10 games que ensinam enquanto divertem

10 games que ensinam enquanto divertem

Por Guilherme Sommadossi | Editado por Jones Oliveira | 05 de Junho de 2021 às 09h00
Montagem?Divulgação/Ubisoft/Roblox/Giants Software

Atualmente, o mundo dos games tem um leque gigantesco de possibilidades. Diferentes gêneros, temáticas e estilos de animações recheiam as lojas dos computadores, consoles e celulares de opções. Em um mundo tão vasto, é claro que os jogadores conseguem ir além do entretenimento e aprendem muitas coisas diferentes.

Raciocínio lógico, resolução de problemas e não desistir são alguns fatores comuns em todos os jogos. Sem eles, não é possível vencer e conquistar os objetivos. Nessa jornada, quem se aventura sempre leva mais coisas, como entender economia, história, matemática, física e por aí vai.

Pensando nisso, o Canaltech separou 10 jogos de diversas plataformas para que as pessoas aprendam coisas novas enquanto se divertem.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

10. Minecraft

Em 2011, chegou aos computadores um dos jogos mais populares de todos os tempos: Minecraft. Desde então o título só cresceu, recebendo diversos conteúdos com uma infinidade criativa. Da versão original até hoje, o jogo é essencialmente o mesmo: o jogador está em uma ilha e precisa sobreviver nela. Para isso, ele deve coletar suprimentos, caçar e até mesmo criar portais para outro mundo.

Em Minecraft, os jogadores têm o potencial de explorar toda sua criatividade no modos sobrevivência, criativo e tantos outros que existem hoje. Também é possível entrar em servidores e mapas de outros jogadores. O game está disponível para todas as plataformas, consoles, PC e mobile.

9. Overcooked! All You Can Eat

A coletânea dos dois jogos e os DLCs do sucesso culinário da Team17 pode ser jogada sozinha ou em até 4 jogadores. O objetivo do game é simples: cozinhar o máximo de pratos possíveis para os clientes antes que o tempo acabe.

Overcooked é ótimo para que os jogadores consigam aprender algumas noções de cozinha profissional e amadora. Desde as diferentes etapas e tempo de preparo dos pratos a até que não dá para gerenciar um restaurante só cozinhando. Os clientes ficam insatisfeitos pela demora, louças ficam sujas e muitos outros perrengues. Saboreie o jogo no PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PC e na nova geração em versões para PlayStation 5 e Xbox Series X/S

8. Just Dance 2021

A famosa franquia de jogos de dança da Ubisoft é um ótimo game para praticar atividades físicas e aprender algumas coreografias dos grandes hits mundiais. Nos consoles, o pacote Unlimited conta com mais de 600 músicas, desde o primeiro game de 2009, com diversas opções de gêneros musicais.

Já na versão mobile Just Dance Now, disponível para Android e iOS, o usuário tem acesso gratuito e também pode comprar mais músicas e pacotes por assinatura. Para dançar, basta conectar o smartphone a um notebook, tablet, Chromecast ou aparelhos similares.

7. Civilization VI

O jogo de estratégia baseado em turnos coloca o jogador como líder de uma nação. O game começa com os humanos ainda em um sistema bem básico, com armas feitas de pedras e madeira, cabanas e vivendo da agropecuária. Com o avanço, passando pela Idade Média, Revolução Industrial e outros marcos da tecnologia e arquitetura, é preciso se adaptar às novas possibilidades, escolher formas de governo, se defender e liderar invasões a outros territórios, negocias alianças e muito mais.

Com Civiliaztion VI, é possível aprender história, conceitos básicos de economia, política e até como gerenciar uma população e evoluir suas tecnologias no tempo certo. O jogo é feito pelo popular game designer Sid Meier e está disponível nos dispositivos móveis, consoles e PC.

6. Roblox

Um mundo aberto com infinitas possibilidades para os jogadores criarem mapas, desafios e o que quiserem é um breve resumo de Roblox. Muito popular por ser leve e uma alternativa online para Minecraft, o game lembra até mesmo LEGO.

O game estimula muito a socialização e a criatividade na hora de construir os mapas e se divertir internamente. Roblox por ser jogado nos celulares e nos computadores.

5. The Sims 4

A famosa franquia da EA vai além da possibilidade de construir casas e criar o próprio avatar. Como o objetivo do game é simular a realidade, o jogador aprenderá muito sobre organização de tempo, planejamento financeiro e os cuidados básicos de uma casa.

Deixar a casa suja, não se alimentar direito, dormir pouco e trabalhar demais afetam o humor e a saúde do personagem. O mesmo vale para o relacionamento com outros sims e como isso afeta cada um deles. Às vezes, tudo que o boneco precisa é socializar, mas isso pode acarretar menos energia e prejudicar no trabalho. A arte imita a vida. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One; também no PS5 e Xbox Series X/S pela retrocompatibilidade.

4. SimCity

O jogo é quase uma mistura entre The Sims e Civilization. Cabe ao jogador administrar uma cidade de forma completa, construindo estradas, imóveis residenciais e empresariais, indústrias e muito mais. O jogo é exclusivo de computadores Windows e MacOS.

É possível aprender um pouco sobre planejamento urbano, como a qualidade de vida interfere na saúde e felicidade dos cidadãos e muda a forma de arrecadação de impostos e até o gerenciamento de recursos para construir e reformar as áreas.

3. Farming Simulator 2020

Dirigir grandes tratores, gerenciar grandes plantações, comercializar produtos e diversas outras atividades relacionadas com a agropecuária podem ser experienciadas em Farming Simulator 2020. O game é ambientado na América do Norte e leva os jogadores a aprenderem como é o dia a dia de um fazendeiro.

O jogo da Giantes Software ainda tem parcerias com grandes empresas do setor, como a John Deere e Case, e reproduz as máquinas agrícolas e aparelhos complementares de forma fiel à realidade. A versão 22 está prevista para o fim de 2021 para os consoles da Sony, Microsoft, Nintendo, Stadia e computadores.

2. Tetris Effect

As clássicas peças coloridas e de formas diferentes ganharam uma versão repaginada em novembro de 2018. Totalmente reimaginada com diversos temas, músicas que acompanham as combinações e até suporte para realidade virtual.

Assim como em sua versão original, agilidade, raciocínio lógico e resolução de problemas são algumas habilidades trabalhadas com o jogo. Tetris Effect pode ser jogado no Oculus Quest, PC, PS4, PSVR, Xbox One e para as novas gerações pela retrocompatibilidade.

It Takes Two

O lançamento recente da EA traz a história de um casal que está se divorciando, mas acaba virando bonecos de sua filha e devem passar juntos por diversos desafios para voltarem aos seus corpos. A aventura está disponível para PS4 e 5, Xbox One e Series X/S.

O título passa ótimos valores de como a cooperação e o diálogo são essenciais para construir bons relacionamentos, sejam eles amorosos ou não. Um ponto interessante é que apenas uma pessoa precisa ter o jogo para que dois tenham a experiência. Basta o segundo jogador baixar a versão e jogar.

Sua vez

Agora conta para gente o que você aprendeu com os videogames! Quais jogos te ensinaram algo que você carrega até hoje?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.