GTA RP: quantas advertências um jogador pode tomar?

GTA RP: quantas advertências um jogador pode tomar?

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 06 de Abril de 2022 às 10h59
Reprodução/Cidade Alta

Interpretar um personagem em GTA Online se tornou uma forma extremamente popular de jogar o multiplayer de Grand Theft Auto V (GTA 5). De tanto sucesso, o modo ganhou o GTA RP, que reúne imensos servidores feitos pelos próprios, como Cidade Alta, Bahamas e Hype City. Esses ambientes atraem milhares de jogadores, streamers famosos e até marcas do mercado publicitário.

Para fazer parte de um desses servidores ao lado de figuras como a cantora Anitta ou os integrantes da LOUD, o jogador deve se comprometer a encarar um personagem e participar da simulação de uma realidade paralela dentro de GTA Online. Tudo isso, seguindo regras rigorosas de role play — ou interpretação de papéis, em tradução livre para o potuguês do Brasil.

Quantas advertências posso tomar em GTA RP?

Não existe um número de advertências exatas que cada jogador pode levar antes de ser banido por descumprimento das regras de GTA RP. Cada servidor conta com um conjunto de regras específicas e reservam a penalidade de banimento como julgamento dos administradores que avaliam cada caso.

Em Bahamas, por exemplo, os jogadores não podem usar carros da KaBuM ou trajar uniformes da rede varejista brasileira para cometer crimes. Já jogadores que desempenham papéis em cargos públicos na Cidade Alta, não podem cometer atos de corrupção.

Apesar de regras específicas, algumas práticas comuns são erros condenáveis em qualquer servidor de GTA RP. Confira uma lista com eles:

Erros mais comuns no GTA RP que geram ban:

6. RDM

RDM é a sigla para Random Deathmatch, expressão similar a “matar aleatoriamente” em tradução livre para português. Como GTA RP propõe que jogadores vivam de acordo com os propósitos dos personagens que encarnam, matar outros jogadores, sem motivo, é uma penalidade passível de banimento dentro dos servidores.

5. VDM

Os mundos de GTA RP possuem regras muito bem desenhadas, mesmo para ações violentas dentro da simulação. No geral, existem limites do número de armas que cada jogador pode carregar em determinadas situações. Uma ação violenta que está fora dos limites é o Vehicle Deathmatch (VDM), ação de matar outro jogador utilizando um veículo.

Policiais não podem realizar abordagens truculentas sem motivo na Cidade Alta (Imagem: Reprodução/Cidade Alta/Rockstar Games)

4. MG

Dentro do RP, é proibido usar informações externas para se beneficiar na trama do jogo. O jogador pode assistir streamers jogando GTA RP, mas não pode usar informações que o seu personagem não teve acesso para tirar vantagem. Esse tipo de prática é conhecida como Metagaming (MG) e também é passível de banimento.

3. Combat Logging

É proibido abandonar GTA RP durante ações ou acontecimentos importantes. Deslogar do servidor durante uma ação, como fuga da polícia ou uma troca de tiros, é uma prática conhecida como Combat Logging.

Durante a simulação, o jogador que tiver a conexão interrompida, deve procurar administradores para comunicar a falha ou poderá sofrer com um banimento.

Maior parte dos servidores proíbem o VDM, ou atropelar o colega em bom português (Imagem: Reprodução/Cidade Alta/Rockstar Games)

2. Powergaming

Utilizar mods ou se aproveitar de bugs dentro de um servidor, principalmente para obter vantagens, é uma prática conhecida como Powergaming e também é passível de banimento dos maiores servidores.

1. Flaming

O uso de discurso de ódio contra outros jogadores dentro da simulação ou nos canais de Discord é conhecido como Flaming e é proibido. O Flaming pode ser identificado e gerar o banimento, tanto dentro do jogo, como em transmissões ao vivo ou publicadas em redes sociais.

Por funcionar como uma modificação não oficial do GTA Online, GTA RP está disponível apenas para computadores e é necessário que o jogador tenha uma cópia oficial de GTA 5 instalada.

Com informações de: GTA RP Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.