Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA 5: ator fala sobre retornar ao papel que salvou a vida dele

Por| Editado por Bruna Penilhas | 17 de Dezembro de 2021 às 18h09

Link copiado!

Montagem/Reprodução/SoloGameChanger/Canaltech
Montagem/Reprodução/SoloGameChanger/Canaltech

Em dezembro de 2021, GTA Online, o multiplayer de Grand Theft Auto V, recebeu novas missões de história com a atualização The Contract, marcando o retorno de um grande personagem: Franklin Clinton, o protagonista do modo campanha de GTA 5 que é interpretado por Shawn "Solo" Fonteno. O conteúdo também trouxe a participação do rapper Dr. Dre, além de uma nova estação de rádio para os jogadores curtirem.

À convite da Rockstar, o Canaltech teve a chance de ser o único veículo brasileiro a conversar com Fonteno sobre o retorno ao papel e como tem sido a vida dele após o lançamento de GTA 5 em 2013.

Continua após a publicidade

Anos longe de seu maior papel

“Foi uma loucura. Uma sensação boa porque estava perto de pessoas com quem não trabalhava há muitos anos, e fiquei muito feliz por poder voltar a isso”, exalta Fonteno sobre voltar a interpretar Franklin, só que agora em GTA Online.

Ele comenta que tinha o desejo de voltar a atuar em games pois é algo que considera muito desafiador — além da dublagem, o trio de atores que viveu Michael, Franklin e Trevor também realizaram captura de movimentos. “GTA V foi um período de aprendizado e agora posso voltar e colocar o que aprendi à prova”, complementa, afirmando que acredita que fez um bom trabalho ao interpretá-lo novamente.

Continua após a publicidade

Nas novas missões, o personagem da Groove Street agora é o CEO da Elite Soluções, uma agência especializada em resolver problemas dos grandes nomes e ricaços de Vinewood. Fonteno conta que o protagonista está mais maduro e esperto do que vimos no game de 2013. “Ele está mais perspicaz agora porque aprendeu muito com os outros protagonistas do GTA V [Michael e Trevor], e você pode ver isso na forma como a história se transfere para o GTA Online”, explica.

A história de The Contract é ambientada anos após o final de GTA 5. Quem jogou a campanha, sabe que Franklin era o mais jovem entre os três protagonistas e o menos experiente no mundo do crime — Michael e Trevor já estavam naquela vida há muito tempo e, de certa forma, serviram como mentores para Franklin. Agora, em GTA Online, Fonteno acredita que o personagem “sabe o que está fazendo” e acha que o jovem fará “um ótimo trabalho” na sua nova empreitada em Los Santos.

Destino imprevisível

Continua após a publicidade

Fonteno brinca dizendo que não esperava uma vida de CEO para o personagem. “Eu o via, talvez, assumindo o controle da vizinhança [Grove Street] lidando com os [gangsters rivais] Ballas, mas ainda sendo bem sucedido em tudo”, conta. Ele diz ainda que Franklin mandaria bem em qualquer coisa, até se estivesse “roubando ou correndo pelas ruas com o louco do Lamar”.

O dublador ficou positivamente surpreso quando soube que o protagonista agora é um empresário. “Me sinto bem sabendo que um personagem que eu interpretei, que eu ajudei a trazer à vida, finalmente é um chefe agora - então preparem-se!”, exalta.

Trabalhando com um ídolo

Continua após a publicidade

Além da atuação, Fonteno também é rapper e tem uma história muito parecida com a do seu personagem e com a de Dr. Dre. Ambos são em Los Angeles, Califórnia, tiveram uma infância mais humilde e conviveram com a criminalidade. Fonteno nasceu no bairro de Watts e Dre em Compton, locais vizinhos e com cerca de 5,5 km de distância entre eles.

“Eu gostaria que, quando fazia rap, pudesse ter conseguido trabalhar em uma música com o Dr. Dre, mas agora sou parte de algo de que ele faz parte também”, comenta o ator. Ele ainda diz que “tira o chapéu para o Dr. Dre” por entrar no mundo do Franklin no videogame. “Estou honrado que os dois estarão trabalhando juntos e mal posso esperar para ver isso!”

O passado e o futuro

Continua após a publicidade

Antes do jogo da Rockstar Games virar um sucesso, a vida de Fonteno estava bem diferente. “Eu andava com o tipo errado de pessoa e acho que conseguir esse emprego me salvou. Isso me colocou em um lugar melhor, onde comecei a ficar mais humilde”, revela. Ele afirma que não queria mais estar com aquelas pessoas, porque ele realmente tinha algo a perder com isso: o papel em Grand Theft Auto.

Fonteno conta um pouco mais dessa história em seu livro "Game Changer: My Journey From the Streets to Your Video Game Console" ("Mudando o Jogo: Minha Jornada das ruas até o seu console de videogame", em tradução livre). A obra está disponível digitalmente em texto e em formato de história em quadrinho, através do site oficial.

Toda essa situação deu a ele também uma sensação de vida eterna. “É irreal saber que faço parte de algo que vai imortalizar meu nome e minha aparência, especialmente porque Franklin se parece comigo. Nos próximos anos, as pessoas ainda falarão sobre Franklin e Shawn Fonteno. É uma bênção saber que continuarei na história dos atores de videogame, que meu nome está lá agora com os melhores deles”, celebra.

Continua após a publicidade

Com GTA 5 atingindo mais de 150 milhões de unidades vendidas em todo mundo, o visual e a voz do ator podem ser reconhecidos em qualquer país que ele esteja, não só nos Estados Unidos. Em 2019, ele, Steven Ogg (Trevor Phillips) e Ned Luke (Michael de Santa) vieram ao Brasil para participar da Brasil Game Show. A presença do trio foi celebrada pelos visitantes. Veja, abaixo, um painel que eles responderam algumas perguntas do público:

Ao final, Shawn Fonteno ainda deixa um conselho de vida para os fãs de GTA e quem está enfrentando algo difícil: “Se algo é feito para você, você vai conseguir, basta ter um pouco de fé e perceber quando estiver acontecendo. Eu entendi isso, e agora estou aqui como um ícone no videogame!”

GTA Online: The Contract já está disponível de forma gratuita para os donos do GTA 5 no PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Continua após a publicidade