Hideo Kojima quer criar jogos que "mudam em tempo real"
Por Guilherme Sommadossi | Editado por Bruna Penilhas | 14 de Setembro de 2021 às 09h28
Hideo Kojima, o renomado game designer responsável pela saga Metal Gear e Death Stranding, disse à revista japonesa An-an que quer criar um jogo que tenha atualizações em tempo real. A ideia é criar uma produção que se adapte ao local que cada jogador está e também ao seu estilo.
- Simulador de pai triste: The Last of Us criou um gênero?
- O que é Griefing? Entenda essa prática proibida em vários jogos
- Death Stranding Director's Cut ganha trailer editado por Hideo Kojima
Os planos são criar um "playground", que se aprimore e seja diferente de como o game foi lançado. Kojima comparou a ideia com o seu "walking simulator" de 2019, em que a inspiração foi a existência da humanidade pela conexão indiretas. "Estradas e lojas de conveniência existem porquê alguém os fez", diz o desenvolvedor como uma forma de explicar como vivemos em sociedade e, às vezes, não percebemos.
Outra citação foi do seu jogo de Game Boy Advance (GBA) Boktai: The Sun Is in Your Hand. O game de aventura é protagonizado pelo caçador de vampiros Django e usa o sensor de luz solar do portátil para batalhar contra as criaturas noturnas.
"Quero criar um jogo que mude em tempo real. Embora existam pessoas de diferentes idades e profissões jogando o mesmo jogo, elas o estão jogando da mesma maneira. Em vez disso, quero que o jogo mude com base em onde essa pessoa mora e na perspectiva única dessa pessoa... Derrotar os vampiros usando a luz do sol, mudaria com base em onde e quando você jogou. Esse tipo de recurso conecta sistemas feitos pelo homem à vida real."
Mesmo sem nada concreto, as inspirações de Kojima são as formas como a comunidade gamer vive. Atletas profissionais, streamers, fotógrafos que fazem capturas de telas a nível profissional e muitos outros jogadores desse ecossistema virtual usam jogos além de suas propostas iniciais.
Muito do que ele diz são alguns sistemas que já encontramos em jogos como GTA Online, Fortnite, Pokémon GO e outros títulos como serviço que usam sistemas comunitários in-game. Citando até mesmo Death Stranding, jogar online permite acessar pontes, itens e outras vantagens criadas por outros jogadores do mesmo servidor. Ou seja, as ideias de Kojima praticamente já existem e ele mesmo já usa muitos elementos dela.
O próximo lançamento de Hideo Kojima é Death Stranding: Director's Cut. O game chegará para PlayStation 5 em 24 de setembro, com novas missões, veículos e chefes.
Fonte: Siliconera