Publicidade

10 jogos que definiram o Xbox

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Divulgação/Microsoft, Koei Tecmo)
(Divulgação/Microsoft, Koei Tecmo)

Em 2001, os rumos do mercado de jogos mudaram completamente. Uma empresa estadunidense voltaria aos holofotes da fabricação de hardware pela primeira vez desde a Atari: a Microsoft, corporação líder no segmento de tecnologia para computadores, apresentou o curioso Xbox, o mais novo competidor do Dreamcast, GameCube e PlayStation 2.

O começo do Xbox na indústria de videogames não poderia ser melhor: apesar de não apresentar tanto risco ao PlayStation 2 da Sony, o console da Microsoft conseguiu deixar para trás a poderosa Nintendo e se tornou a segunda plataforma mais vendida da sexta geração.

Claro que o estreante Xbox não poderia alcançar esse feito sem ter um lançamento de peso. Pensando nisso, o Canaltech reuniu nesta lista os 10 jogos que definiram o Xbox original e construíram um verdadeiro legado que reverbera até os dias de hoje.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Conker: Live & Reloaded

Apesar de polêmico e de ter chegado tardiamente ao Xbox original, Conker: Live & Reloaded é um ponto de partida muito importante para o primeiro console da Microsoft. Isso porque o jogo surgiu após a compra da Rare pela Microsoft em 2002, um acontecimento gigantesco para a época, principalmente porque o estúdio britânico havia trabalhado em colaborações próximas com a Nintendo.

Outro ponto importante é que Conker: Live & Reloaded é um remake de outro clássico, Conker’s Bad Fur Day, lançado originalmente em 2001 para o Nintendo 64. Além de gráficos melhorados, o jogo contava com o recurso multiplayer graças à Xbox Live, uma das maiores contribuições da marca para a indústria dos games. O serviço permitia jogar partidas online e acessar conteúdos digitais de forma bem mais simples que as tentativas anteriores de implementar internet nos consoles.

Conker: Live & Reloaded foi lançado em 2005, exclusivamente para o Xbox, e assim como no jogo original, teve um lançamento polêmico por suas piadas de humor ácido e temas adultos, que contrastavam com o fato de os personagens serem objetos e animais antropomórficos. A Xbox Live permitia jogar online com outros jogadores em modos como 'capturar a bandeira' e 'deathmatch'.

9. Dead or Alive 3

A Team Ninja é uma parceira de longa data do Xbox e foi importante para o início da Microsoft nos consoles. Uma de suas contribuições foi com Dead or Alive 3, jogo de luta que estava na line-up de lançamento do Xbox em 2001, tanto na América do Norte como no Japão.

Continua após a publicidade

Dead or Alive 3 foi um daqueles jogos que mostraram todo o potencial de um console, tanto graficamente quanto em performance. Por isso, o jogo rapidamente se tornou um sucesso comercial e ajudou a construir a marca Xbox, vendendo 1 milhão de unidades em seus primeiros cinco meses. Os jogadores podiam baixar diferentes versões do jogo através da Xbox Live, outro grande diferencial.

Toda essa popularidade fez com que Dead or Alive 3 se tornasse um ‘killer app’ — ou ‘system seller’ —, jargão para um lançamento que impulsiona a venda de consoles. No fim, o jogo acabou entrando para a lista dos 10 mais vendidos do Xbox clássico e marcou o início estrondoso da marca.

8. Project Gotham Racing

Antes de Forza, a principal franquia de corrida do Xbox era Project Gotham Racing, desenvolvida pela Bizarre Creations e publicada pela Microsoft Game Studios (atual Xbox Game Studios).

Continua após a publicidade

O jogo de corrida se destacou por também fazer parte dos títulos de lançamento do Xbox, assim como Dead or Alive 3. Além disso, Project Gotham Racing se diferenciava de outros jogos de corrida por seu sistema de 'Kudos Points'.

O objetivo não era apenas chegar em primeiro lugar: os jogadores precisavam realizar manobras como drifts em alta velocidade, fazer ultrapassagens e andar em duas rodas, entre outras. Project Gotham Racing recompensava os jogadores por correrem com estilo e emoção, já que esses pontos eram necessários para progredir no jogo.

7. Tom Clancy's Rainbow Six 3

Continua após a publicidade

Rainbow Six 3 foi o primeiro jogo da franquia a chegar a um console da Microsoft. O shooter tático foi portado do PC para o Xbox clássico em 2003 e, apesar de algumas diferenças de recursos, fazia bom uso das funcionalidades do console, mais precisamente da Xbox Live. Os jogadores podiam aprofundar ainda mais a experiência com o modo multiplayer online e o chat em grupo, algo bastante inovador para a época.

O shooter tático foi um dos jogos mais vendidos do Xbox, com 2,4 milhões de unidades comercializadas, além de ter sido aclamado pela crítica como um dos melhores da plataforma. Apesar de não ter sido considerado um "killer app" na época, Rainbow Six 3 mostrou todo o arsenal online da Xbox Live, que revolucionou a indústria dos games.

