10 jogos que definiram o GameCube
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Depois da bela surra que a Nintendo levou na quinta geração de consoles contra o PlayStation da Sony, era hora de a Big N dar uma resposta à altura. Essa resposta veio em 2001 com o lançamento do GameCube, com seu peculiar formato de cubo e uma alça que permitia transportá-lo facilmente como uma maleta.
Embora tenha cometido alguns tropeços com o Nintendo 64, a empresa japonesa seguiu com um formato alternativo de mídia física, substituindo os cartuchos pelo miniDVD. E para quem pensa que a preocupação com pirataria e proteção de propriedades intelectuais é recente, saiba que a mídia do GameCube era proprietária e foi desenvolvida justamente para impedir sua reprodução.
Pensando nos jogos que fizeram história e definiram o console, o Canaltech listou os 10 títulos mais importantes do Nintendo GameCube.
10. Luigi’s Mansion
Nos anos 2000, acontecia a Nintendo Space World, um evento da Nintendo para anúncios que foi encerrado em 2001. Foi lá que a Big N apresentou o Game Boy Advance, o Nintendo GameCube e muitos títulos, incluindo os lendários trailers de Super Mario 128 e The Legend of Zelda 128. Outro destaque foi a apresentação de Luigi’s Mansion, o terceiro jogo até então protagonizado pelo irmão de Mario.
O título gira em torno de Luigi, que ganha uma mansão assombrada e deve explorar o local usando sua lanterna, um aspirador de pó e o Game Boy Horror. Embora seja um spin-off da franquia Mario, Luigi’s Mansion foi um grande sucesso de vendas em seu lançamento, vendendo mais em seu primeiro fim de semana do que o aclamado Super Mario 64. O título se destacou por seu uso de luz e sombra e por se afastar de estéticas mais fofas, dando lugar a uma atmosfera mais sombria.
9. F-Zero GX
Uma das franquias mais esquecidas pela Nintendo, F-Zero foi amplamente beneficiada pelo poderoso hardware do Nintendo GameCube. O console de sexta geração da Big N foi responsável por elevar as experiências da franquia no Nintendo 64 e Super Nintendo, trazendo gráficos de alta qualidade e muita velocidade com F-Zero GX em 2003.
Naquela altura do campeonato, a SEGA já havia deixado o mercado de hardware e se tornado uma parceira importante da Nintendo. F-Zero GX foi um dos primeiros frutos dessa parceria, desenvolvido pela Amusement Vision — hoje conhecida como Ryu Ga Gotoku Studio (sim, o mundo dá voltas) — em uma engine aprimorada de Super Monkey Ball.
O game foi considerado um dos melhores jogos de corrida de 2003, mesmo ano em que outros grandes títulos do gênero foram lançados, como Project Gotham Racing 2, Burnout 2: Point of Impact, Midnight Club II e Mario Kart Double Dash!!. Apesar da aclamação da crítica por seus gráficos e visuais, o jogo vendeu apenas 1,5 milhão de cópias.
8. Super Mario Sunshine
Apesar de não ser o Mario 3D mais popular entre os fãs do bigodudo, Super Mario Sunshine não poderia ficar de fora. O jogo foi o primeiro título da franquia Mario dirigido por Yoshiaki Koizumi, lendário desenvolvedor da Big N que codirigiu The Legend of Zelda: Ocarina of Time e dirigiu Super Mario Galaxy posteriormente.
Super Mario Sunshine se destacava pelo F.L.U.D.D., uma mochila com mecânicas de água, e por ser o primeiro jogo 3D em que o encanador podia montar no Yoshi até então. O título foi aclamado pela crítica e figurou em terceiro lugar na lista de jogos mais vendidos do GameCube.
7. The Legend of Zelda: The Wind Waker
The Legend of Zelda: The Wind Waker tem uma história curiosa. O jogo foi apresentado pela primeira vez na Nintendo Space World 2000 e ficou conhecido como The Legend of Zelda 128. Durante o evento de anúncio do GameCube, a Nintendo apresentou um pequeno teaser onde Link e Ganondorf travavam uma luta em um cenário mais escuro, gráficos mais realistas para a época e o herói parecia um pouco mais velho.
