FIFA 21 | Como funciona o sistema de entrosamento do FIFA Ultimate Team

Por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2020 às 09h44
Douglas Ciriaco/Captura de tela

O FIFA Ultimate Team é a galinha dos ovos de ouro da Electronic Arts, chegando ao cúmulo de, sozinho, representar uma fatia de 28% de toda a receita obtida pela empresa no ano fiscal de 2018. Isso ajuda a dimensionar o tamanho do sucesso da empreitada que coloca você para montar seu próprio time e se engajar em pelejas contra outros jogadores pela internet.

Um ponto essencial do sucesso na modalidade, porém, é entender como funciona o sistema de entrosamento do FUT, e é exatamente isso que explicaremos agora para você. Prepare-se para entender tudo sobre como as ligações verdes, amarelas ou vermelhas, assim como as cartas de entrosamento e treinadores, influenciam no seu jogo.

Entrosamento geral do time

Começando pelo básico: o entrosamento geral do seu time no FUT se dá com base na soma do entrosamento de cada elemento do time titular. Cada cartinha pode contribuir com até 10 pontos para que, no fim, os 11 iniciais resultem em uma somatória que pode chegar a 100.

Sistema de entrosameto é essencial no FUT (Imagem: Douglas Ciriaco/Captura de tela)

Quando seu time está com o entrosamento máximo, ou seja, marcando 100 pontos nesse quesito, significa que as coisas vão fluir melhor. Esse panorama influencia no desempenho dos seus atletas, afinal um time com entrosamento máximo rende mais pontos extras para os atributos individuais de cada jogador.

O nível de entrosamento individual também conta nesse sentido: se ele tiver marcando 5 pontos, a somatória de atributos extras será uma; se estiver somando 10, a somatória será outra, maior — e isso vale para todas as 11 posições do time inicial.

As ligações individuais

Ainda pensando em termos de cada jogador do seu time, o tamanho do entrosamento depende da afinidade com os demais atletas diretamente ligados a ele na escalação inicial — as famigeradas conexões verdes, amarelas e vermelhas.

Essas ligações funcionam da seguinte maneira:

  • Ligação verde (perfeita): É o melhor tipo de ligação e acontece entre dois jogadores do mesmo time (independente de nacionalidade); dois jogadores do mesmo país que atuam em times diferentes na mesma liga; entre ídolos; e entre ídolos e seus compatriotas (independentemente da liga em que os últimos atuem);
  • Ligação amarela (forte): Ter apenas ligações amarelas é mais que suficiente. Elas ocorrem entre jogadores de times diferentes de uma mesma liga (independente de nacionalidade); entre atletas do mesmo país, mas que jogam em ligas diferentes; entre qualquer ídolo e outro atleta de qualquer país ou liga.
  • Ligação vermelha (fraca): Não é recomendada. Ela acontece entre jogadores de países e ligas diferentes e é capaz de prejudicar o nível de entrosamento individual (e consequentemente o coletivo).

Dependendo do esquema tático escolhido por você, é possível ter jogadores com entrosamento individual nível 10 e o time com o entrosamento geral nível 100 mesmo com algumas ligações vermelhas no seu time. Por isso, encontrar o esquema correto para organizar o seu time de acordo com as peças à sua disposição também é essencial.

Da mesma forma, dependendo do nível da cartinha em seu "deck", ter um jogador com entrosamento inferior a 10 pode ser uma boa opção — imagine que você tenha um craque nível Messi ou Mbappé e não pode vendê-lo: usar a peça no seu time inicial ainda garantirá um atleta de ponta à sua disposição mesmo com entrosamento nível 7 ou abaixo disso.

E os jogadores vindo do banco?

Segundo a EA informa no site oficial de FIFA, os atletas vindos do banco de reservas durante as partidas têm entrosamento individual estático de 5. O impulsionamento de atributos que acontece graças ao nível de entrosamento também varia, mas isso é calculado de um jeito bem complicado.

O dedo do treinador

Outro fator importante e que contribui para aumentar (ou não) o entrosamento do time e de cada atleta é a nacionalidade e a liga do treinador. Ele sempre vai dar mais um ponto para cada cartinha de jogador que seja seu compatriota ou que atue na mesma liga que ele — pense que o Zidane, por exemplo, rende mais um para qualquer jogador francês e mais um para qualquer jogador da La Liga.

O treinador também influencia no entrosamento (Imagem: Douglas Ciriaco/Captura de tela)

Diferente dos atletas, os treinadores têm uma vantagem: a liga a qual eles pertencem pode ser alterada a qualquer momento. Para isso, basta que você tenha uma carta de liga específica — ainda usando o exemplo do Zidane, se você aplicar a ele uma carta de mudança de liga da Premier League, ele deixa de dar mais um aos jogadores do campeonato espanhol e faz isso com os do campeonato inglês.

Estilos de Entrosamento

Apesar de ter o nome de Estilos de Entrosamento, as cartinhas que modificam a “natureza” dos atletas, digamos assim, não interferem no nível de entrosamento individual ou coletivo deles. Elas modificam apenas os atributos, incrementando a pontuação de características específicas para tornar um atleta mais eficaz para determinadas funções.

Por exemplo, a cartinha “Caçador” aumenta bastante a velocidade e o nível de finalização de um jogador (bom para atacantes); a cartinha “Sombra” sobe de forma significativa os atributos velocidade e defesa (bom para defensores); enquanto a cartinha “Catalisador” bomba os atributos velocidade e passe (bom para meias e pontas).

Estilos de entrosamento influenciam nas habilidades dos atletas (Imagem: Douglas Ciriaco/Captura de tela)

Ao todo, são 22 cartas de estilos de entrosamento à sua disposição. Elas estão divididas em quatro grandes grupos e são as seguintes:

Estilo Atributos aumentados
Goleiro
Gato Reflexo, Velocidade, Posicionamento
Escudo Chute, Reflexo, Velocidade
Luva Elasticidade, Manejo, Posicionamento
Parede Elasticidade, Manejo, Chute
Defesa
Âncora Ritmo, Defesa, Físico
Espinha dorsal Passe, Defesa, Físico
Gladiador Finalização, Defesa
Guardião Condução, Defesa
Sentinela Defesa, Físico
Sombra Ritmo, Defesa
Meio-campo
Arquiteto Passe, Físico
Artista Passe, Condução
Catalisador Ritmo, Passe
Maestro Finalização, Passe, Condução
Motorzinho Ritmo, Condução, Passe
Potente Passe, Defesa
Ataque
Atirador Finalização, Condução, Físico
Caçador Ritmo, Finalização
Calibrado Finalização, Passe
Falcão Ritmo, Finalização, Físico
Finalizador Finalização, Físico
Franco-atirador Finalização, Condução

No site oficial do FIFA há duas tabelas mostrando quanto cada atributo ganha de reforço conforme a carta de estilo de entrosamento aplicada ao atleta. Para facilitar a sua vida, porém, é possível recorrer a sites e apps que usam as APIs da Electronic Arts para automatizar esse processo.

As dicas aqui são duas: Futbin e FutWiz, duas autoridades no assunto e que permitem saber o preço médio de atletas no mercado, como ficará uma cartinha de acordo com o tipo de entrosamento aplicada a ela e muito mais. Ambos os serviços funcionam através do site ou de um aplicativo para celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.