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Estúdios de games na Ucrânia falam sobre conflito com Rússia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 24 de Fevereiro de 2022 às 15h15

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Imagem: Divulgação/GSC World
Imagem: Divulgação/GSC World

A invasão russa à Ucrânia já deixou pelo menos 100 mortos nas últimas horas, além de refugiar a população em estações de metrô e destruir edificações em pelo menos 16 regiões do país. Em meio às perdas, os ataques também deixaram em alerta a mais tradicional desenvolvedora de jogos do Leste Europeu, a GSC Game World, da franquia S.T.A.L.K.E.R.

O estúdio está sediado na capital Kiev, um dos alvos da ofensiva ordenada pelo presidente russo Vladimir Putin. Após os inícios dos ataques, na noite desta quarta-feira (23), a desenvolvedora que trabalha em S.T.A.L.K.E.R. 2 publicou um pedido de ajuda nas redes sociais.

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“Hoje, a Rússia oficialmente declarou guerra à Ucrânia. Nosso país acordou com sons de explosões e armas de fogo, mas está pronto para defender nossa liberdade e independência”, escreveu a conta oficial de S.T.A.L.K.E.R. O estúdio também tratou qualquer informação sobre o futuro como incerta. “Mas esperamos o melhor”, argumentou. A equipe se colocou ao lado do exército ucraniano e divulgou uma conta que recebe doações para as forças armadas do país. “Para todos os nossos colegas da indústria, jogadores, bloggers e qualquer um que veja essas palavras, compartilhe”, pediu a GSC Game World.

A desenvolvedora foi fundada em 1995. Após um período fechada, as equipes da GSC Game World foram remontadas e trabalham atualmente ao lado da Microsoft para o lançamento de S.T.A.L.K.E.R. 2.

O jogo, previsto para chegar ao Xbox Series X, Xbox Series S e PC em abril, foi adiado para dezembro de 2022 durante as primeiras semanas de janeiro. Apesar da escalada dos conflitos políticos no Leste Europeu, o adiamento de S.T.A.L.K.E.R. 2. foi justificado pela necessidade de mais tempo para desenvolvimento da aventura.

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A indústria de games na Ucrânia

Em contato com o site Polygon, outros estúdios ucranianos se mostraram esperançosos com a resolução dos conflitos, mas antes da ordem de invasão. "Não devemos esquecer que a Ucrânia está neste estado de agressão pela Rússia desde 2014, e mais de 14.000 pessoas foram mortas nesse período. Então, infelizmente, já nos acostumamos a viver nesse estado de perigo”, declarou Oleg Yavorsky, diretor do estúdio de Kiev, Vostok Games (Fear The Wolves).

Chefe do departamento de design da Red Beat, estúdio de Kiev que trabalhou em Halo: Thr Master Chief Collection, Yaroslav Singaevskiy disse que a equipe continuou trabalhando normalmente durante os últimos dias. “Trabalhar é uma boa distração das notícias. A vida cotidiana em Kiev continua, mas sob uma sombra do que pode vir. Ninguém está fazendo planos de longo prazo no momento. Honestamente, as coisas ficam surreais às vezes”, relatou.

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Proprietário da 4A Games (Metro Exodus), Andrew Prokhorov ponderou que tudo deve ficar bem. Em contato com a reportagem internacional por e-mail, o executivo defendeu o exército da Ucrânia. “Nosso exército está pronto. Se um velho doente decidir invadir, ele será expulso. Especialmente com a ajuda de muitos brinquedos perigosos que recebemos dos EUA e de outros países ocidentais”, disse Prokhorov em provocação ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

As entrevistas refletem uma visão dos produtores de jogos ao longo dos acontecimentos das últimas semanas. Os relatos foram publicados em 22 de fevereiro, antes da declaração de guerra por parte da Rússia.

No final desta quarta-feira (23), o presidente russo Vladimir Putin autorizou uma investida militar na Ucrânia e ordenou ataques a sistemas de defesa e bases militares ucranianas.

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Com informações de: Polygon