Hideki Kamiya encurrala Kojima: “se ele não fizer um novo P.T., eu faço”
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O designer Hideki Kamiya, conhecido por ser o pai de franquias como Devil May Cry e Bayonetta, afirmou que Hideo Kojima deveria produzir um novo P.T. A intimação foi ainda mais longe, a ponto de ele dizer que assumiria um projeto desses se o outro diretor não quisesse.
- 10 melhores jogos feitos por Hideo Kojima
- 10 melhores jogos feitos por Hideki Kamiya, criador de Devil May Cry
Em um bate-papo descontraído nas redes sociais, ele respondeu um fã que desejava que ele ou o criador de Death Stranding e Metal Gear retomassem o projeto — ou produzissem outro jogo de terror. A partir disso, ele se manifestou:
“Se for impossível ressuscitar P.T., Kojima deveria produzir um novo jogo no mesmo estilo. Se ele não fizer isso, talvez eu deva tentar. Porém, eu odeio terror, então não seria algo do gênero. Além disso, não tenho ideias”.
P.T. foi um projeto conduzido pela Konami, com Hideo Kojima e o cineasta Guillermo Del Toro como os principais responsáveis. A demonstração com Norman Reedus é conhecida por ser assustadora e indicava o caminho para um novo game chamado Silent Hills.
Apesar de ter sido um sucesso entre o público, o relacionamento entre o icônico diretor e a Konami já estava desgastado e eles seguiram caminhos separados. A produtora até chegou a desativar a demonstração da PS Store, com o software virando um “artigo de luxo” em vários PS4 vendidos usados.
E, caso não saiba, Hideki Kamiya foi um dos responsáveis por trazer Resident Evil 2 à tona, então ele tem uma "certa" experiência em produzir jogos de terror (apesar de que seu envolvimento foi na versão lançada há quase 3 décadas).
Legado deixado por P.T. e Kojima
Apesar de Hideo Kojima não estar envolvido em P.T. ou qualquer Silent Hill, isso não quer dizer que o diretor não estará conectado à nenhuma experiência de terror. Em parceria com o Xbox Game Studios, ele trabalha em OD (Overdose).
Apresentado em 2023, ele promete explorar o “conceito e o limiar do medo”. A parceria com Guillermo del Toro não se replicou, já que desta vez ele escolheu como par o cineasta Jordan Peele (Não, Não Olhe e Corra!). São esperadas novidades sobre o título na celebração de 10 anos da Kojima Productions.
Enquanto isso, Hideki Kamiya segue no desenvolvimento de Okami 2 para a Capcom. Ou seja, caso você espere por um jogo de survival horror vindo do diretor, vai ter de esperar bastante para ver isso vir à tona.
Leia também no Canaltech:
- 5 jogos para matar a saudade de P.T.
- 10 melhores jogos de terror para tremer na base
- Combate soulslike em Silent Hill f preocupa os fãs
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.