Publicidade

10 jogos que enganaram os jogadores com trailers de anúncio irreais

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Nós temos essa frase "o golpe tá aí, cai quem quer" e ela pode ser usada no mundo dos games também. Se você joga há, pelo menos, uns 15 anos, já deve ter visto diversos trailers de lançamento de jogos. Alguns mostrando o que você realmente teria em sua tela quando fosse jogar, mas outros foram mais para o lado "pegadinha do malandro yeah yeah", enganando completamente os jogadores.

Existem trailers que fizeram com que você acreditasse que aquele determinado personagem seria o principal por todo o jogo, como aconteceu com Metal Gear Solid 2 e The Last of Us Part II, ou ainda aqueles mostraram gráficos fora da curva e gameplay super refinado, mas quando chegaram, não eram nada disso. Vamos focar nesse segundo grupo e você pode conferir a seleção do Canaltech abaixo.

1. Call of Duty 2

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Começando com um clássico, um comercial de menos de 30 segundos de Call of Duty 2 para Xbox 360 enganou muita gente na época ao mostrar cenas pré-renderizadas, simulando um gameplay real, bem longe do que o game realmente entregaria em termos de realismo visual e de gameplay.

Em 2005 era muito mais fácil enganar, já que estamos falando de 20 anos atrás. Era a transição para a nova geração da época, então muitos não faziam ideia do que a Activision realmente entregaria. O trailer foi tão enganoso, que órgãos reguladores dos EUA chamaram a atenção do estúdio.

2. Cyberpunk 2077

Um dos casos mais recentes da indústria de games. Depois de um teaser publicado em 2013, ainda antes do lançamento de The Witcher 3, a CD Projekt Red divulgou o segundo teaser na E3 de 2018, mostrando um mundo vivo e gigante, algo que gerou uma expectativa enorme entre os jogadores.

Dois anos depois, o game chegava longe do que havia sido prometido e isso foi um baque, consagrando Cyberpunk 2077 como um dos priores lançamentos da história. Não só os gráficos eram ruins, como o game estava em um estado totalmente quebrando, sendo necessário anos de atualizações para entregar o produto final.

3. The Day Before

Continua após a publicidade

Esse se encaixa perfeitamente na expressão "o golpe tá aí, cai quem quer". Vindo de um estúdio desconhecido, prometendo belos gráficos em uma experiência de mundo aberta com outros jogadores como nenhum outro estúdio grande ainda havia mostrado, The Day Before entrou para a história.

No lançamento em dezembro de 2023, o mundo dos games ficou perplexo com o golpe, já que o produto final estava a anos luz de chegar perto do primeiro trailer divulgado, gerando muita fúria e memes internet afora. O game mal durou um mês e foi retirado de todas as lojas.

4. No Man's Sky

Continua após a publicidade

Mais uma história de redenção como Cyberpunk 2077, exceto que nesse caso, o tempo para essa redenção acontecer foi maior. Na E3 de 2014, dois anos antes do lançamento do game, No Man's Sky ganhou seu primeiro trailer de gameplay, prometendo batalhas espaciais, variedade de planetas com fauna e flora detalhadas, tudo funcionando de forma extremamente fluída.

A verdade é que quase nada disso foi entregue. Graficamente falando, não houve tanta discrepância assim, então o maior problema foi nas mecânicas de gameplay e o fato de que o jogo chegou com muitos bugs. Quase 10 anos depois, o game já foi corrigido e segue recebendo muitas novidades com frequência, algo que tem rendido até alguns prêmios ao estúdio Hello Games pelo suporte contínuo.

5. Aliens: Colonial Marines

Continua após a publicidade

Antes da Sega lançar Alien Isolation, o melhor jogo baseado na série de filmes e um dos melhores jogos de terror da história, Alien: Colonial Marines chegou em 2012, para a tristeza de quem assistiu ao trailer de revelação no ano anterior e criou muita expectativa.

Mas realmente era possível criar expectativa, porque o trailer era bom, enganando todo mundo com os gráficos, eventos durante o gameplay (todos controlados para o trailer), cadência de ação e terror interessante, quase nada disso foi entregue, e o pouco que chegou ao jogo final, foi "nerfado".