6. MechAssault

Continua após a publicidade

Ainda falando sobre os recursos online revolucionários da época, MechAssault foi um dos primeiros jogos a fazer uso da Xbox Live. Sabe aquele recurso de buscar partidas rápidas que vemos hoje em dia em jogos como Fortnite? Pois é, o jogo de mechas foi um dos responsáveis por popularizar essa opção.

MechAssault é um jogo de ação ambientado no universo de BattleTech, um jogo de tabuleiro. Na época, títulos com a temática de robôs gigantes eram bem mais populares — embora hoje tenhamos exemplos como Armored Core 6. MechAssault se destacou por sua jogabilidade e por seus cenários destrutíveis.

5. Forza Motorsport

Continua após a publicidade

É inegável que Forza é, atualmente, a franquia mais importante do Xbox. Além de fazer um baita sucesso nos consoles de última geração da Microsoft, um de seus jogos, Forza Horizon 5, figurou entre os mais vendidos no PlayStation 5 em 2025. Porém, essa história começou lá no Xbox clássico, com o primeiro Forza Motorsport.

Forza Motorsport foi a resposta da Microsoft ao Gran Turismo da Sony, oferecendo mais de 200 carros licenciados, pistas inspiradas em lugares reais e uma jogabilidade de simulação que levava o realismo das pistas para a sexta geração de consoles. Lançado em 2005, o jogo foi um dos mais aclamados pela crítica, apesar de não ter figurado na lista dos 10 mais vendidos do Xbox.

4. Ninja Gaiden

Continua após a publicidade

O ano de 2025 tem sido marcado por um verdadeiro retorno da série Ninja Gaiden, com a remasterização Ninja Gaiden 2 Black, Ninja Gaiden Ragebound e o vindouro Ninja Gaiden 4. Porém, a parceria entre a franquia e o Xbox remonta ao primeiro console da Microsoft.

Ninja Gaiden foi desenvolvido pela Team Ninja e lançado em 2004 pela Tecmo como um reboot dos clássicos de Nintendinho. O jogo chegou exclusivamente para Xbox e foi uma verdadeira vitrine para o console, reforçando ainda mais a ideia de plataforma hardcore graças aos seus belos visuais e dificuldade altíssima.

Ninja Gaiden vendeu 1,5 milhão de unidades e entrou para o ranking dos mais vendidos do Xbox.

Continua após a publicidade

3. Fable

Outro jogo de 2004 que acabou definindo o Xbox foi Fable, um RPG que, na época, foi revolucionário e se firmou como uma das grandes franquias da plataforma por um longo tempo. O RPG ocidental prometia um mundo totalmente reativo às ações dos jogadores, permitindo seguir o caminho do bem ou do mal.

Fable foi projetado inicialmente para o Dreamcast, console da SEGA que teve um ciclo de vida curto, e migrou para o Xbox após o fim da plataforma japonesa. O jogo foi desenvolvido por cerca de 150 pessoas e se tornou um dos títulos mais vendidos do Xbox, com 3 milhões de unidades comercializadas.

Continua após a publicidade

2. The Elder Scrolls III: Morrowind

Eram poucos os RPGs ocidentais de mundo aberto que chegavam aos consoles no início dos anos 2000, e The Elder Scrolls III: Morrowind deu os primeiros passos para a popularização do gênero nessas plataformas, que até então era majoritariamente para PC.

O jogo chegou tanto ao PC quanto ao Xbox em 2002 e vendeu quase 3 milhões de cópias. The Elder Scrolls III: Morrowind foi um dos responsáveis por pavimentar o caminho para outros grandes RPGs nos consoles, como Fallout 3, Oblivion e Skyrim.

Continua após a publicidade

1. Halo 2

Se Halo: Combat Evolved foi um verdadeiro passo para o gênero FPS, Halo 2 foi uma revolução completa. O shooter da Bungie refinou tudo o que foi apresentado em Halo: CE e adicionou o elemento multiplayer, com matchmaking automático, chat de voz, lobbies, clãs e modos de jogo online.

Halo 2 foi o "killer app" definitivo do Xbox e seu jogo mais vendido, com 8 milhões de cópias comercializadas. O título é considerado até hoje o melhor shooter da franquia, apesar de a série principal já contar com outros seis jogos.

10 jogos marcantes no Xbox

O Xbox foi considerado um sucessor espiritual do Dreamcast e marcou um excelente começo para a Microsoft na indústria. O console estreante conseguiu superar a Nintendo, que vinha tropeçando nos consoles de mesa desde o Nintendo 64, e terminou a geração atrás apenas do PlayStation 2.

Jogos 'hardcore' e o multiplayer online fizeram parte do DNA do Xbox clássico, que trouxe contribuições para os consoles que reverberam até hoje. Foi nele também que nasceram as principais franquias da Microsoft nos games, como Forza, Fable e Halo.

Confira os 10 jogos que definiram o Xbox:

  1. Halo 2;
  2. The Elder Scrolls III: Morrowind;
  3. Fable;
  4. Ninja Gaiden;
  5. Forza Motorsport;
  6. MechAssault;
  7. Tom Clancy's Rainbow Six 3;
  8. Project Gotham Racing;
  9. Dead or Alive 3;
  10. Conker: Live & Reloaded.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?