IA "policial" da Sony: empresa usará a tecnologia para proteger seus jogos
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Sony divulgou seu mais recente relatório fiscal nesta segunda-feira (15), com a declaração de que busca “uso responsável” da inteligência artificial em produções como jogos, filmes e outras obras.
De acordo com a companhia, a ferramenta Enterprise LLM é utilizada desde 2023. De lá para cá, 50.000 funcionários de 210 equipes diferentes já usam a tecnologia. Além disso, 300 projetos foram testados com a IA, enquanto 50 deles já são usados no cotidiano do trabalho.
A maior preocupação da Sony é relacionada aos desafios jurídicos que a inteligência artificial implica. Segundo o documento, o foco é na privacidade e ética na utilização da tecnologia.
Outro aspecto que a Sony busca é relacionado a proteger jogos de serem copiados por outras IAs. Ela diz estar construindo sistemas que identificam se algo é roubado ou usado sem a sua aprovação — assim como pode detectar se suas produções copiam músicas e outros conteúdos sem permissão.
A Sony com inteligência artificial
Como a própria companhia afirmou, o uso das inteligências artificiais começou por volta de 2023. Ela foi utilizada em certo grau em Marvel’s Spider-Man 2 e na geração de modelos para Aloy, protagonista de Horizon Zero Dawn.
Porém, esta não é a única forma que a Sony tem utilizado a tecnologia: ela também é empregada dentro da estrutura do PS5 Pro — com a tecnologia de upscaling PSSR, solução própria para fazer o upscaling de imagem e aprimorar o desempenho de jogos compatíveis.
Fora do ambiente dos games, a corporação também estuda o aprimoramento de filmes antigos. Nesse campo, o objetivo é melhorar a qualidade de imagem e som para padrões atuais (como uma remasterização, em resumo).
É importante notar que as inteligências artificiais já são amplamente utilizadas em gaming. Produtoras como Ubisoft, Electronic Arts e Activision já afirmam usá-las para ajudar no processo de desenvolvimento de jogos e até em algumas das suas artes.
O que a concorrência faz com IA?
Apesar da Nintendo não ser adepta das inteligências artificiais de forma similar à Sony, eles não ignoram a tecnologia. O produtor de Super Smash Bros. e Kirby, Masahiro Sakurai, já revelou que o desenvolvimento de jogos toma muito tempo e custos e que isso não era mais sustentável.
A Microsoft, por outro lado, divulgou que fará um investimento de US$ 80 bilhões em IA neste ano de 2025. Para os games, eles testam a preservação de jogos antigos para inclusão no Xbox Game Pass e formas de reviver algumas franquias — este, por enquanto, funciona de forma experimental.
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