Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ghostbusters: Spirits Unleashed é o novo jogo dos Caça-Fantasmas

Por| Editado por Bruna Penilhas | 22 de Março de 2022 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/IllFonic
Divulgação/IllFonic

A IllFonic revelou que está trabalhando em um novo jogo inspirado na franquia Os Caça-Fantasmas, chamado Ghostbusters: Spirits Unleashed. O game será um multiplayer assimétrico de quatro contra um e deve ser lançado no fim de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC (via Epic Games Store).

O Canaltech foi convidado para um evento virtual com os desenvolvedores do game, e conta alguns detalhes a seguir. Abaixo, você assiste ao trailer de anúncio: 

Continua após a publicidade

Como serão a história e o gameplay de Ghostbusters: Spirits Unleashed

A história do game se passará após os eventos do filme Ghostbusters: Mais Além, lançado em 2021. Alerta de spoiler: uma das cenas pós-créditos mostra que Winston se tornou o gerente do quartel-geral dos Ghostbusters, e começará uma nova equipe de caça-fantasmas. Agora, você jogará como um dos integrantes deste time.

A jogabilidade será parecida com outras produções do estúdio, como Friday the 13th: The Game e Predator: Hunting Grounds, mas terá um visual muito mais infantil e apropriado para famílias. Quatro pessoas tentam derrotar um fantasma, e será possível jogar nos dois lados. Cada partida deve durar entre 7 e 10 minutos, com muita ação e momentos frenéticos.

Se você jogar como um Ghostbuster, a câmera será em primeira pessoa. Seu objetivo será capturar o fantasma e evitar que o mapa fique assombrado. No arsenal de equipamentos, estão uma Mochila de Prótons, uma Armadilha de Fantasmas, um Medidor PKE, um Lançador de Partículas e outros itens; eles serão essenciais para você encontrar o fantasma. Você também precisará acalmar os cidadãos (NPCs, personagens não jogáveis) do local; caso contrário, eles ficarão no seu caminho.

Continua após a publicidade

Do outro lado, caso você jogue como o fantasma, a câmera será em terceira pessoa. Seu objetivo será assombrar ao máximo o mapa — quanto mais assombrado um lugar, mais sombrio e deteriorado ele fica. Para isso, você precisará assustar os NPCs e fugir dos Ghostbusters. Você poderá voar e se teletransportar em fendas, possuir objetos espalhados pelos cenários e até jogar slime nas pessoas. Também será possível convocar outras criaturas para dificultar a vida dos caça-fantasmas.

A IllFonic promete que o jogo terá vários mapas no lançamento; no entanto, a apresentação que o Canaltech assistiu contou apenas com um mapa: um museu mal-assombrado. Confira algumas fotos do local:

Continua após a publicidade

IllFonic quer que Ghostbusters: Spirits Unleashed seja para todos

Um ponto muito enfatizado na apresentação que assistimos é a vontade de tornar Ghostbusters: Spirits Unleashed acessível a qualquer pessoa, independentemente de ela já ter jogado videogame antes ou não. “Você não precisa ser um jogador hardcore ou gostar de jogos assimétricos; basta ser um fã de Ghostbusters para aprender a jogar” afirmou o líder de criativo e design, Jared Gerritzen.

Ele também disse que, em testes internos, algumas pessoas sentiram medo de experimentar o jogo devido à câmera em primeira pessoa, muito associada a jogos de tiro (FPS). “Você não precisa ser certeiro ao atirar com o Lançador de Partículas. Caso prefira, dá para montar armadilhas, oferecer suporte ou correr pelo mapa e acalmar os civis também". Gerritzen também refletiu sobre o trabalho da IllFonic e sua paixão pela série:

Continua após a publicidade
"Temos muito orgulho do nosso time e do nosso trabalho. Eu sou um fã da série, assisti a todos os filmes e joguei todos os jogos. Não queremos desapontar a comunidade nem Jason [Reitman, diretor de Ghostbusters: Afterlife] e Gil [Kenan, roteirista do filme]. Eles trabalham em conjunto conosco, apontando coisas que davam certo e outras que davam errado. Acho que as pessoas vão se divertir muito com o que estamos criando."

Atores dos filmes dublarão seus personagens no game

Antes de começar a partida, você poderá customizar o visual e as habilidades do Ghostbuster ou do fantasma no Firehouse, o icônico quartel-general dos filmes. Também haverá um local específico para treinar o combate antes da partida começar. Confira algumas fotos do local:

Continua após a publicidade

Winston Zeddemore, personagem clássico da franquia, estará presente no game e será dublado (em inglês) pelo próprio ator que o interpretou nos filmes, Ernie Hudson; ele passará missões aos jogadores. Ray Stantz (Dan Aykroyd) também fará parte do game.

O jogo terá crossplay… mas e microtransações?

Ghostbusters: Spirits Unleashed deve contar com um recurso bacana para quem prefere jogar solo: será possível jogar sozinho, com os outros personagens sendo controlados por inteligência artificial. Outro detalhe bem-vindo é o suporte a crossplay, ou seja, jogadores de PlayStation poderão jogar com usuários de Xbox e PC, e vice-versa. Também haverá um sistema de chat de voz integrado.

Continua após a publicidade

Nós questionamos a IllFonic se o game teria microtransações e Passe de Batalha, mas eles preferiram não responder. "Falaremos disso mais tarde", afirmou o CEO da IllFonic, Charles Brungardt. "Temos alguns planos para conteúdos pós-lançamento, mas estamos focados no jogo". Por enquanto, sabemos apenas que os jogadores desbloqueiam cosméticos e upgrades conforme eles sobem de nível.

Ghostbusters já ganhou vários games ao longo dos anos; porém, este é o primeiro multiplayer assimétrico da franquia. O mais recente, Ghostbusters: The Video Game Remastered, de 2019, é uma remasterização de um game lançado em 2009, considerado um dos melhores pelos fãs (relembre o trailer abaixo). No entanto, o último game com história original, Ghostbusters, lançado pela Activision em 2016, é lembrado como um dos piores daquele ano.