FIFA 21 | Modo carreira e jogabilidade receberão maiores mudanças, diz EA Sports
Por Felipe Ribeiro |

Nessa época do ano os fãs de games de futebol ficam de olhos bem abertos para receberem as novidades que virão nos dois principais jogos do gênero atualmente: Pro Evolution Soccer (PES) e FIFA. Depois de a KONAMI ter avisado que a versão 2021 de sua franquia será apenas uma grande atualização de temporada e que o foco estará no jogo de 2022, a EA Sports, por sua vez, segue tentando aperfeiçoar FIFA e já anunciou novidades para a edição 2021, que chegará no mês de outubro.
- Análise | FIFA 20 corrige problemas e mostra por que é o melhor jogo de futebol
- EA divulga a capa de FIFA 21 e atrai críticas dos fãs
Segundo a publisher, FIFA 21 terá melhorias gerais, mais alguns setores do jogo receberão uma atenção especial, sempre com base no feedback da comunidade e, claro, nos estudos que a própria EA Sports fez em seu jogo. De acordo com a empresa, o modo Carreira será totalmente repaginado e receberá adições importantes, como um novo sistema de simulador de partidas, que vai permitir aos jogadores um maior controle sobre os resultados dos jogos e no jeito que seus atletas vão evoluir dentro da equipe.
É bom lembrar que a comunidade de FIFA faz duras críticas ao modo Carreira, não apenas por conta das opções limitadas, mas também por diversos bugs na jogabilidade e na dificuldade exacerbada instalada no nível Ultimate. Além disso, os sistemas de negociação de jogadores é facilmente burlado, tornando a experiência um tanto quanto monótona. Em publicação no site oficial do jogo, a Electronic Arts (EA) garante que tudo isso sofrerá melhorias.
No campo da jogabilidade, a EA Sports também diz que FIFA 21 terá mudanças importantes. Segundo a empresa, teremos novos sistemas de ataque dinâmicos, que fornecem movimentos mais realistas e que deixem as jogadas de mano a mano mais verossímeis, algo que já fora feito em FIFA 20, mas que, ao que tudo indica, terá ainda mais refinamento.
Ainda sobre a movimentação, a empresa afirma que vai instaurar novos recursos para a mecânica do jogo. O primeiro deles é o chamado "Personalidade de Posicionamento", que eleva a inteligência no jogo para combinar com a compreensão do mundo real de espaço e do tempo no futebol. Já o "Corridas Criativas" dá aos jogadores e jogadoras novas opções para momentos sem a bola. O Sistema de Colisão Natural, por sua vez, utiliza novos sistemas de animação para criar interações mais suaves do jogador em todo o campo.
Volta Football e Ultimate Team
A EA Sports também avisou que irá aperfeiçoar os modos online de Volta Football, o modo freestyle da franquia. De acordo com a empresa, os jogadores terão uma experiência mais realista e recompensadora, com um novo ritmo de jogo e movimentos inteligentes de elenco, expressões de estilo exclusivas, avatares personalizáveis e 20 campos exclusivos pelos seis continentes.
Além disso, é possível descobrir o mundo do futebol de rua por meio do de uma nova história, chamada de "A Estreia", que conta com a participação de alguns dos maiores nomes do esporte, como o brasileiro Kaká e a mundialmente conhecida freestyler Lisa Zimouche.
Já no FIFA Ultimate Team, os jogadores podem criar o seu Clube do FUT verdadeiramente único, com uma gama de novas e expandidas maneiras de personalizar o visual tanto do campo, quanto das arquibancadas. Para quem adquirir o game também para os consoles da próxima geração com as versões duplas, a EA promete manter as equipes criadas e transferí-las do Xbox One e PlayStation 4 para o Xbox Series X e PlayStation 5, respectivamente.
Campeonatos confirmados
De acordo com a EA Sports, serão mais de 17 mil atletas, 700 equipes, 90 estádios e 30 ligas licenciadas. Não há, porém, confirmação quanto aos times brasileiros e nem aos jogadores que atuam por aqui, uma das maiores reclamações da comunidade de FIFA no Brasil.
FIFA 21 será lançado no dia 9 de outubro para Xbox One, PlayStation 4 e PC.