Publicidade

Já pensou em jogar Tetris Online no seu antigo Game Boy? Agora isso é possível

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Maio de 2021 às 20h20

Link copiado!

Captura de Tela/Canaltech
Captura de Tela/Canaltech

Um dos jogos mais populares de todos os tempos, Tetris já ajudava a vender unidades do Game Boy muito antes de Pokémon se tornar um sinônimo do portátil. No entanto, embora muitas versões online do jogo tenham sido lançadas desde então, nenhuma delas estava disponível na plataforma — isso é, não até o hacker Stacksmashing entrar em cena.

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, ele mostra como usando um Cabo Link unido a um kit de adaptadores, é possível trazer recursos online para o game em sua versão lançada em 1989. Assim, quem ainda tem o portátil — ou suas variações Pocket, Color, ou Advance — pode aproveitar a jogatina com pessoas espalhadas por todo o mundo.

O processo para trazer recursos online ao Game Boy não exatamente simples: o hacker precisou fazer a engenharia reversa do protocolo de conexão do Cabo Link. Em seguida, ele criou um adaptador para conectar o portátil a um desktop, que acessa os servidores que iniciam e controlam as partidas online.

Continua após a publicidade

Stacksmashing também precisou criar um software personalizado, que inclui um servidor Python e um frontend WebUSB que enganam o aparelho para ele acreditar que as partidas ainda acontecem de forma local envolvendo somente dois jogadores. Conforme o vídeo publicado pelo hacker, o usuário final não precisa saber nada disso — ao conectar o adaptador USB a seu computador (ou dispositivo Android), ele é convidado a abrir uma janela de navegador que inicia a partida.

Caso você tenha um Game Boy com Tetris repousando em alguma gaveta e queira participar das partidas online, é possível fazer isso cumprindo alguns requisitos. Além de possuir um Cabo Link funcional, será preciso investir no PCB customizado criado pelo hacker (que custa US$ 15, ou R$ 78) e em um Raspberry Pi Pico, que traz funcionalidades logísticas e USB necessárias para se juntar aos servidores — para finalizar, o código open source do projeto é fornecido gratuitamente através do Github.

Continua após a publicidade

Fonte: Engadget