Publicidade

Take-Two compra a Gearbox por US$ 460 milhões

Por  • Editado por  Durval Ramos  |  • 

Compartilhe:
2K Games
2K Games

A Gearbox é a mais recente empresa a se separar do Grupo Embracer. Em anúncio feito nesta quinta-feira (28), a Take-Two anunciou a aquisição da produtora da série Borderlands por US$ 460 milhões, em um negócio que envolve alguns dos estúdios do conglomerado e suas principais franquias, mas não a organização por inteiro.

O negócio deve ser fechado até o fim do primeiro semestre, após aprovação regulatória. Enquanto isso, ainda não foram divulgadas informações sobre o que exatamente muda na Gearbox, principalmente em relação a projetos em desenvolvimento como um possível novo Borderlands — a franquia também tem um filme, com Cate Blanchett (Tár) e Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo), marcado para sair neste ano.

Um ótimo negócio para a Embracer

Quando foi assinado em 2021, o negócio entre o conglomerado e a Gearbox envolvia US$ 363 milhões, sendo que metade desse total foi entregue em ações da própria Embracer. Na sequência, viria uma obrigação de pagamento de até US$ 1 bilhão, sujeita ao cumprimento de metas de lançamentos e vendas de jogos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
"Existem duas frases que ninguém na indústria quer ouvir. A primeira é que 'as pessoas na internet estão nervosas' e a segunda, 'o Grupo Embracer está aqui'. Eles realmente zoaram esse lugar."

Uma análise rápida do contrato pode indicar que a empresa, considerada a vilã atual do mercado de games, saiu no prejuízo, mas não é verdade. Como tais obrigações ainda estavam em andamento, o desinvestimento na Gearbox veio como um ótimo negócio e é, inclusive, citado no anúncio oficial feito pela Embracer nesta quinta.

O conglomerado não apenas sai da negociação com US$ 460 milhões, mais do que o pago originalmente pela Gearbox, como obtém esse valor em ações da própria Take-Two. A expectativa, após o fim da negociação, é de obtenção de pelo menos US$ 300 milhões em caixa, enquanto o lançamento iminente de GTA 6 e outros jogos de peso da distribuidora podem ampliar o valor dos papéis acima dos valores pagos originalmente.