Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

eShop do 3DS e Wii U fecham na próxima semana; saiba como comprar seus jogos

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Março de 2023 às 17h05

Link copiado!

Nintendo
Nintendo
Tudo sobre Nintendo

A eShop do Nintendo 3DS e do Wii U vão deixar de funcionar a partir da próxima segunda-feira (27). A partir desta data, os donos desses consoles não poderão mais comprar jogos nas lojas virtuais da Nintendo por meio desses sistemas, ficando limitados apenas a games físicos ou àqueles que já compraram antes.

Por isso mesmo, muitos donos desses consoles estão preocupados com o futuro. Afinal, é a última chance de comprar um determinado título pelo preço oficial — ou uma promoção —, já que a expectativa é que o mercado de usados inflacione os valores logo na sequência.

Ao mesmo tempo, há a velha dúvida que sempre surge quando uma loja do tipo está prestes a ser encerrada: ainda posso baixar os jogos que comprei ou preciso baixar tudo de uma só vez para não perder nada?

Continua após a publicidade

Para ajudá-lo a se situar nesse momento de transição e fechamento de ciclo na história da Nintendo, listamos algumas das principais dúvidas sobre o fim da eShop do 3DS e do Wii U e o que você ainda pode fazer antes que tudo desapareça.

Por que a eShop vai acabar?

O fechamento da loja virtual não é algo exclusivo da Nintendo. Na verdade, esse é um momento que chega para praticamente todas as fabricantes de consoles e marca o fim do suporte para um sistema já bastante antigo. A Sony, por exemplo, já fez isso com o PSP e até cogitou fazer isso com o Vita e PS3, mas voltou atrás.

Continua após a publicidade

No caso do 3DS e Wii U, eles são videogames que estão no mercado há mais de 10 anos e há pelo menos cinco não recebem lançamentos. Assim, suas respectivas lojas servem muito mais para que os jogadores comprem games antigos e esse é um número que tende a diminuir com o tempo de modo a não valer mais a pena mantê-las funcionando.

Como comprar jogos na eShop?

Se você tentar ir agora para a eShop desses consoles comprar um jogo, vai se deparar com alguns entraves que podem dificultar a experiência. A principal delas é que a Nintendo retirou a possibilidade de usar seu cartão de crédito direto na loja em maio de 2022, o que faz com que a compra seja um pouco mais trabalhosa.

Continua após a publicidade

Assim, para adquirir um novo game na loja do 3DS e do Wii U, é preciso adicionar fundos à sua conta por outros meios. Isso pode ser feito pela página My Nintendo, em que é possível usar cartões pré-pagos. No caso do portátil, também é possível adquirir os jogos por lá, o que facilita bastante o processo — principalmente pelo site ainda aceitar seu cartão.

Outra possibilidade é adicionar esses fundos a partir da eShop do Switch. Só que, nesse caso, é preciso um pouco mais de atenção e garantir que a antiga Nintendo Network ID tenha sido integrada à sua Nintendo Account. Lembre-se apenas que as duas contas precisam estar configuradas para o mesmo país.

Como comprar jogos digitais do Wii U?

Continua após a publicidade

Enquanto os jogos do 3DS estão praticamente todos disponíveis no My Nintendo, o Wii U não teve o mesmo tratamento. Isso significa que todo o catálogo do console, assim como os títulos disponíveis via Virtual Console, só podem ser adquiridos pelo console.

É aí que todo esse malabarismo com os créditos na conta se faz necessário. E embora a Nintendo tenha relançado praticamente todos os jogos do sistema no Switch, ainda há alguns títulos que seguem limitados ao Wii U, como The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, Xenoblade Chronicles X e Paper Mario: Color Splash.

Posso baixar os jogos que já comprei?

Continua após a publicidade

Mais do que comprar novos jogos, a principal dúvida em torno do fechamento das eShops é o que acontece com os títulos que os jogadores já compraram no passado. Nesse caso, não há com o que se preocupar.

Segundo a Nintendo, os jogos já adquiridos poderão ser baixados a qualquer momento, mesmo com o fim das lojas. Isso significa que você não precisa baixar toda sua biblioteca de uma só vez e pode respirar aliviado por mais um tempo.

Além disso, a empresa também garante que os jogos com funções online continuarão funcionando. Isso porque esses modos estão relacionados a outros servidores e não às eShops.