Publicidade

GTA 6 pode não rodar a 60 fps nem no PS5 Pro no lançamento

Por  | 

Compartilhe:
Rockstar Games
Rockstar Games

O tão comentado PS5 Pro pode não ser o suficiente para rodar GTA 6 a 60 fps. Embora a versão atualizada do console da Sony não tenha sido nem sequer anunciado, análises feitas com base nas supostas especificações do aparelho apontam que todo esse poder de fogo pode não significar nada para o novo Grand Theft Auto por uma razão bem simples: porque a Rockstar não quer.

De acordo com o Digital Foundry, site especializado em análises técnicas de hardwares e jogos, o estúdio dificilmente vai trazer um modo desempenho para o game já em seu lançamento, preferindo focar seus esforços em manter os mesmos 30 fps do PS5 básico, até como uma forma de otimizar os esforços de produção para que o jogo não sofra nenhum tipo de atraso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dessa forma, a tão sonhada taxa de 60 quadros por segundo seria alcançada no PS5 Pro apenas com o lançamento de uma atualização futura. Com o game já lançado, a Rockstar poderia dedicar parte dos seus esforços a trazer essa melhoria, já que ela não seria uma prioridade para o lançamento. Aliás, não seria surpresa nenhuma ver esse upgrade no desempenho chegando em um segundo momento junto com a versão de GTA 6 para PCs.

Algo parecido, inclusive, aconteceu com GTA 5. Quando o game chegou ao PS3 e Xbox 360, em 2013, ele também tinha algumas limitações técnicas impostas pelos hardwares da época, como a resolução a 720p. Quando o jogo foi levado para os PCs, PS4 e Xbox One, a Rockstar aproveitou para fazer um upgrade para 1080p. Já o modo desempenho chegou apenas em 2022 quando o game foi lançado para PS5 e Xbox Series.

O curioso dessa possibilidade de GTA 6 não rodar a 60 fps no lançamento nem no PS5 Pro é que havia uma certa expectativa de que o console da Sony estaria sendo planejado para o fim de 2024 exatamente para pegar carona no lançamento da Rockstar. Um reportagem da CNBC em fevereiro ouviu diferentes analistas que apontavam justamente para a preocupação da fabricante japonesa em aproveitar o timing para lançar o seu console mais potente próximo do novo Grand Theft Auto justamente para impulsionar as vendas entre os jogadores ávidos por mais desempenho. Assim, se o game chegar sem essa opção, toda essa movimentação perde seu propósito.

No entanto, é importante destacar que, até o momento, a Rockstar não comentou absolutamente nada sobre as especificações técnicas de GTA 6. Na verdade, o estúdio não falou absolutamente nada, trazendo apenas um único trailer que mostra parte da ambientação em Vice City — uma versão fictícia de Miami — e uma de suas protagonistas. Além disso, a empresa confirmou o lançamento para 2025, mas sem especificar uma data exata.

Por causa desse silêncio todo é que as especulações correm soltas. Inclusive, um novo rumor apontou que o novo Grand Theft Auto 6 deve chegar aos consoles já em fevereiro de 2025. A informação não foi confirmada pela produtora.