Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 games que ensinam enquanto divertem

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Junho de 2021 às 09h00

Link copiado!

Montagem?Divulgação/Ubisoft/Roblox/Giants Software
Montagem?Divulgação/Ubisoft/Roblox/Giants Software

Atualmente, o mundo dos games tem um leque gigantesco de possibilidades. Diferentes gêneros, temáticas e estilos de animações recheiam as lojas dos computadores, consoles e celulares de opções. Em um mundo tão vasto, é claro que os jogadores conseguem ir além do entretenimento e aprendem muitas coisas diferentes.

Raciocínio lógico, resolução de problemas e não desistir são alguns fatores comuns em todos os jogos. Sem eles, não é possível vencer e conquistar os objetivos. Nessa jornada, quem se aventura sempre leva mais coisas, como entender economia, história, matemática, física e por aí vai.

Pensando nisso, o Canaltech separou 10 jogos de diversas plataformas para que as pessoas aprendam coisas novas enquanto se divertem.

10. Minecraft

Continua após a publicidade

Em 2011, chegou aos computadores um dos jogos mais populares de todos os tempos: Minecraft. Desde então o título só cresceu, recebendo diversos conteúdos com uma infinidade criativa. Da versão original até hoje, o jogo é essencialmente o mesmo: o jogador está em uma ilha e precisa sobreviver nela. Para isso, ele deve coletar suprimentos, caçar e até mesmo criar portais para outro mundo.

Em Minecraft, os jogadores têm o potencial de explorar toda sua criatividade no modos sobrevivência, criativo e tantos outros que existem hoje. Também é possível entrar em servidores e mapas de outros jogadores. O game está disponível para todas as plataformas, consoles, PC e mobile.

9. Overcooked! All You Can Eat

Continua após a publicidade

A coletânea dos dois jogos e os DLCs do sucesso culinário da Team17 pode ser jogada sozinha ou em até 4 jogadores. O objetivo do game é simples: cozinhar o máximo de pratos possíveis para os clientes antes que o tempo acabe.

Overcooked é ótimo para que os jogadores consigam aprender algumas noções de cozinha profissional e amadora. Desde as diferentes etapas e tempo de preparo dos pratos a até que não dá para gerenciar um restaurante só cozinhando. Os clientes ficam insatisfeitos pela demora, louças ficam sujas e muitos outros perrengues. Saboreie o jogo no PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PC e na nova geração em versões para PlayStation 5 e Xbox Series X/S

8. Just Dance 2021

Continua após a publicidade

A famosa franquia de jogos de dança da Ubisoft é um ótimo game para praticar atividades físicas e aprender algumas coreografias dos grandes hits mundiais. Nos consoles, o pacote Unlimited conta com mais de 600 músicas, desde o primeiro game de 2009, com diversas opções de gêneros musicais.

Já na versão mobile Just Dance Now, disponível para Android e iOS, o usuário tem acesso gratuito e também pode comprar mais músicas e pacotes por assinatura. Para dançar, basta conectar o smartphone a um notebook, tablet, Chromecast ou aparelhos similares.

7. Civilization VI

Continua após a publicidade

O jogo de estratégia baseado em turnos coloca o jogador como líder de uma nação. O game começa com os humanos ainda em um sistema bem básico, com armas feitas de pedras e madeira, cabanas e vivendo da agropecuária. Com o avanço, passando pela Idade Média, Revolução Industrial e outros marcos da tecnologia e arquitetura, é preciso se adaptar às novas possibilidades, escolher formas de governo, se defender e liderar invasões a outros territórios, negocias alianças e muito mais.

Com Civiliaztion VI, é possível aprender história, conceitos básicos de economia, política e até como gerenciar uma população e evoluir suas tecnologias no tempo certo. O jogo é feito pelo popular game designer Sid Meier e está disponível nos dispositivos móveis, consoles e PC.

6. Roblox

Continua após a publicidade

Um mundo aberto com infinitas possibilidades para os jogadores criarem mapas, desafios e o que quiserem é um breve resumo de Roblox. Muito popular por ser leve e uma alternativa online para Minecraft, o game lembra até mesmo LEGO.

O game estimula muito a socialização e a criatividade na hora de construir os mapas e se divertir internamente. Roblox por ser jogado nos celulares e nos computadores.

5. The Sims 4

Continua após a publicidade

A famosa franquia da EA vai além da possibilidade de construir casas e criar o próprio avatar. Como o objetivo do game é simular a realidade, o jogador aprenderá muito sobre organização de tempo, planejamento financeiro e os cuidados básicos de uma casa.

Deixar a casa suja, não se alimentar direito, dormir pouco e trabalhar demais afetam o humor e a saúde do personagem. O mesmo vale para o relacionamento com outros sims e como isso afeta cada um deles. Às vezes, tudo que o boneco precisa é socializar, mas isso pode acarretar menos energia e prejudicar no trabalho. A arte imita a vida. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One; também no PS5 e Xbox Series X/S pela retrocompatibilidade.

Continua após a publicidade

4. SimCity

O jogo é quase uma mistura entre The Sims e Civilization. Cabe ao jogador administrar uma cidade de forma completa, construindo estradas, imóveis residenciais e empresariais, indústrias e muito mais. O jogo é exclusivo de computadores Windows e MacOS.

É possível aprender um pouco sobre planejamento urbano, como a qualidade de vida interfere na saúde e felicidade dos cidadãos e muda a forma de arrecadação de impostos e até o gerenciamento de recursos para construir e reformar as áreas.

Continua após a publicidade

3. Farming Simulator 2020

Dirigir grandes tratores, gerenciar grandes plantações, comercializar produtos e diversas outras atividades relacionadas com a agropecuária podem ser experienciadas em Farming Simulator 2020. O game é ambientado na América do Norte e leva os jogadores a aprenderem como é o dia a dia de um fazendeiro.

O jogo da Giantes Software ainda tem parcerias com grandes empresas do setor, como a John Deere e Case, e reproduz as máquinas agrícolas e aparelhos complementares de forma fiel à realidade. A versão 22 está prevista para o fim de 2021 para os consoles da Sony, Microsoft, Nintendo, Stadia e computadores.

Continua após a publicidade

2. Tetris Effect

As clássicas peças coloridas e de formas diferentes ganharam uma versão repaginada em novembro de 2018. Totalmente reimaginada com diversos temas, músicas que acompanham as combinações e até suporte para realidade virtual.

Assim como em sua versão original, agilidade, raciocínio lógico e resolução de problemas são algumas habilidades trabalhadas com o jogo. Tetris Effect pode ser jogado no Oculus Quest, PC, PS4, PSVR, Xbox One e para as novas gerações pela retrocompatibilidade.

Continua após a publicidade

It Takes Two

O lançamento recente da EA traz a história de um casal que está se divorciando, mas acaba virando bonecos de sua filha e devem passar juntos por diversos desafios para voltarem aos seus corpos. A aventura está disponível para PS4 e 5, Xbox One e Series X/S.

O título passa ótimos valores de como a cooperação e o diálogo são essenciais para construir bons relacionamentos, sejam eles amorosos ou não. Um ponto interessante é que apenas uma pessoa precisa ter o jogo para que dois tenham a experiência. Basta o segundo jogador baixar a versão e jogar.

Sua vez

Agora conta para gente o que você aprendeu com os videogames! Quais jogos te ensinaram algo que você carrega até hoje?