10 jogos que definiram o PlayStation 4
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O PlayStation 4 foi lançado em 2013 e, desde então, a indústria gaming não foi mais a mesma. Com um peso cultural colossal e uma base de usuários ainda maior, a plataforma pode estar perto do fim, porém segue forte no coração de muitos.
Com ele, a Sony apresentou não apenas um dos seus melhores videogames, como também um legado que deve permanecer por muitas gerações. No entanto, nada disso seria possível sem um catálogo de jogos que impacta e traz as melhores experiências que o público já viu.
Para celebrar a sua história, o Canaltech lista 10 jogos que definiram o PlayStation 4 e mostraram o poder da Sony nos anos 2010. Será que o seu favorito estará entre eles?
10. Cyberpunk 2077
Apesar do sucesso do PlayStation 4, nem todos os jogos tiveram um lançamento suave dentro da plataforma. E, entre os títulos mais polêmicos da plataforma, o que mais se destacou foi Cyberpunk 2077 (2020).
Com travamentos, bugs, tempo de carregamento estratosférico e diversos outros problemas, o título prometido pela CD Projekt Red teve a chegada mais turbulenta no videogame. Para ter uma ideia, a Sony temporariamente bloqueou a sua venda na PS Store pelo excesso de reembolsos.
9. Tearaway Unfolded
Ainda que desconhecido por parte do público, Tearaway Unfolded (2015) foi um dos únicos títulos de PlayStation 4 que fizeram uso completo das funções que existem no controle DualShock 4.
O touchpad era usado para desenhar objetos e interagir com o ambiente, o sensor de movimento ajudava a controlar plataformas e sua barra de luz servia para iluminar o cenário — tornando o acessório em algo essencial para o andamento do jogo, com inovação e criatividade.
8. Astro Bot: Rescue Mission
A Sony trouxe ao PlayStation 4 o PS VR, o óculos de realidade virtual que prometia revolucionar a forma como jogar. E qual título poderia fazer isso de uma forma melhor do que Astro Bot: Rescue Mission (2018)?
O robôzinho ensinava os jogadores a usarem o acessório como parte integral daquele mundo — não como agente externo. Ainda que muitos não tenham jogado pela falta de acessibilidade do PS VR, é considerado um dos melhores jogos de plataforma do videogame.
7. Shadow of the Colossus
Mesmo que muitas experiências inéditas tenham surgido no PlayStation 4, sua geração foi conhecida pelo excesso de remasterizações e remakes. Com poucas ideias novas, a solução era trazer experiências do passado e nenhum deles fez isso tão bem quanto Shadow of the Colossus (2018).
A aventura não apenas reimagina o clássico, como atualiza o título com gráficos modernos e um gameplay próprio para a sua plataforma. A jornada de Wander contra os 16 colossos nunca foi tão emblemática, bela e cheia de ação — algo que tanto o público antigo quanto o atual pôde aproveitar.
6. Bloodborne
Uma parceria entre a Sony e a FromSoftware apresentou ao mundo Bloodborne (2015), uma experiência soulslike vitoriana e cheia de desafios. E, por mais que tenhamos Dark Souls, Elden Ring e outros sucessos, este em particular permanece na memória e no coração do público.
Sua construção encantou milhões no PlayStation 4, assim como gerou uma grande vontade de ver como ele ficaria na atual geração. São incontáveis as vezes que pediram remasterização, versão para PCs e outros para os dois estúdios. Porém, tudo que ele deixou nestes últimos 10 anos foi saudades.
5. The Last of Us Part II
Se o primeiro The Last of Us impactou o público no PS3, os fãs mal podiam esperar para ver uma sequência no PlayStation 4. E a Naughty Dog encarou o desafio e trouxe The Last of Us Part II (2020) — um título que gerou polêmicas, mas marcou uma legião ao redor do planeta.
Claro que não traremos spoilers aqui, mas o caminho tomado para a história dividiu bastante a comunidade e gerou discussões acaloradas por algum tempo. A trama, agora focada na personagem Ellie, leva todos para um caminho de vingança e brutalidade.
4. The Witcher III: Wild Hunt
Falar do PlayStation 4 sem mencionar The Witcher III: Wild Hunt (2015) é uma tarefa muito difícil, já que ele misturou diversas mecânicas e criou uma obra-prima com isso. Unir RPG de mundo aberto, jogo de ação, jogo de cartas, múltiplas escolhas fechadas em um pacote cinematográfico foi um acerto e tanto.
Inclusive, todo o sucesso e a experiência impressionante de um, representou a queda do outro. O que The Witcher III teve de incrível e com várias nuances, Cyberpunk 2077 viu um lançamento desastroso e decepcionou quem esperava o mesmo cuidado e carinho que viram na franquia.
3. P.T.
Sim, caros leitores, vocês estão vendo uma demonstração entre os jogos que definiram o PlayStation 4. Produzida por Hideo Kojima e o cineasta Guillermo del Toro, P.T. (2014) inovou a forma como os jogos de terror eram produzidos na última geração.
O corredor em loop infinito, visão em primeira pessoa e toda a direção da obra inspirou uma série de jogos, assim como mostrou uma nova forma de criar experiências do gênero. O projeto seria de um novo Silent Hill, porém foi cancelado e a demo removida da PS Store.
2. Red Dead Redemption 2
Uma verdadeira pedrada da Rockstar, Red Dead Redemption 2 (2018) foi a verdadeira obra-prima entre os jogos de mundo aberto. Com gráficos impressionantes, mecânicas que surpreendem e uma história imersiva, o título encantou e continua em alta — mesmo 7 anos após seu lançamento.
O velho-oeste nunca foi tão incrível e cheio de vida, o que brilhou no pacote completo. É considerado por muita gente o melhor jogo do PlayStation 4 e, mesmo que você não concorde, com certeza é o que mais leva seu hardware ao limite.
1. God of War
A Sony e a Santa Monica Studio não quiseram apenas trazer Kratos de volta em God of War (2018), mas tiveram a coragem de mudar os rumos da franquia — não apenas em tom de sua história, como também com grandes impactos no seu gameplay.
O “Bom da Guerra” foi reinventado ali, sem esquecer do seu legado e abrindo com chave de ouro uma nova geração de jogos para este universo. Este tipo de movimentação ganhou o mundo, tanto que foi responsável por garantir o prêmio de Jogo do Ano (em cima de Red Dead Redemption 2) na The Game Awards 2018.
Jogos memoráveis do PlayStation 4
O PlayStation 4 teve diversas produções que marcaram o público, como Marvel’s Spider-Man, Final Fantasy VII Remake, Uncharted 4: A Thief’s End, Horizon Zero Dawn, Ghost of Tsushima e vários outros. E pode receber mais, já que a geração pode estar perto do fim, mas ainda não morreu.
Entre os 10 jogos que mais definiram a “Era PS4”, tivemos:
- God of War
- Red Dead Redemption 2
- P.T.
- The Witcher III: Wild Hunt
- The Last of Us Part II
- Bloodborne
- Shadow of the Colossus
- Astro Bot: Rescue Mission
- Tearaway Unfolded
- Cyberpunk 2077
Leia também no Canaltech: