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Take-Two compra a Gearbox por US$ 460 milhões

Por  • Editado por Durval Ramos |  • 

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2K Games
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A Gearbox é a mais recente empresa a se separar do Grupo Embracer. Em anúncio feito nesta quinta-feira (28), a Take-Two anunciou a aquisição da produtora da série Borderlands por US$ 460 milhões, em um negócio que envolve alguns dos estúdios do conglomerado e suas principais franquias, mas não a organização por inteiro.

Passam para a mão da distribuidora de GTA as principais marcas da Gearbox, como Tiny Tina’s Wonderland, Homeworld, Duke Nukem, Risk of Rain e Brothers In Arms, além, claro, da própria Borderlands. A sede da desenvolvedora, no estado americano do Texas, bem como estúdios em Montreal e Quebec, no Canadá, também estão sob nova direção.

Por outro lado, o Grupo Embracer retém a posse de MMOs como Star Trek Online e Neverwinter Online, a série Remnant e o vindouro Hyper Light Breaker. Os estúdios Lost Boys Interactive e Cryptic, bem como a empresa de captura digital Captured Dimensions, também foram mantidos, enquanto o braço de publicação de jogos, hoje chamado Gearbox Publishing, deve ser renomeado após a conclusão do negócio.

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O processo de desinvestimento, para usar o jargão econômico correto, faz parte do processo de corte de custos e obrigações que vem sendo promovido pela Embracer desde meados do ano passado. Os movimentos também foram responsáveis por milhares de demissões no mercado global de jogos, enquanto colocou a empresa na mira do público e da imprensa especializada pelo fechamento de produtoras recém-adquiridas e cancelamento de projetos em andamento, incluindo games de peso como Deus Ex e Soul Reaver.

Ao falar sobre o assunto, o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, afirmou que esse foi o melhor negócio possível para a companhia. Ele afirma que seu interesse maior sempre foi a saúde financeira da companhia que fundou, bem como a retenção de talentos e a continuidade dos trabalhos, com a separação garantindo que os projetos continuem com a qualidade esperada pelos fãs.

O negócio deve ser fechado até o fim do primeiro semestre, após aprovação regulatória. Enquanto isso, ainda não foram divulgadas informações sobre o que exatamente muda na Gearbox, principalmente em relação a projetos em desenvolvimento como um possível novo Borderlands — a franquia também tem um filme, com Cate Blanchett (Tár) e Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo), marcado para sair neste ano.

Um ótimo negócio para a Embracer

Quando foi assinado em 2021, o negócio entre o conglomerado e a Gearbox envolvia US$ 363 milhões, sendo que metade desse total foi entregue em ações da própria Embracer. Na sequência, viria uma obrigação de pagamento de até US$ 1 bilhão, sujeita ao cumprimento de metas de lançamentos e vendas de jogos.

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"Existem duas frases que ninguém na indústria quer ouvir. A primeira é que 'as pessoas na internet estão nervosas' e a segunda, 'o Grupo Embracer está aqui'. Eles realmente zoaram esse lugar."

Uma análise rápida do contrato pode indicar que a empresa, considerada a vilã atual do mercado de games, saiu no prejuízo, mas não é verdade. Como tais obrigações ainda estavam em andamento, o desinvestimento na Gearbox veio como um ótimo negócio e é, inclusive, citado no anúncio oficial feito pela Embracer nesta quinta.

O conglomerado não apenas sai da negociação com US$ 460 milhões, mais do que o pago originalmente pela Gearbox, como obtém esse valor em ações da própria Take-Two. A expectativa, após o fim da negociação, é de obtenção de pelo menos US$ 300 milhões em caixa, enquanto o lançamento iminente de GTA 6 e outros jogos de peso da distribuidora podem ampliar o valor dos papéis acima dos valores pagos originalmente.