O estilo foi aclamado pelos jogadores e críticos, que esperavam um jogo parecido com Ocarina of Time e Majora’s Mask. Contudo, uma pessoa muito importante odiou o que foi mostrado: Eiji Aonuma, diretor da franquia The Legend of Zelda. Para ele, o teaser não tinha nada a ver com Zelda e não queria viver na sombra de seus antecessores; simplesmente não era o jogo que Aonuma queria fazer.
O cenário mudou completamente na Space World de 2001, onde o jogo foi oficialmente anunciado. Agora chamado de The Legend of Zelda: The Wind Waker, o título era muito diferente do que havia sido mostrado antes, apresentando um Link cartunesco e um estilo gráfico em cel shading. A mudança acabou dividindo opiniões entre jogadores, apesar de o jogo final ter sido aclamado pela crítica.
The Legend of Zelda: The Wind Waker vendeu 4,6 milhões de unidades, menos do que os 7,6 milhões unidades de Ocarina of Time, performando abaixo das expectativas no mercado norte-americano. Apesar do desempenho comercial abaixo do esperado, os gráficos em cel shading de The Wind Waker permitiram que o jogo envelhecesse muito bem, conquistando o público com o passar dos anos e garantindo o status de clássico cult entre os fãs da série.
6. Pikmin
O GameCube foi a casa de muitas franquias, incluindo grandes sucessos da atualidade como Animal Crossing, que iremos falar mais sobre a seguir, e Pikmin, que fez certo barulho no Nintendo Switch. Mas para falar do jogo de Shigeru Miyamoto, precisamos voltar no tempo e trazer de volta o Super Mario 128. Apresentada na Space World 2000, o projeto se tratava de uma tech demo que tinha como objetivo mostrar toda a capacidade do GameCube ao introduzir 128 encanadores na tela com diversos movimentos e interações diferentes em tempo real.
O conceito dessa tech demo foi aproveitado posteriormente pela Nintendo, levando à criação de Pikmin. O jogo mistura estratégia em tempo real (RTS), no qual exploramos um planeta parecido com a Terra e precisamos da ajuda de pequenas criaturas chamadas Pikmin para conseguir escapar. Existem vários tipos de Pikmin, cada um com sua função, exigindo que os jogadores administrem bem sua legião de seres para superar os desafios.
Pikmin foi marcante no GameCube justamente por apresentar múltiplos personagens na tela e pelos seus visuais excelentes para a época. Seu sucesso acabou rendendo algumas sequências, incluindo Pikmin 2, que também saiu para o GameCube e expandiu as mecânicas do primeiro jogo.
5. Star Wars: Rogue Squadron II — Rogue Leader
Outro jogo que acabou elevando ainda mais a potência do GameCube foi Star Wars: Rogue Squadron II — Rogue Leader. O título trazia gráficos de outro mundo para a época, incluindo modelos 3D detalhados, renderização e a presença vários inimigos na tela. Se levarmos em conta que o jogo foi lançado em 2001, é bem fácil entender o motivo pelo qual Star Wars: Rogue Squadron II — Rogue Leader foi considerado um grande avanço gráfico e de processamento.
O título apresentava batalhas icônicas da trilogia Star Wars dos cinemas, ao mesmo tempo que introduzia conteúdos inéditos para os fãs. Além de ser amplamente aclamado pela crítica, Star Wars: Rogue Squadron II — Rogue Leader se destacou pelo seu sucesso comercial, sendo um dos jogos third-party mais vendidos do GameCube.
4. Resident Evil 4
Falando em third-party, a série Resident Evil ganhou excelentes títulos no GameCube na mesma época de um capítulo curioso entre a Capcom e a Nintendo. O ano era 2002, e o GameCube estava falhando na disputa pelo mercado de jogos, sendo ameaçado inclusive pelo Xbox original, que no fim ultrapassou o console cúbico da Big N.
Uma das promessas que poderiam salvar o GameCube da má fase era o "Capcom Five", uma parceria entre a Nintendo e a Capcom que traria cinco jogos exclusivos para a plataforma, incluindo o revolucionário Resident Evil 4.
De todos os jogos anunciados pela empresa japonesa, apenas o shooter em terceira pessoa P.N.03 se tornou, de fato, um exclusivo permanente do GameCube. Viewtiful Joe, Killer7 e Resident Evil 4 foram posteriormente portados para o PlayStation 2, após a Capcom observar que a plataforma não estava dando o retorno financeiro esperado. O útlimo título, o shoot 'em up Dead Phoenix foi cancelado durante a produção.
