Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hands-on | Zeenix da TecToy é robusto e tem jogabilidade competente

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Junho de 2024 às 16h22

Link copiado!

Ricardo Syozi/Canaltech
Ricardo Syozi/Canaltech

Anunciado em junho, o Zeenix da TecToy é um PC portátil voltado para jogos que promete oferecer uma opção competitiva nacional em meio a produtos poderosos, como o Steam Deck e o ROG Ally. Durante a Gamescom Latam deste ano, o Canaltech teve a oportunidade de experimentar o sistema e ainda bateu um papo com a companhia brasileira — confira tudo nas linhas abaixo.

Zeenix é robusto

Ao segurar o Zeenix da TecToy, é fácil notar que se trata de um produto bem construído. Há um peso significativo que dá uma sensação de durabilidade ao aparelho, enquanto os botões não deixam nada a desejar aos rivais da Valve e da Asus. É claro que a versão disponível na Gamescom Latam ainda é um protótipo, mas pode animar os entusiastas do mercado de computadores portáteis direcionados aos jogos.

Continua após a publicidade

A tela do PC tem 6 polegadas com resolução de 1080p (Full HD), além de taxa de atualização de 60 Hz, como informado no anúncio oficial. Nada muito fora do padrão, mas que dá conta do recado para uma grande variedade de jogos. No entanto, como a Gamescom Latam tem um tipo de iluminação fora do comum das casas de muitos gamers por aí, não foi possível curtir tudo o que o display tem a oferecer.

Além disso, a bateria desse tipo de aparelho tende a entregar pouco tempo de jogatina, algo apontado pelo porta-voz da TecToy, Pedro Caxa, ao Canaltech. “Tanto o modelo Pro quanto o Lite do Zeenix têm uma bateria entre uma hora e meia a quatro horas de jogo, dependendo da complexidade do título”, destaca Caxa. “Um game mais pesado, como Control e Starfield nas configurações máximas exigem mais, enquanto um indie garante mais tempo de bateria”, complementa.

Mas e os jogos?

Durante o tempo que o Canaltech passou com o modelo Pro do Zeenix, foi possível conferir a jogabilidade dos seguintes games: Gaucho and the Grassland, MulletMadJack, Damned 2, The Rogue Prince of Persia e Starfield.

No geral, todos os títulos independentes rodaram super bem no PC portátil nacional, sem bugs ou glitches de qualquer origem. Por se tratar de um computador que usa Windows 11, tem processador AMD Ryzen 7 6800U, 512 GB de armazenamento em SSD NVME e 16 GB de memória, é fácil entender que esses jogos não teriam dificuldade em ser jogados.

Porém, quando a obra testada foi o pesado Starfield da Bethesda, a história mudou um pouco. A plataforma não mostrou fôlego para manter os 30 quadros por segundo do game, o que pode desanimar quem quer jogar os AAA no Zeenix.

Felizmente, os controles foram bem responsivos, mesmo quando era necessário usar o direcional analógico como mouse. O D-Pad funciona muito bem e os botões têm um bom nível de profundidade ao serem apertados.

Continua após a publicidade

TecToy deixa um pouco da história com a Sega para trás

O Zeenix é um produto que, de certa forma, distancia a TecToy da Sega após décadas de parceria. Contudo, essa é só uma maneira da empresa brasileira seguir seu próprio caminho, como ressalta Pedro Caxa.

“No trailer de anúncio do Zeenix, a TecToy mostrou todos os consoles da Sega porque eles fazem parte da nossa história”, frisa o porta-voz. “Ainda há um carinho muito grande entre as marcas, mas agora a TecToy deve andar com suas próprias pernas e o Zeenix é a prova disso”, finaliza.

Segundo o porta-voz, o lançamento do Zeenix deve ocorrer no próximo trimestre — entre julho e setembro. Porém, ainda não há informações sobre o preço. A TecToy destaca que entende a sua posição no mercado e vai oferecer facilidades no pagamento e garantia do PC portátil no país.