Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA 5 ganha versão caseira para Switch a partir de código vazado

Por| Editado por Durval Ramos | 29 de Abril de 2024 às 12h02

Link copiado!

Reprodução/Nintendo, Rockstar Montagem:André Mello/Canaltech
Reprodução/Nintendo, Rockstar Montagem:André Mello/Canaltech

GTA 5 foi lançado em 2013, mas segue firme e forte como um campeão de vendas, ganhando versões para três gerações diferentes de consoles. O Nintendo Switch acabou ficando de fora dessa festa, mas modders que tiveram acesso ao código-fonte do game conseguiram, milagrosamente, fazer com que Grand Theft Auto 5 rodasse no console da Nintendo.

O código usado foi o mesmo obtido durante o enorme vazamento de dados que a Rockstar sofreu no início de 2023, o mesmo que também trouxe imagens e detalhes sobre o ainda não anunciado GTA 6, com direito a vídeos da versão Alpha do jogo. E foi com base nesse código-fonte roubado que os modders começaram um projeto para tentar criar um port de Grand Theft Auto 5 para o console híbrido da Nintendo.

Continua após a publicidade

GTA 5 rodando (mal) no Switch

Apenas alguns meses após o vazamento, o port foi apresentado emostrando parte da primeira missão, em que Michael e Trevor participam de um assalto a banco em que tudo dá errado, mas que coloca em andamento a trama do jogo. 

Isso seria incrível para os donos de Nintendo Switch, se não fossem as limitações do console. Pelo vídeo liberado no perfil, o desempenho do port é sofrível.

O perfil do grupo SuperStar South no X (antigo Twitter) divulgou o trecho e revelou que a versão estava rodando no console em modo portátil e sem overclock, o que prejudica consideravelmente o seu desempenho. Mesmo assim, considerando o pouco tempo disponível para portar o game para o Switch, só o fato de ele começar a rodar já pode ser considerado uma vitória.

O mais importante é que o código se mostrou compatível com o console da Nintendo, indicando que refinando seu desempenho, é possível que seja realizando um port aceitável para o Switch. Lembrando que GTA 5 foi inicialmente lançado para PS3 e Xbox 360, então não é tão difícil de acreditar que um port para o videogame da Nintendo fosse possível.

Vale lembrar que talvez isso não esteja nem perto dos planos nem da Rockstar quanto da Nintendo, que parecem estar mais empenhadas em terminar o desenvolvimento de GTA 6 e, segundo rumores, preparar terreno para o lançamento de um novo console nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, não deixa de ser impressionante de ver o que um grupo de modders conseguiu fazer em poucos meses com o código-fonte nas mãos. Até o momento, não existem planos para que essa versão, que rodaria apenas em consoles desbloqueados, sequer chegue às mãos do público.