Apesar do grande tropeço do "Capcom Five", a versão de Resident Evil 4 para o GameCube se destacou por ter gráficos superiores aos do PS2. Outro destaque foi o remake do Resident Evil original, que envelheceu bem e segue bem-quisto até os dias atuais.
3. Animal Crossing
Outra cria do GameCube foi Animal Crossing, que apesar de não ser sua plataforma original, brilhou no cubo roxo da Nintendo entre 2001 e 2002. O jogo se destacou principalmente pelo seu sistema de relógio e calendário em tempo real, que passava mesmo enquanto os jogadores não estavam jogando.
Animal Crossing foi muito bem recebido pela crítica, sendo o sétimo jogo mais vendido do GameCube e se tornando uma franquia de sucesso. Seu ápice foi no Nintendo Switch, quase 20 anos após sua estreia no GameCube.
2. Metroid Prime
Um dos jogos de maior sucesso e mais aclamados de todos os tempos, Metroid Prime tirou Samus Aran de seu conhecido estilo metroidvania e colocou a caçadora de recompensas em um shooter em primeira pessoa (FPS).
O que muitos não sabem é que a Retro Studios, desenvolvedora do jogo, tinha um prazo apertadíssimo para entregar o projeto à Nintendo. A equipe chegou a trabalhar de 80 a 100 horas por semana em Metroid Prime, cancelando outros quatro jogos para focar exclusivamente no título.
Apesar da mudança radical de estilo, o jogo manteve boa parte das mecânicas de metroidvania. Metroid Prime foi um verdadeiro sucesso em vendas e pela mídia especializada, sendo até hoje um dos jogos mais bem avaliados do Metacritic da história, com uma média de 97. O jogo vendeu 2,84 milhões de cópias pelo mundo todo e figurou em sexto lugar entre os jogos mais vendidos do GameCube.
1. Super Smash Bros. Melee
Um dos primeiros jogos de GameCube, Super Smash Bros. Melee deu muita dor de cabeça ao lendário desenvolvedor Masahiro Sakurai. Isso porque, diferente do primeiro Super Smash Bros., que foi um título experimental e sem grandes expectativas de sucesso, Melee tinha a missão de superar seu antecessor.
O estúdio HAL Laboratory levou cerca de 13 meses para desenvolver o jogo, que trazia mais personagens e um salto gráfico considerável em comparação com o original. Segundo Sakurai, Smash Bros. Melee lhe impôs um estilo de vida destrutivo, com muitas horas de trabalho e fins de semana curtíssimos.
No fim das contas, todo o esforço do desenvolvedor e sua equipe foi um sucesso. Super Smash Bros. Melee vendeu 7,41 milhões de unidades, o que significa que, a cada três consoles vendidos, um acompanhava o jogo de luta — o mais vendido da plataforma. Outras contribuições incluem melhorias que ajudaram a consolidar o subgênero platform fighter e a popularizar franquias como Fire Emblem para o público geral.
Nintendo GameCube fracassou, mas deixou legado gigantesco
A Nintendo entrou na sexta geração com o objetivo de atrair mais desenvolvedores third-party e se distanciar da fama de que só criava jogos para crianças. Outro destaque era seu hardware, consideravelmente superior ao do PlayStation 2, o que ficava evidente em jogos como Resident Evil, por exemplo.
Apesar dos esforços, o GameCube não atingiu o sucesso esperado e vendeu cerca de 21,74 milhões de unidades, ficando atrás do estreante Xbox e do PlayStation 2, que até hoje ocupa o posto de console mais vendido de todos os tempos.
Embora tenha tido um fim um pouco amargo em termos comerciais, o Nintendo GameCube foi o lar de vários clássicos cultuados até hoje. O console voltou a ser assunto agora que uma seleção de seus títulos está disponível no serviço Nintendo Switch Online.
Abaixo, relembre os 10 jogos que definiram o Nintendo GameCube:
- Super Smash Bros. Melee
- Metroid Prime
- Animal Crossing
- Resident Evil 4
- Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader
- Pikmin
- The Legend of Zelda: The Wind Waker
- Super Mario Sunshine
- F-Zero GX
- Luigi’s Mansion
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