Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gamescom | Forza Horizon 5 quer conquistar até quem não é fã de corrida

Por| Editado por Bruna Penilhas | 24 de Agosto de 2021 às 15h30

Link copiado!

Divulgação/Xbox Game Studios
Divulgação/Xbox Game Studios

A Microsoft e a Playground Games revelaram nesta quarta-feira (24), durante a apresentação do Xbox na Gamescom, a abertura de Forza Horizon 5. O novo jogo de corrida foi revelado oficialmente na E3 2021.

O trailer intercala momentos cinemáticos com trechos de gameplay, mostrando as diferentes paisagens e climas do México. No começo, o jogador controla um Ford Bronco no topo de um vulcão coberto por neve; depois, ele desce para uma superfície desértica.

Continua após a publicidade

Em seguida, o jogador passa a dirigir um Corvette Stingray por terras agrícolas, e entra em uma tempestade de areia. Também controlamos um Porsche 911 na selva e, por fim, um Mercedes-AMG One na orla do mar.

Você não precisa participar de corridas para jogar Forza

“Você estará dirigindo na maior parte do tempo, mas se você não quiser competir em uma corrida, está tudo bem”, disse o diretor criativo do jogo, Mike Brown, em uma coletiva de imprensa que o Canaltech participou a convite do Xbox.

Isso acontece porque o novo Forza Horizon 5 se posiciona mais como um jogo de mundo aberto do que como um jogo de corrida, explicou o diretor. “Acho que você deve fazer apenas a primeira corrida no início do jogo; depois, poderá progredir de outras formas”, seja explorando o mundo aberto do México, coletando itens como as Placas de Bônus ou completando missões de história, chamadas de Horizon Stories — no jogo anterior, podíamos jogar como um taxista e até como um dublê de filmes, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, Forza Horizon 5 também contará com novos modos de jogo, como um minigame para ver quem quebra mais piñatas, e com o sistema EventLab, que permitirá a criação de fases e pistas do zero. Tudo poderá ser customizado: do que aparece na tela à gravidade dos veículos. Depois, essas criações poderão ser compartilhadas com outros jogadores.

Brown descreveu o recurso como “um editor de regras”, baseado nas próprias ferramentas que os programadores usam para criar o jogo. “Existem milhões de combinações possíveis e nós, como desenvolvedores, não fazemos ideia do que as pessoas vão criar quando colocarem as mãos nisso. E eu acho isso animador”, disse.

Estúdio teve dificuldades para recriar o México no jogo

Continua após a publicidade

O jogo traz 11 biomas diferentes, sendo o maior e mais diverso mundo de Forza Horizon. Este foi um dos desafios do estúdio, que precisou construir um mapa “que fizesse sentido e que parecesse coeso”, explicou Brown. “Isso cria muitos desafios, principalmente quando um bioma encontra o outro, pois eles precisam se misturar, sem parecer que você cruzou uma linha imaginária e chegou a outro lugar diferente”.

Retratar um país diverso e com culturas tão distintas também é uma tarefa difícil, até para não cair em clichês ou estereótipos. “Nós levamos isso muito a sério”, ressaltou o diretor. Ele afirmou que o estúdio trabalhou com equipes locais para pesquisa, inclusive com “fotógrafos e guias turísticos que podíamos contatar para pedir mais informações e referências” e pessoas focadas em capturar o áudio ambiente de cada bioma.

Atores e escritores mexicanos também foram contratados para escreverem as linhas de diálogo, de forma que as falas dos personagens locais parecessem “reais”. Também será possível encontrar sete murais de artistas locais, além de músicas já existentes e composições originais.

Continua após a publicidade

Quais serão os veículos da capa do jogo?

Brown aproveitou a pergunta de um jornalista para adiantar quais serão os carros estampados na capa de Forza Horizon 5. São eles o Mercedes-AMG One e o Ford Bronco Badlands.

O carro da Mercedes, inclusive, contará com Track Mode, um recurso que altera significativamente a performance do veículo. O jogador poderá ativar a funcionalidade a qualquer momento e ver o carro mudando em tempo real.

A lista completa de veículos jogáveis, no entanto, deve ser lançada em breve.

Continua após a publicidade

A evolução dos gráficos em Forza Horizon 5

Forza Horizon 5 tem gráficos impressionantes, mas sejamos honestos: todos os jogos da franquia têm gráficos impressionantes. Porém, Brown afirmou que o poder da nova geração de consoles permite a adição de vários pequenos detalhes ao game, e tornar todos os cenários ainda mais realistas. “A qualidade dos assets, da iluminação e da sombra melhorou. Quando você muda para a câmera para dentro do carro, você vê tudo de perto com ray tracing, com um realismo incomparável”.

O diretor também promete que as diferenças gráficas entre o Xbox Series X|S e o Xbox One serão “leves”: os visuais devem ser os mesmos, exceto a resolução e taxa de quadros, os quais variam de console para console. “Não importa a plataforma que você jogar: você terá uma ótima experiência em qualquer uma”, disse.

Continua após a publicidade

Quando Forza Horizon 5 será lançado?

Forza Horizon 5 é produzido pela Playground Games e distribuído pelo Xbox Game Studios. O jogo deve ser lançado em 9 de novembro para Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC, além do serviço por assinatura Xbox Game Pass.