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Epic Games revela Unreal Engine 6 e promete prévia para até 2028

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Epic Games
Divulgação/Epic Games

O presidente da Epic Games, Tim Sweeney, afirmou que a Unreal Engine 6 ainda está um pouco distante, mas não deve demorar tanto para vermos uma prévia da nova tecnologia: ela deve ser disponibilizada aos desenvolvedores daqui a dois ou três anos.

Em entrevista ao podcast Lex Friedman, Sweeney afirmou que atualmente há duas vertentes para a UE5: uma voltada para Fortnite e outra para os demais jogos. E ambas não têm conexão alguma, o que gera alguns problemas no desenvolvimento.

“Há a Unreal Engine 5 para os desenvolvedores de jogos e há a Unreal Engine 5 voltada para Fortnite. Existem formas diferentes de desenvolvimento que estão em apenas uma destas áreas e não se aplicam em ambas. Nem todos os recursos da UE5 estão disponíveis em Fortnite, porque alguns deles não descobrimos ou desvendamos como implementar nas sete plataformas de forma independente”, afirma Tim Sweeney. 
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O executivo revela que isso será diferente com a Unreal Engine 6, já que todos os caminhos que estiveram trabalhando os levarão a apenas um motor gráfico no futuro. 

“O lugar onde todas essas linhas de desenvolvimento se unirão será na Unreal Engine 6. Está há alguns anos de distância. Não temos uma data de lançamento definida, mas podemos ter versões prévias em talvez dois ou três anos a partir de agora. Estivemos fazendo um progresso contínuo em direção a isso”, reforça o presidente da Epic Games. 

Diferencial da Unreal Engine 6 será o multithreading

O próprio Tim Sweeney admitiu que focar nas simulações em single-threading está prejudicando a Epic Games dentro do cenário de desenvolvimento de jogos. Porém, ele acredita que focar em multithreading na próxima geração será o grande diferencial do motor gráfico.

“A maior limitação que foi construída ao longo dos anos foi a natureza single-threaded da simulação de jogos na Unreal Engine. Se você tem uma CPU de 16 núcleos, estamos usando apenas um núcleo por simulação de jogo e rodando o resto pela lógica complexa de jogo porque a programação single-thread é muito mais simples do que a programação multi-thread”, revela o executivo.

Segundo as informações que ele apresentou, essa decisão foi tomada para não complicar ainda mais o processo de desenvolvimento dos estúdios e das produtoras.

“Não queríamos sobrecarregar a nós mesmos, nossos parceiros e a comunidade com as complicações do multithreading”, afirma Tim Sweeney.
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Porém, os planos são diferentes para a Unreal Engine 6 e as novas formas de desenvolvimento de jogos no futuro.

“Com o passar dos anos, isso se tornou uma limitação crescente, então realmente estivemos pensando em trabalhar na próxima geração da tecnologia como aquela em que vamos cuidar de limitações básicas que trouxemos ao longo da história da Unreal Engine. Trazer uma base melhor, que o mundo moderno merece, através de tudo que aprendemos no campo da computação durante o período”, reforça o presidente da Epic Games.

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Fonte: Podcast Lex Friedman