Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Disquete da Nintendo restaurado após 26 anos revela segredos sobre Earthbound

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2021 às 10h27

Link copiado!

Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

Um disquete do clássico de Super NintendoEarthbound foi restaurado e permitiu a descoberta de cenas deletadas, personagens inéditos e comentários dos desenvolvedores. A mídia estava com um tradutor do jogo, que, ao descobrir a relíquia, a levou para a Video Game History Foundation (VGHF) para tentarem recuperar o arquivo.

Anos atrás, Marcus Lindblom substituiu os arquivos originais por um arquivo de texto. Porém, em 2018, ele se arrependeu do processo e foi atrás de recuperá-lo. Por sorte, o arquivo era simples e deixou a equipe do VGHF em um cenário no qual a restauração dos dados originais não seria complicada, utilizando ferramentas forenses para recuperar o que havia sido apagado.

Continua após a publicidade

Frank Cifaldi, um dos membros da organização, então descobriu diversos códigos de programação e scripts de informações que não estavam disponíveis na versão final de Earthbound. Um desses casos é o da massagem de óleo.

No game que chegou às lojas, o protagonista come um bolo mágico e tem alucinações. Na versão restaurada, a organização descobriu que "na Praia Carillion está uma senhora chamada Jill que faz massagens realmente interessantes. Aparentemente, eles até fazem você ter sonhos bonitos. Sonhos REALMENTE bons, sabe? Não parece ótimo?". Pelo teor de duplo sentido, em um jogo em que os protagonistas são crianças, a alteração faz sentido.

Outro momento é com o vilão autointitulado “O Homem Mais Fraco de Toda Twoson”, no qual o jogador vence a batalha de qualquer forma.

Continua após a publicidade

Shigesato Itoi, desenvolvedor do game, apareceria como uma quebra da quarta parede (técnica que mostra que o personagem sabe que está em uma produção e interage com quem está consumindo) falando sobre os diálogos no game. No entanto, a participação foi cortada por muitas referências ao jogo japonês Mother. O motivo? Earthbound era o título ocidental de Mother 2 e, como a maioria dos jogadores do Ocidente não conhecia o primeiro título, que não foi lançado fora do Japão, o conteúdo não faria sentido.

A equipe da VGHF disse que ainda não terminou de vasculhar tudo sobre o game, então novos segredos e curiosidades podem aparecer no futuro.

Fonte: Arstechnica, Video Game History Foundation