Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial recria games apenas ao assistir outra pessoa jogar

Por| 11 de Setembro de 2017 às 15h38

Link copiado!

Inteligência artificial recria games apenas ao assistir outra pessoa jogar
Inteligência artificial recria games apenas ao assistir outra pessoa jogar

Quando pensamos em aplicar Inteligência Artificial nos games, a primeira ideia é que a tecnologia aprenda a jogar e aprimore as estratégias. É dessa forma que computadores conseguem vencer desde um jogo de tabuleiro clássico, como Go, até vários títulos da Atari e outras produtoras.

Mas tem um grupo de pesquisadores do Georgia Institute of Technology (GIT) que está tentando fazer algo diferente. A proposta é que a IA aprenda como os videogames funcionam. Isso mesmo, nada de aplicar técnicas para vencer seu oponente, o que está se buscando é a recriação de games a partir da inteligência artificial.

Em um artigo intitulado Game Engine Learning from Video (apendizado do mecanismo do jogo por vídeo), a equipe descreve um sistema de IA capaz de recriar títulos como Super Mario Bros. e Mega Man apenas assistindo à reprodução.

Veja bem, o sistema não tem acesso ao código, ele apenas observa os pixels e aprende. As recriações que a IA faz não são perfeitas, mas aceitáveis.

Continua após a publicidade

Esta é a primeira tentativa de aprendizado no mundo dos jogos, por isso, é importante entender as ressalvas e limitações da pesquisa. Para começar, o sistema de IA não está aprendendo tudo sobre o jogo a partir do zero. Ele recebe dois conjuntos de informações: primeiro, um dicionário visual com todos os sprites (objetos em duas dimensões sobrepostos em modelos tridimensionais) do jogo; segundo, uma série de conceitos básicos, como a posição dos objetos e sua velocidade, que ele usa para analisar o que vê.

Com essas ferramentas na mão, a IA quebra a jogabilidade quadro a quadro, rotula o que vê e procura regras que explicam a ação.

Com o tempo, o sistema cria as pequenas regras do jogo e as grava como uma série de instruções de lógica (por exemplo, se acontecer isto, então faça isso) a fim de combiná-las para se aproximar do mecanismo real do jogo. Essas regras podem ser exportadas e convertidas em uma série de linguagens de programação que são usadas para recriar o próprio jogo.

Continua após a publicidade

Avanço na tecnologia

Por enquanto, o sistema de IA está limitado a trabalhar em plataformas 2D. A definição de todas as informações para um jogo em 3D levará mais tempo, bem como as ferramentas de visão de máquina mais avançadas.

No futuro, o time do GIT acredita que essa tecnologia possa ser usada para descobrir não apenas como funcionam os videogames, mas também a vida real. Isso levaria a uma série de avanços na capacidade da IA para compreender o mundo da forma que os humanos o entendem.