes, ao mesmo tempo em que nada de novo protagonizado por ele era feito. Pelo menos, os novos e velhos fãs têm algo para passar o tempo enquanto aguardam mais alguns anos até títulos inéditos.

Continua após a publicidade

Praticamente todos os games principais estão disponíveis nos consoles atuais. Em 2015, a sequência de coletâneas começou com a Mega Man Legacy Collection, que trouxe os seis primeiros títulos do personagem, e foi seguida por um pacote adicional em 2015, com mais quatro. Por fim, outra dupla de relançamentos reuniu a série X em 2018, trazendo a marca que começou no Super Nintendo e é considerada por muitos aficionados como melhor que a principal.

Todos os títulos da Legacy Collection estão disponíveis em versões PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

4. Doom

Continua após a publicidade

Quando falamos em clássicos disponíveis nas plataformas atuais, fica difícil deixar este de fora. Afinal, estamos falando de um game que definiu o gênero dos games de tiro em primeira pessoa, assim como deu suas pernadas pelo mundo da realidade virtual. Até hoje, ele permanece vivo e bem, enquanto sua franquia segue forte e arrebanhando até premiações ao longo dos últimos anos.

O legado é forte e os jogadores atuais podem perceber isso de perto com uma plena disponibilidade não apenas do Doom original como também suas sequências e até versões exclusivas para certos consoles, incluindo seu surpreendente lançamento para o Nintendo 64. Entre edições gratuitas que acompanham os títulos mais recentes ou pacotes individuais, tem para todo mundo que quiser conhecer como a sanguinolência começou.

O primeiro Doom, assim como suas continuações, têm versões disponíveis no PC, PlayStation 4, Xbox One (presentes no Game Pass, inclusive) e Nintendo Switch.

Continua após a publicidade

3. O Rei Leão

Quem jogou o game baseado no clássico da Disney, lançado em 1994 para o Super Nintendo, nunca se esqueceu. E isso se deve tanto pela beleza do próprio título, que fazia o máximo para emular a arte dos cinemas em nossos consoles domésticos, quanto pela dificuldade absurda, que fez com que a música “O que Eu Quero Mais É Ser Rei” ficasse grudada em nossas cabeças, ao lado de um punhado de ódio.

The Lion King retornou recentemente aos consoles atuais como parte da coletânea Disney Classic Games, lançada inclusive em mídia física no Brasil. O pacote reuniu tanto o jogo de Simba quanto outro clássico, Aladdin, com direito a versões para diferentes consoles, remasterizações e também preservações do original.

O game está disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

2. The Dig

Um dos primeiros passos de Steven Spielberg no mundo dos games aconteceu em 1995, em um clássico absoluto dos adventures para PCs. Parte da época de ouro da LucasArts, o título também conta com elenco encabeçado por Robert Patrick (O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final) e altos valores de produção que, para a época, eram raríssimos em um game.

A história da missão de uma equipe de astronautas para desviar um meteoro em rota de colisão com a Terra se transforma em expedição arqueológica quando os restos de uma civilização antiga são descobertos. Em Cocytos, em uma galáxia distante, Boston Low (Patrick) e sua equipe usarão de sua experiência e inteligência para descobrir o que aconteceu e, principalmente, como voltar para casa.

The Dig segue como exclusivo dos PCs, com relançamento em 2009 disponível no Steam e com todos os seus aspectos originais.

1. Sonic The Hedgehog

Quando se fala em ícones do passado que permanecem até hoje, é difícil excluir o ouriço azul. Protagonista de dezenas de games, com participações especiais em diversos outros e uma série de filmes impressionantemente divertida, o mascote da SEGA sobrevive mesmo quando a empresa deixou de ser uma fabricante de consoles e protagonista de uma guerra mercadológica que tomou toda a década de 1990.

Sonic era a antítese de Mario, investindo na velocidade e em cenários gigantescos, que poderiam ser explorados de diferentes maneiras. O primeiro game, lançado em 1991, permanece como um dos melhores de todos os tempos e, como tal, é disponibilizado pela SEGA a torto e a direito, com a coleção Mega Drive and Genesis Classics sendo uma das melhores formas de jogar o título nos dias de hoje.

Sonic The Hedgehog é, na realidade, apenas a porta de entrada para um passeio pelos melhores games da plataforma. O pacote disponível para PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch traz mais de 50 games e recursos exclusivos, como multiplayer online e diferentes versões. Da lista, também fazem parte nomes de peso como Streets of Rage, Shadow Dancer: The Secret of Shinobi, Altered Beast, Kid Chameleon, Columns e tantos outros, incluindo as sequências do ouriço azul para o Mega Drive.