6. Anthem

Continua após a publicidade

O primeiro trailer de gameplay divulgado em 2017 apresentou um Anthem incrível, com gráficos belíssimos, mecânicas de gameplay que empolgavam, interações realistas com NPCs, algo realmente diferente e único. Isso tudo, claro, gerou grande expectativa, mas a EA entregou pouquíssimo do que foi mostrado no fim das contas.

Anthem chegou como um jogo tedioso, com poucas interações, ação que não chegava perto do que foi mostrado no trailer e downgrade gráfico, fator mais comum em relação a trailers que prometem, mas não entregam. Os desenvolvedores nem tentaram muito para fazer do jogo algo melhor, como aconteceu em alguns casos dessa lista, e por isso e foi esquecido rapidamente.

7. Dead Island

Continua após a publicidade

Considerado um dos melhores trailers de games já feito, com uma direção incrível que emociona qualquer um, Dead Island se mostrou algo que, definitivamente, não seria, mas ninguém fazia ideia. O jogo mostra uma situação acontecendo de traz para frente, dando a entender que se tratava de um jogo de terror mais focado na dramatização e tensão.

Mas depois que os primeiros trailers de gameplay saíram, ficou claro que se tratava de um jogo de ação de mundo aberto, com uma leve pitada de sobrevivência. Além disso, o estilo artístico da cinemática não tinha nada a ver com os gráficos do jogo. Mas, indiscutivelmente, a diferença do tom do jogo com o do trailer foi o maior impacto para os jogadores.

8. Bioshock Infinite

Continua após a publicidade

O primeiro trailer de Bioshock Infinite foi revelado há 15 anos, e ele mostrava algo extremamente diferente dos dois jogos anteriores. Em vez de uma aventura escura, sombria, debaixo do oceano, o terceiro game levava ao jogador a um mundo que voava, e que prometia dar muita liberdade na exploração, com muitas possibilidades de movimentação na exploração do local.

Acontece que o jogo passou por várias mudanças no desenvolvimento, e muitas coisas foram mudadas e ele chegou como um shooter em primeira pessoa linear, limitado, que oferecia poucos espaços abertos, bem diferente do primeiro trailer. Como Dead Island, o trailer foi uma cinemática e esse tipo de divulgação tinha uma capacidade ainda maior de enganar em tempos antigos.

9. The Division

Continua após a publicidade

E se você pensou que a Ubisoft ficaria de fora, não tem como, né? O estúdio francês já tem fama de enganar com trailers e The Division é um dos maiores exemplos. O primeiro gameplay revelado na E3 de 2013 mostrou uma Nova Iorque aberta extremamente realista, com muitos detalhes para todos os lados.

Isso não se sustentou quando o game chegou em 2016 e o downgrade gráfico foi monstruoso. O jogo apresentava os melhores reflexos via rasterização, em uma época que antecedia ray tracing em jogos, mas isso passou longe do produto final. A frustração foi generalizada, embora o jogo tenha construído uma boa base de jogadores.

10. Watch Dogs

Continua após a publicidade

Fechando a lista com dobradinha da Ubisoft, temos Watch Dogs. Eu fui vítima de alguns desses trailers, mas nenhum me pegou mais como esse título. O trailer era tão incrível, que eu comprei o game na pré-venda em 2014. Eu e muitos jogadores foram enganados, já que os vários detalhes incríveis, graficamente falando, foram retirados da versão final.

O trailer de gameplay divulgado na E3 de 2013 mostrava algo que parecia que estava a anos de chegar à indústria de games, e realmente estava. A essência do jogo está no trailer, mas os visuais só chegaram ao jogo graças à comunidade de modders muitos anos depois. Inclusive, recomendo muito, já que transforma a experiência totalmente e ainda é bonito até hoje.

Trailers são uma forma de marketing para gerar expectativa no público alvo e gerar o desejo de compra. Muitos jogos já nos enganaram, mas essa é a nossa escolha:

Continua após a publicidade
  1. Call of Duty 2
  2. Cyberpunk 2077
  3. The Day Before
  4. No Man's Sky
  5. Aliens: Colonial Marines
  6. Anthem
  7. The Division
  8. Watch Dogs

Veja mais do CTUP: