Helldivers 2 e jogos como serviço se tornam muleta para PlayStation
Por Gabriel Cavalheiro |

A Sony revelou em seu último relatório fiscal, publicado nesta terça-feira (11), que Helldivers 2, MLB: The Show 25 e outros jogos como serviço representaram 40% da geração de receita na divisão de games entre julho e setembro de 2025.
- 8 recursos que fazem falta no PS5 e precisam estar no PlayStation 6
- 5 principais defeitos do PlayStation 5
No documento, a companhia destacou a chegada de Helldivers 2 ao Xbox em agosto deste ano e afirmou que o título "está indo extremamente bem". Além de atrair novos usuários do Xbox, o jogo registrou um aumento no engajamento dos usuários existentes no PlayStation 5 e PC. Ambos os fatores teriam resultado em um aumento significativo nas vendas de Helldivers 2 na comparação ano a ano.
Vale lembrar que o jogo como serviço foi lançado no mesmo dia que Gears of War: Reloaded, o que ressaltou a disputa de ambas - mesmo agora que a Sony também abriu as portas para o formato multiplataforma. Afinal de contas, Helldivers 2 é o primeiro jogo sob o selo do PlayStation Studios a embarcar no Xbox.
MLB The Show 25 também foi destacado positivamente no relatório fiscal. O jogo foi lançado em março para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series e "continuou a ter um bom desempenho durante o trimestre".
PlayStation se arrependeu de comprar a Bungie?
Por outro lado, apesar de bons números no segmento live service (ou de jogos como serviço), a Sony destacou que o nível de vendas e o engajamento dos usuários em Destiny não atingiram as expectativas que a companhia tinha ao adquirir a Bungie em 2022 em um negócio de US$ 3,6 bilhões.
A situação de Destiny 2 e do estúdio fez com que a Sony registrasse "uma perda por desvalorização de ativos contra uma parte dos ativos da Bungie". Ou seja, a empresa espera que a Bungie valha menos do que no momento da aquisição.
Esta não é a única notícia negativa envolvendo a desenvolvedora de Destiny. Vale lembrar que a Bungie se envolveu em polêmicas relacionadas a plágio em seu vindouro multiplayer Marathon. O jogo, por sua vez, sofreu adiamento e deve chegar até o fim deste ano fiscal, encerrado em março de 2026.
Leia também Canaltech:
-
"Jogos como serviço não são jogos de verdade", diz ex-chefe da PlayStation
- Sony celebra 5 anos do PS5 e prepara terreno para o PlayStation 6
- Wolverine "finca as garras" e não vai atrasar por conta de GTA 6
Vídeo: Para quem o PlayStation 5 Pro vale a pena?